Autor Tópico: Feliz Beltane!  (Lida 1327 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Feliz Beltane!
« Online: 31 de Outubro de 2007, 00:25:48 »
31 de outubro marca o início da estação de plantio, sendo o Beltane a representação da fertilidade da terra, para os pagãos.

Lembrando que estamos no hemisfério SUl, portanto, hoje não é o dia de Samhaim ou o halloween como é popularmente conhecido. Este só em 1o de maio.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sabbat
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Feliz Beltane!
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2007, 07:35:37 »
Bem bacana.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2007, 12:49:26 »
31 de outubro marca o início da estação de plantio, sendo o Beltane a representação da fertilidade da terra, para os pagãos.

Lembrando que estamos no hemisfério SUl, portanto, hoje não é o dia de Samhaim ou o halloween como é popularmente conhecido. Este só em 1o de maio.

Mas será que os mortos vão deixar de passar para o lado de cá no hemisfério sul só por causa disto?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2007, 21:50:28 »

Mas será que os mortos vão deixar de passar para o lado de cá no hemisfério sul só por causa disto?

Não entendi, como assim?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Lua

• Visitante
« Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2007, 01:56:41 »

Teoricamente, eles permanecem no hemisfério norte... Há uma grande diferença entre os dois sabbats. E me refiro ao significado de cada um deles. Mas como os bruxos do hemisfério sul geralmente adotam o calendário do hemisfério norte, a gente nunca sabe (os seguidores de harry potter...rsrs)... Se bem que, os 'bruxos sérios' (com todo respeito) que conheci e conheço, seguem o calendário do hemisfério sul. Logo, hoje não é dia dos mortos, e sim o dia em que é celebrada a fertilidade. E posso atestar por experiência própria: o ritual de Beltane é lindíssimo. Uma das coisas mais interessantes que já presenciei.

E nem sei pq falei tanto... rsrs

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Novembro de 2007, 06:56:14 »

Não entendi, como assim?
No dia de Samhaim, as fronteiras entre nosso mundo e o dos mortos se abrem e eles tentam passar para cá. Os antigos acendiam grandes fogueiras nessa noite para afugentá-los. O halloween é o que restou desse ritual.
Será que não se abririam as fronteiras também no hemisfério sul?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2007, 10:30:06 »

Não entendi, como assim?
No dia de Samhaim, as fronteiras entre nosso mundo e o dos mortos se abrem e eles tentam passar para cá. Os antigos acendiam grandes fogueiras nessa noite para afugentá-los. O halloween é o que restou desse ritual.
Será que não se abririam as fronteiras também no hemisfério sul?

Ahn, é disso que está falando. É uma boa pergunta, vai ver existe uma barreira anti-mortos bem no meio do planeta. Creio que atualmente isso seja simbólico. O Samhaim é apenas parte do ciclo das estações do ano, no caso o início do inverno e a mitologia da morte que renova e leva ao renascimento, de forma cíclica.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2007, 10:31:21 »

Teoricamente, eles permanecem no hemisfério norte... Há uma grande diferença entre os dois sabbats. E me refiro ao significado de cada um deles. Mas como os bruxos do hemisfério sul geralmente adotam o calendário do hemisfério norte, a gente nunca sabe (os seguidores de harry potter...rsrs)... Se bem que, os 'bruxos sérios' (com todo respeito) que conheci e conheço, seguem o calendário do hemisfério sul. Logo, hoje não é dia dos mortos, e sim o dia em que é celebrada a fertilidade. E posso atestar por experiência própria: o ritual de Beltane é lindíssimo. Uma das coisas mais interessantes que já presenciei.

E nem sei pq falei tanto... rsrs

Você não conhece ou conheceu um tal "circulo da lua" aí em Salvador?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2007, 10:33:27 »
O que é ou era o círculo da Lua?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 01 de Novembro de 2007, 11:26:52 »

Um grupo de bruxos(as)...

Suyndara

• Visitante
« Resposta #10 Online: 01 de Novembro de 2007, 14:03:55 »
Eu sempre quis fazer um casamento celta  :hihi:

O Carlos aprovou a idéia, o difícil é convencer os convidados a ficarem pelados em volta da fogueira  :histeria:

Prometo convidar o CC inteiro  :ok:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #11 Online: 01 de Novembro de 2007, 14:12:21 »

O Carlos aprovou a idéia, o difícil é convencer os convidados a ficarem pelados em volta da fogueira  :histeria:

Ok, mas eu só vou se a Fabi for também! :hihi:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Suyndara

• Visitante
« Resposta #12 Online: 01 de Novembro de 2007, 14:19:14 »
 :histeria:

Tomara que ela vá  :P

Lua

• Visitante
« Resposta #13 Online: 01 de Novembro de 2007, 23:52:42 »

Um grupo de bruxos(as)...

Não conheci, mas ouvi falar... O grupo que tive acesso é bem mais secreto, formado por pessoas que não praticam a bruxaria abertamente... Foi na época em que me dediquei ao assunto... Apesar de achar bonito, não levei muito a sério aquela história de deusa, deus cornudo, etc etc

Lua

• Visitante
« Resposta #14 Online: 01 de Novembro de 2007, 23:56:02 »

Eu amo a cultura celta... E nem precisa convencer o povo a ficar pelado...rsrs... Vc coloca uns incensos entorpecentes, oferece muito vinho, e a 'deusa' se encarrega de fazer o resto...rs

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #15 Online: 02 de Novembro de 2007, 08:55:07 »
Tá explicado porque o paganismo é tão popular. Chega a doer de tão óbvio :lol:

Lua

• Visitante
« Resposta #16 Online: 02 de Novembro de 2007, 11:06:36 »

hahahahah

Nem é tão assim, viu? No ritual que presenciei, ninguém ficou pelado...Nem todo mundo costuma se 'vestir de céu' pra participar dos rituais...rs... 

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #17 Online: 02 de Novembro de 2007, 12:06:06 »
Ah, mas a tantalizante promessa de se vestir de céu está lá; e dizem que algumas das garotas que estão nessa de paganismo são bonitinhas. Ergo, popularidade fácil ;-)

Sim, estou brincando. Só para deixar claro. Nada contra wiccanos e congêneres; ao menos, nada contra além do que tenho contra religiões em geral!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!