Autor Tópico: A Voz de um Ateu  (Lida 1768 vezes)

Offline Brutos

• Nível 08
  • *
A Voz de um Ateu
« Online: 30 de Outubro de 2007, 14:39:31 »
Texto extraído do editorial de um Jornal da minha cidade, crediditado a um estudante.

Achei uma boa reflexão, e, o principal, é que esse jornal é considerado conservador, e abriu espaço a um tópico dito "polêmico".

Apologia do ateísmo

O ateísmo é algo presente na sociedade e indica uma posição filosófica racional e cética perante o mundo, dotado de uma visão racionalista e completamente desvinculada de misticismos desnecessários — e em “misticismo” inclui-se também a supervalorizada religião ocidental, o cristianismo. A crença no divino — ou no sobrenatural de maneira geral — é onipresente (com o perdão do trocadilho) em nossa sociedade. Para todos os cantos a serem olhados, há alguém pregando sua própria forma fantástica de criação do universo e sobre como não somos frutos de nucleotídeos autoreplicantes oriundos de uma sopa primitiva, e sim produtos de uma criação planejada por um ser supremo. Os ateus, em diametral oposição a essas pessoas, preferem ater-se ao demonstrável e observável; à ciência da realidade objetiva que explica fenômenos através de leis que podem ser aplicadas em todo e qualquer caso.

Ainda é presente na sociedade o pensamento que a descrença no sobrenatural advém da revolta interior com seu deus pessoal. Tal asserção não poderia ser mais falsa. Na verdade, a consciência atéia é proveniente da análise racional da conjuntura em que se está inserido e do questionamento mais básico — o “por quê?” — tal fazem as crianças com sete anos de idade. O naturalista, ou ateu, é o eterno cientista pueril: aquele que não se contenta em acreditar que as crianças nascem de uma sementinha que o papai planta na barriga da mamãe e, na verdade, querem entender o encontro dos gametas na tuba uterina e a fusão do núcleo deles, com a reunião dos cromossomos homólogos.

Muitos clamarão que a idéia de um deus é necessária para explicar o universo, e que o ateísmo não conseguiria, pela ciência, explicar a origem do universo, por exemplo, já que nem ao menos a origem da vida a tese darwinista a explica com objetividade. O fato é que o ateísmo não tem a pretensão de explicar o mundo de uma vez por todas, mas justamente o contrário: pretende explicá-lo passo a passo, com evidências mutuamente suportáveis e definitivamente não embasadas em opiniões, pessoas ou hipóteses que não resistem ao teste. O ateísmo consiste em uma visão desmistificada do mundo e possui, por princípio básico, a aceitação somente daquilo que possa ser comprovado. Ponto final.

Alguém poderia dizer: “Ora, mas ateus não podem provar a inexistência de Deus!”. É claro que não podemos! Afinal, nem faz muito sentido dizer “provar a inexistência”. O ônus da prova cabe ao afirmante e, como há pessoas que afirmam que há um deus, a prova cabe a elas. Se isso ainda é insuficiente, analogamente peço para que qualquer teísta me “prove a inexistência” de trolls que vivem no subterrâneo de Manhattan. Eles existem, eu já vi, e tenho cinco amigos que confirmam sua existência. O que minha crença possui para ser menos válida que a dos teístas? Por favor, rogo que não caiam em um argumentum “ad populum”

Por fim, resta dizer qual a intenção que há em se escrever um texto deste estilo. Minha intenção não é convencer as pessoas de que o ateísmo é o melhor caminho a se seguir — isso seria até idiotice, dado que o ateísmo é uma convicção pessoal e advinda do questionamento interno —, mas sim expor aos teístas que nós não somos demônios bíblicos de rabo e chifre, nem mesmo revoltados com a vida. Somos, sim, pessoas que se preocupam em ter o mínimo discernimento sobre o mundo em que vivemos sem ter de apelar para aquilo que (supostamente) não pode ser compreendido pelas nossas mentes. Se há alguma intenção de conversão, ela é fazer com que aqueles que têm essa tendência naturalista de pensamento tenham a coragem de se assumir descrentes perante essa sociedade hipócrita e intolerante, que se traveste de moralista. Não é vergonha alguma admitir-se errado — e assim o farei tão logo haja evidência para a existência de um deus —, muito menos de professar sua descrença.
Ponho-me à disposição para eventuais respostas que surgirão a esse artigo, afinal, ao contrário do que se professa, política, futebol e religião são discutíveis sim.

Daniel A. B. Modolo é estudante

« Última modificação: 03 de Novembro de 2007, 03:25:44 por Alenônimo »

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: A Voz de um Ateu
« Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2007, 15:21:59 »
Legal sair no jornal uma opinião sobre ateísmo "não-endemonizante", mas o texto é ruim. Dava para desenvolver melhor os argumentos, dava para generalizar menos. É claro que existem ateus por revolta. É claro que alguns são ateus por "revelação" e não por "conhecimento científico". O ônus da prova também é algo complicado, e o problema nem é quem o tem, o problema é a metafísica divina intocável por todas as partes. Evolução é fato científico e não fala nem subjetivamente sobre a origem da vida, essa simplesmente não faz parte de seu escopo.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2007, 20:02:24 »
Daniel Modolo? Já ouvi esse nome antes…
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2007, 14:46:28 »
Daniel Modolo? Haha... quando eu postava no Ateus.net ele era meu companheiro na moderação.

