Autor Tópico: A CPMF  (Lida 3239 vezes)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
A CPMF
« Online: 31 de Outubro de 2007, 07:50:23 »
A CPMF
por José Nivaldo Cordeiro em 28 de outubro de 2007

Eu tenho me divertido ao acompanhar o noticiário sobre a dança dos políticos em torno da prorrogação da CPMF. O resultado final todos já sabemos qual é, será prorrogada e fim de papo. A questão é ver os papéis que os diversos atores desempenham em torno do tema, que é a síntese do manicômio que se tornou o sistema tributário nacional: nenhum grupo político ousa fazer a defesa da maioria, dos brasileiros em geral, os pagadores de impostos anônimos.

Aqui podemos ver com todas as letras que não existe oposição política de fato no Brasil, pelo menos naquilo que a política tem de mais de substantivo, que é a defesa da liberdade enquanto tal, que tem um dos seus medidores na cobrança desproporcional de impostos. Todas as agremiações partidárias, por um motivo ou por outro, não podem votar contra a prorrogação da CPMF. Lula foi feliz ao dizer que seu possível sucessor não quererá abrir mão do recurso que, uma vez recusado agora, teria muitas dificuldades para ser reintroduzido posteriormente. Está certo na sua lógica.

O PSDB está feito prostituta de rua, rodando a bolsinha e piscando para os petistas passantes. Em um gesto a dama estará entregue sem qualquer resistência. As “condições” impostas para a adesão, divulgadas nesta semana, não serão atendidas, exceto em um ou outro ponto acessório. Vieram apenas para marcar posição. O DEM da mesma forma arrota oposição enquanto seus membros estão aderindo, um a um, na calada da noite. Todos os dias os colunistas políticos noticiam o nome de mais um que entrou no jogo do PT. O interesse geral não vale nada diante dos interesses específicos de cada grupo político representado por cada senador.

O ponto aqui é que está exposta a fratura de nossa sociedade: uma minoria de barões tem poder sobre os destinos de toda a gente sem representá-la de fato, seja pela distorção do sistema político, que ponderou os votos que deveriam ser igualitários, seja pelo sistema econômico, cujos interesses maiores estão cristalizados no caixa do Tesouro: bancos, funcionários públicos, fornecedores do Estado, aposentados, recebedores de bolsa-esmola, toda essa grande e qualificada minoria tem seu motivo particular para não deixar a carga tributária cair. O butim não pode ser reduzido.

Temos que ver a questão federativa também. A CPMF financia a União, cuja receita foi esquartejada na nova Constituição sem que os encargos tivessem sido repassados aos entes federados. A CPMF corrige essa distorção elevando a carga tributária. Esse é o único sustentáculo racional para a sua existência, o que nada tem de racional evidentemente. Irracional é todo o sistema tributário junto com o sistema de despesas públicas. Estamos a ver empresários sendo presos por exorbitância arrecadadora estatal e pela criminalização por descumprimento de normas contraditórias, incumpríveis na origem, cabendo à autoridade arbitrar quem será indiciado ou não. Não é por acaso: aumentar a arrecadação de agora em diante só mesmo mediante a coação pura e simples.

Estamos às vésperas do totalitarismo, pelo menos no que tange à perseguição tributarista estatal. Na verdade já estamos vivendo um regime de terrorismo fiscal explícito. É o Estado devorando sua própria gente que trabalha, em benefício dos vagabundos, parasitas, despachantes e assemelhados.

Fonte
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Rhyan

• Visitante
Re: A CPMF
« Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2007, 21:13:26 »
http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2007/10/as-inverdades-de-dilma-e-como-cpmf.html

Quanto o governo espera arrecadar com a CPMF de 0,38%? Algo em torno de R$ 40 bilhões, certo? Vamos fazer uma regra de três?

Se R$ 40 bilhões correspondem a 0,38%, que valor corresponderia a 100%?

