Autor Tópico: Renitências  (Lida 559 vezes)

Skorpios

• Visitante
Renitências
« Online: 28 de Outubro de 2007, 09:45:28 »
Esse cara já escreveu um monte de abobrinhas , mas de vez em quando ele escreve alguma coisa interessante .

Renitências

As coisas não costumam mudar significativamente, nem as pessoas. No Brasil, então... Insistimos em repetir erros - grandes, pequenos, devastadores ou apenas chatos - apesar dos repetidos alertas e das insistentes súplicas vindas da mídia, das assim ditas autoridades ou até dos que nos chamam a atenção na rua. E não precisará se esforçar muito o caro leitor para entender meus resmungos. É simples, basta debruçar-se sobre a estatística de qualquer coisa ruim "nesse país", e verá que a premissa acima se confirma.

Você se lembra há quanto tempo se gasta papel, tinta e saliva aconselhando nossos hábeis motoristas a não beber, correr e muito menos ultrapassar onde não dá? É coisa de décadas, meu chapa. São algumas guerras, algo parecido com 400 acidentes iguais àquele da TAM, perdidas por ano. Por ano! Mudou alguma coisa com o novo código? Nada. Tem gente em cana? Não.

Outra praga renitente: pit bulls. Há quanto tempo você lê sobre reconstituição de faces de crianças? Mudaram os proprietários desses cães? Não. E dá-lhe direitos caninos em cartinhas para os jornais. Mais sangue, agora vegetal: os desmatamentos. Há quanto tempo, meu Deus, fala-se nisso, implora-se, multa-se, flagra-se, pune-se mais ou menos. Mudou? Neca.

Passemos da dilaceração ao irritante. Há quanto tempo temos vontade de matar as moças gerundistas do telemarketing por nos abordar nas horas mais impróprias? Mudaram seus horários de ataque apesar de todas as reclamações? Nem pensar. Ela: "Alô, senhor, quem é o responsável pela linha telefônica?". Eu: "Senhora, isso são horas para vender alguma coisa em um telefone particular?!". Ela: "Senhor, são 20h:45min, meu horário vai até às 21h...". Eu: "E eu com isso *#~!?". Como exercício, adivinhe o resto do diálogo.

E por falar em gerundismo, você recorda há quanto tempo os críticos, professores e humoristas fustigam o famigerado vício? Não? Então vou estar querendo tentar lembrar você: há muitos anos, desde que se instalou a febre dessas gentis operadoras. E, vem cá, mais recentemente alguma delas lhe disse: "aguarde, vou passar a ligação para nosso gerente"? Nem a pau, vais mofar na linha.

Vamos ao tragicômico. Diga-me quando foi a primeira vez que você ouviu falar do golpe do bilhete premiado? Nem preciso saber sua data de nascimento pra acertar: foi quando você era criança. Viu? Pois saiba, não faz um mês, um amigo estava na Caixa e presenciou uma senhora querendo sacar R$ 95 mil com um bilhete "agraciado" pela Loteria Federal que comprara por R$ 5 mil, dinheiro conseguido por empréstimo. Pode? Pode. E a gasolina batizada? Ligue a TV, no próximo telejornal certamente aparecerá a polícia botando a mão num desses safados que arrebentam com os motores. Adianta? Não, ressurgem do monóxido de carbono.

E adiantou fazer o "provão" para fechar um monte de faculdades e inibir o surgimento de novas? Adiantou avisar que o mercado não suporta mais a avalanche de bacharéis mal-preparados e que preferiria técnicos no lugar? Não. E que todo mundo use a vírgula do vocativo? Em vão. E taca vestibular na galera. E dá-lhe trote (no ensino, bem entendido).

E as queimadas? Como é mesmo? Quantos hectares de florestas equivalentes a não sei quantos campos de futebol são devorados por ano? Uma Dinamarca! Uma Holanda? Que chique! E os garimpos proibidos? Uma jóia. E a poluição visual? Vão acabar com a proliferação de outdoors, placas e cartazes se sobrepondo furiosamente? Tudo de um mau gosto e de uma ineficiência endêmicos. Em São Paulo estão acabando, suspeito que é só pra confirmar a regra. E adiantaram as campanhas antifumo, estampando nos maços a desgraceira dos terminais? Coff! Coff!

E pela trilionésima vez: dá pra impedir a turma de cuspir chicletes na calçad a e pisar nos canteiros e pedir pro distribuidor de panfletos que aquilo é um meio de propaganda porcalhão? E adianta o gari limpar e a prefeitura repor as flores pra ver se o povão se toca? Não adianta. Adianta pedir para o pedestre aguardar o sinal verde? Adianta pedir ao usuário de elevador que não aperte os dois botões? Adianta pedir aos políticos que parem de prometer ferrovias? Adiantou dedar os políticos safados e pedir à massa que não os reelejesse? Não. E a prisão perpétua para o estripador, o estuprador, o seqüestrador e o pedófilo, como é que fica? Não fica, nem vai ficar. Mas do que é que eu estou reclamando? Há uns 40 anos já avisaram: Brasil. Ame-o ou deixe-o.

http://www.clicrbs.com.br/jornais/jsc/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&edition=8687&template=&start=1&section=Colunas+e+Charges&source=a1659749.xml&channel=31&id=0&titanterior=&content=&menu=58&themeid=&sectionid=&suppid=&fromdate=&todate=&modovisual=

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Renitências
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2007, 23:57:43 »
Massa. Só faltou dizer: "Eu escrevo este texto em uma grandiosa onda de indignação? E adianta? Pois é..."

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #2 Online: 29 de Outubro de 2007, 01:40:56 »
Cara, que texto foda. Ele aborda muitos assuntos, não tenho uma opinião tão formada assim sobre os temas, mas acho que a saída daria na mesma apresentada pelo escritor.

Sobre a frase do Fernando, cabia muiiiito bem mesmo. :ok:
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Outubro de 2007, 05:00:03 »
reelejesse é fogo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!