Edit: Acabei de ler o texto, bem legal. Parece que ele, assim como eu, amadureceu muito desde a época em que moderávamos um fórum. :D
« Última modificação: 31 de Outubro de 2007, 14:50:37 por Fernando »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2007, 04:54:58 »
(…) blá blá blá (…) Ateus.net (…) blá blá blá (…)
Sabia que lembrava dele de algum lugar!

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2007, 00:58:51 »
Eu gostei do texto, li ontem num tópico de uma comunidade do Orkut, até mandei um email para a redação do jornal comentando-o.
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 03 de Novembro de 2007, 03:26:54 »
Pode não ser um texto perfeito, mas já é uma mão na roda. Não é sempre que deixam publicar algo assim nos jornais.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Novembro de 2007, 12:05:07 »
Isto mostra que a mídia está perdendo o medo de criticar as religiões ou de apresentar pontos de vista discordantes.
Isto não vai impedir que a maioria das pessoas continue acreditando em algum deus, mas pelo menos terão ouvido os argumentos do outro lado, em vez de achar que "é óbvio e universalmente aceito que Deus existe".

rizk

• Visitante
« Resposta #8 Online: 03 de Novembro de 2007, 18:51:25 »
Ateu é um bicho inseguro e carente, isso sim. Além de chato.

Vou aplaudir quando PARARMOS de falar disso como se fosse o fim do mundo, no dia em pararem de querer o justificar o ateísmo e negociar a aprovação dos adultos.

Daqui há pouco a gente reaviva o costume de fechar janela nos dias de procissão e comer carne na sexta santa, só pra mostrar como ateu tem direitos e é imbecil como todo o resto dos cidadãos.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2007, 19:11:33 »
O problema com a modalidade de levantamento de bandeiras é que o atleta invariavelmente passa por chato. E em grande parte das vezes, ele não passa - ele é chato.

Por isso aprendi a ser feliz e só comprar as brigas que valem a pena :cool:

rizk

• Visitante
« Resposta #10 Online: 03 de Novembro de 2007, 20:02:46 »
O problema com a modalidade de levantamento de bandeiras é que o atleta invariavelmente passa por chato. E em grande parte das vezes, ele não passa - ele é chato.

Eu mesma já fui muito chata - quem lembra, favor esquecer. Felizmente passou com a idade.

O que eu gostaria era de ver uma apologia do ateísmo que não fosse moralizante. Como disse acima, os textos anti-cristãos de trezentos anos atrás eram mais criativos e engraçados. Não quero que a "opinião pública" me veja como uma pessoa "moral e correta apesar de não crer", entendem? Porque é isso que esses textículos dizem: somos parecidos, afinal, somos "normais" como vocês, apesar deste pequeno detalhe. Porra, ser ateu não é detalhe - mesmo pros ateus simpáticos que sabem quais guerras travar. É a maneira como a gente ORGANIZA A VIDA, não é verdade?, isso não é detalhe. Assumir uma postura responsável perante a vida não é detalhe.

Devemos nós querer "tolerância"? Não sei quanto a vocês, mas acho que a lei tá aí. Está aí pra garantir respeito aos nossos direitos mesmo que ninguém realmente concorde e etc. Pau no cu de quem quer ACEITAÇÃO SOCIAL, que nem eu NEM VOCÊ viemos pro mundo pra sermos influentes e fazermos amigos. :lol:

Eu quero é que venham dizer que ser ateu é cool e que as gostosas querem dar é pra nós!!! :lol:

-----------
Em tempo: ô Môdôlô, TENHA A BONDADE, aprende a ser homem, rqapazzzz! O último que escreveu coisa desse jeito usava salto e perucão empoado!!! :D

Luz

• Visitante
« Resposta #11 Online: 04 de Novembro de 2007, 15:40:31 »

É verdade! Contra o "MAS ELES SÃO MUITO CHATOS" não existe argumento!  :lol: 

Offline Valkíria

• Nível 01
  • *
« Resposta #12 Online: 06 de Novembro de 2007, 19:00:51 »

Pronto.
Ateu é chato?!  :o :o

Em muitos casos é mais fácil você dizer que não tem religião, ou se denominar cética. Evita bombardeios de perguntas e críticas ignorantes.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2007, 19:32:57 »
Ateu é um bicho inseguro e carente, isso sim. Além de chato.

Vou aplaudir quando PARARMOS de falar disso como se fosse o fim do mundo, no dia em pararem de querer o justificar o ateísmo e negociar a aprovação dos adultos.

Daqui há pouco a gente reaviva o costume de fechar janela nos dias de procissão e comer carne na sexta santa, só pra mostrar como ateu tem direitos e é imbecil como todo o resto dos cidadãos.

Concordo.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!