Bem, eu tenho vistos algumas hostilidades injustas a este livro (não faço referência ao autor do tópico, que até fez uma ironia justa e engraçada sobre alguns leitores do Collins):
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=297142#297142Eu não entendo porque Francis Collins entende menos de ciência apenas por ser religioso. Aliás, vocês já viram alguma demonstração de repúdio ao método científico por parte dele? Por acaso, ele já disse alguma vez que o método científico é capaz de confirmar suas visões pessoais? Theodosius Dobzhansky rezava toda a noite para deus...Foi um dos piores darwinistas que este mundo já viu. E como vocês todos devem saber, tem também o Francis Bacon, que foi uma merreca para a Filosofia da Ciência.
Em "A Linguagem de Deus", eu li apenas alguns trechos...E não vi nenhuma tentativa de criar uma teoria de existência de Deus, de design inteligente ou algo semelhante. Na verdade, uma das coisas que ele combate é justamente os argumentos de Behe e de outros DIístas, como a questão do "planejamento" do flagelo bacteriano. E ele mesmo é humilde de reconhecer que a razão, sozinha, não é suficiente para confirmar seu tipo de crença:
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL32567-5603,00.html Enfim, não entender as razões porque alguém é religioso e cientista é uma coisa. Dizer que alguém não entende de ciência porque é religioso é outra coisa. É preconceito puro.
Vejam a diferença:
Veja – Um cientista não pode ser religioso?
Dawkins – Pode, e muitos cientistas são. Mas eu não consigo entender suas razões. Talvez seja um tipo de cérebro repartido: eles mantêm suas crenças religiosas em um nicho, e a ciência em outro. Tenho dificuldade em simpatizar com isso. Se eu mantivesse crenças contraditórias, tentaria refletir sobre o tema até me decidir por um lado ou outro.
http://veja.abril.com.br/010605/entrevista.html Uma das falácias criticistas citadas por Dawkins contra seu livro "Deus, um delírio":
“Você e eu, é claro, somos inteligentes e cultos demais para precisar de religião. Mas as pessoas comuns, a patuléia, o proletariado orwelliano, os semi-idiotas deltas e ípsilons huxleanos, eles precisam da religião.”
http://1001gatos.org/respostas-de-dawkins-as-criticas-a-deus-um-delirio/