O Sul é perfeito. Clima perfeito, cidades limpíssimas, cultura muito influenciada pela cultura européia, mulheres magníficas, povo educado.
Nem tanto. Alguns lugares aqui são bem ruins, não se iluda tanto.
O interior do Paraná é ruim? Penso no futuro em ir para lá. Ou talvez para o interior de Santa Catarina, ou até mesmo pra Floripa.
Depende da cidade né? São ruins as cidades muito pequenas sem recursos para se auto gerir. No norte do Paraná e na região central existem cidades desaparecendo. Chuto que algumas, em 10 anos, vão perder o status de cidade.
Cidades boas são Curitiba (vai do gosto daí, ela enfrenta os problemas comuns a grandes cidades),Londrina (os níveis de violência são um tanto altos), Maringá (todo mundo fala bem), Cascavel (pólo da agroindustria), Ponta Grossa, Foz do Iguaçú (violência decorrente das três fronteiras), Pato Branco, Guarapuava (onde eu moro, mas não tem emprego, exceto para determinadas áreas de pessoas com mão de obra qualificada), Pato Branco (meio pequena mas cresce muito) etc etc.
Existem várias outras, mas estas são as maiores. Curitiba estou contando junto com todas as suas cidades satélites, algumas prestam, outram não, como Piraquara.
De qualquer forma, em todas estas cidades a qualidade de vida é elevada. Não sei como é o serviço público. Aqui na minha cidade os hospitais públicos são complicados, não faltam leitos, mas eles tentam cobrar você de todas as formas. A rede de saúde municipal, por incrível que pareça, funciona bem, tem remédios de graça, exames de vários tipos, ambulãncias e tudo gratuitamente e em tempo aceitável. Mas uma cirurgia grave só em hospital equipado, daí, eles vão querer cobrar. A cidade tem 95% das residências com água encanada, mas há algumas favelas, não como no Rio, mas bairros extremamente pobres.
Não há enchentes ou alagamentos. As favelas de áreas de risco foram removidas inteiras para locais altos. O trânsito é bom, a comida é muito boa, o comércio também é bom, mas o povo é desanimado e gosta de ficar em casa ao sair por aí.
A violência também é baixa. Não é por eficiência da polícia, mas é baixa. A polícia federal é mais ou menos eficiente, a militar funciona relativamente bem, mas a civil mal tem recursos para a gasolina.
Os órgãos públicos são permeados por arrogantes que abusam da autoridade (não todos) como em todo Brasil.
Os processos andam, meio lentamente, mas andam. No juizado um processo demora algo em trono de 6 meses apenas.
Tem universidade pública estadual com muitos cursos e três particulares.
A atividade industrial é que é meio fraca, a cidade é forte em serviços.
Como no resto do Brasil, os vereadores são na maioria semi-analfabetos boçais. Mas a Cãmara não serve para nada mesmo.
Falar nisso, ta aberta licitação para concessão de serviço funerário: lance mínimo R$ 50 mil. Dá dinheiro. Queme stiver interessado em cuidar de defunto por 20 anos informe-se...