Assim ensinou a nossa professorinha:
R$ 40.000.000.000,00........ 0,38%
x ......................................100%

Multiplica-se em cruz e faz-se a divisão:
0,38x = R$ 40.000.000.000,00 X 100

x =----4.000.000.000.000,00

x = 10.526.315.789.473,68

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2007, 21:18:52 »
Já que é impossível não termos impostos, eu acho que a cpmf deveria ser o único deles.

Atinge boa parte da população economicamente ativa, é fácil de cobrar e fiscalizar - o que faria com que  milhares de fiscais de impostos fossem demitidos, economizando uma boa grana! - e ainda aumentaria a eficiência operacional das empresas que não precisariam fazer malabarismos para pagar impostos.

Porém, isso só seria viável com a extinção do dinheiro "cash". Precisariamos operar somente com dinheiro eletrônico para evitar uma fuga do sistema financeiro. O que convenhamos, é questão de tempo.

[]´s
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2007, 21:20:07 »
http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2007/10/as-inverdades-de-dilma-e-como-cpmf.html

Quanto o governo espera arrecadar com a CPMF de 0,38%? Algo em torno de R$ 40 bilhões, certo? Vamos fazer uma regra de três?

E daí esse cálculo?  :?: :?: :?:

0,38% é a alíquota.

A Contribuição Provisória sobre a Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira (CPMF) incidirá à alíquota de 0,38% (trinta e oito centésimos por cento)
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Rhyan

• Visitante
« Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2007, 21:24:16 »
Não leu o texto todo, certo?

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2007, 21:27:38 »
A "social-democracia brasileira" precisa desse imposto... Se pelo menos os serviços condizessem com o valor dos impostos... Pagamos impostos de uma Suíça e recebemos serviços dignos de uma Burkina Faso.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2007, 21:29:07 »

Claro que li.

E então me responda:

o que significa o número x = 10.526.315.789.473,68 ???
"Por quê?"

Chaves

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #7 Online: 12 de Novembro de 2007, 21:31:22 »
O cálculo mostra que a base de arrecadação da CPMF é de mais de 10 trilhões. Isso corresponde a quase cinco vezes o PIB brasileiro o que mostra a incidência do tributo muitas vezes sobre o mesmo dinheiro, o que claramente afeta toda a cadeia produtiva e consumidora ao contrário do que disseram os ministros.
"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Novembro de 2007, 21:34:11 »
O cálculo mostra que a base de arrecadação da CPMF é de mais de 10 trilhões. Isso corresponde a quase cinco vezes o PIB brasileiro o que mostra a incidência do tributo muitas vezes sobre o mesmo dinheiro, o que claramente afeta toda a cadeia produtiva e consumidora ao contrário do que disseram os ministros.

Dizer que a base de arrecadação é mais de 5 vezes o PIB brasileiro não diz nada de nada.

Papo furado.

A incidência é sobre o fluxo financeiro.
"Por quê?"

Chaves

Rhyan

• Visitante
« Resposta #9 Online: 12 de Novembro de 2007, 21:39:11 »

Claro que li.

E então me responda:

É uma resposta a Dilma.

Estou falando sobre esse texto aqui:

Tem certeza que você leu?

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #10 Online: 12 de Novembro de 2007, 21:39:56 »
Afeta toda a cadeia produtiva, em cascata, muitas vezes.

E praticamente só sobre capital produtivo, uma vez que circulação de dinheiro de investimento para investimento é isenta de cpmf conforme lei feita pelo ministro Palocci.

E ao afetar a produção, o principal "contribuinte" é o consumidor que recebe toda a carga acumulada  no produto que compra.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Novembro de 2007, 21:41:38 »

Claro que li.

E então me responda:

É uma resposta a Dilma.

Estou falando sobre esse texto aqui:

Tem certeza que você leu?

Ops. Foi mal.
Não vi o link.

E o pior é que a página não carrega nem a pau no meu PC.

