Sim, eu entendo o que você está explicando... não é bem isso... o exemplo do magnetismo foi para tentar dar uma "noção" da dúvida que estou tentando expressar - é quase uma "intuição". Está difícil elebaorar... 
Luz, acho que entendi a sua pergunta.
Acho que a maneira mais simples de responder a isso é que
o que "gera", ou "produz" a força de gravidade é a atração entre massas, como supôs Newton. O velho Issac tinha a idéia de que massa atrai massa, proporcionalmente a uma constante universal e na proporção inversa do quadrado da distância entre as massas. A essa força de atração entre as massas chama-se gravidade.Essa é a resposta clássica a sua pergunta "de onde vem a gravidade?".
Porém, por qual mecanismo é que uma massa atrai a outra? Por quê é que elas se atraem? A relatividade geral supõe que seja a deformação do espaço-tempo, como falei antes.
Por outro lado, se você parar pra pensar na sua pergunta e no seu exemplo da força elétrica, de fato você também não sabe o que "gera" ou "produz" a força de atração entre cargas positivas e negativas (ou de repulsão entre cargas iguais). Você sabe que cargas diferentes se atraem e iguais se repelem, mas por qual mecanismo?
Quem explica isso é a teoria quântica de campos, que diz que as interações fundamentais da natureza (a força eletromagnética, a força nuclear fraca, a nuclear forte e a gravidade[1]) ocorrem como resultado da troca de partículas. Então segundo essa teoria, o mecanismo pelo qual as cargas se atraem ou se repelem é uma troca entre essas cargas de partículas chamadas fótons.
Do ponto de vista dessa mesma teoria o mecanismo pelo qual massa atrai massa é a troca de partículas hipotéticas chamadas gravitons, ainda não descobertas.
[1] Mas vale lembrar que, apesar dos hipotéticos gravitons, a quantização da gravidade, ou seja uma teoria quântica que explique a gravidade ainda não existe. A mais promissora hipótese nesse sentido atualmente são as "teorias" de cordas.
Já essa lambança aí do primeiro post não passa de ficção. Muito ruim, por sinal.