Rola de colar num post?
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Novembro de 2007, 21:43:00 »
Afeta toda a cadeia produtiva, em cascata, muitas vezes.

E praticamente só sobre capital produtivo, uma vez que circulação de dinheiro de investimento para investimento é isenta de cpmf conforme lei feita pelo ministro Palocci.

E ao afetar a produção, o principal "contribuinte" é o consumidor que recebe toda a carga acumulada  no produto que compra.

O dono do dinheiro é o consumidor, e ele não é obrigado a pagar o preço que o produtor quer.
"Por quê?"

Chaves

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #13 Online: 12 de Novembro de 2007, 21:45:55 »
A não ser que o consumidor queira comer...

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #14 Online: 12 de Novembro de 2007, 21:47:34 »
Eu não sei porque tanta idiotice sobre um mesmo assunto. A porra do governo vai aprovar mesmo, eles querem mostrar que estão trabalhando, por isso fazem o que fazem.

Vai ser o mesmo quando FHC presidia o país, vão fazer estardalhaço e vão aprovar. Babacas mesmo.

:(
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Rhyan

• Visitante
« Resposta #15 Online: 12 de Novembro de 2007, 21:47:50 »
Ok.

As inverdades de Dilma. E como a CPMF tributa 5 PIBs em um só ano

Acho chato ter de desmentir a ministra Dilma Rousseff numa questão tão primária. Chato, mas muito necessário. Ela está tentando dar um truque em muita gente e se aproveita do fato de que a imprensa, na média, não sabe fazer conta. Leia trecho de reportagem de Sérgio Dávila na Folha desta terça. E depois vejam uma conta óbvia. Tão óbvia e simples, e, até onde sei, sou o primeiro a fazê-la. Demonstro como a CPMF tributa um mesmo dinheiro muitas vezes e provo por que Dilma conta uma inverdade quando diz que apenas 18 milhões de brasileiros pagam a contribuição. É mentira! Todo mundo paga. E muitas vezes. Antes, um trecho da reportagem:

Primeiro, eles venderam a robustez da economia brasileira para uma platéia de investidores, analistas e empresários norte-americanos em Washington. Então, em encontros separados com jornalistas, os ministros Guido Mantega e Dilma Rousseff disseram que a rejeição da prorrogação da CPMF no Senado será um "constrangimento" e "um grande problema" para as finanças do país. Para a ministra-chefe da Casa Civil, a oposição "sabe perfeitamente" que não pode derrubar a prorrogação. "Principalmente a oposição responsável que existe no Brasil, que não pode alegar que não tem experiência, porque tem, governou esse país até 2002." Tirar a CPMF das contas públicas, disse, "vai significar um grande problema".A CPMF, segundo a ministra, é um imposto interessante por ter característica claramente não regressiva. "Você cobra de 18 milhões de pessoas e beneficia 200 milhões de pessoas." Mesmo tom alarmista adotou Mantega -ambos participavam da "2007 Brazil Economic Conference", promovida pela Câmara de Comércio Brasil-EUA. "Ninguém quer radicalizar", disse. "A radicalização significa perdermos dezenas de bilhões, aí estaremos em sérias dificuldades, que eu nem quero pensar em como resolver."
Assinante lê mais aqui

Voltei
“Oposição responsável”, vocês sabem, ou é aquela que sempre concorda com o governo ou, na versão benigna, é aquela que vota pensando no que é melhor para o país. O PT jamais foi uma “oposição responsável”, certo? Votou sistematicamente contra o governo FHC e sempre pensou em si mesmo, na sua própria escalada. Dilma espera que o PSDB não faça com o PT o que o PT sempre fez com o PSDB. Dilma espera um PSDB responsável porque a irresponsabilidade, deve achar, tem de continuar como monopólio do seu partido.

É uma baba corrigi-la, quase exercício primário, mas tenho de fazê-lo. Essa história de que se cobra a CPMF apenas de 18 milhões de brasileiros é mentirosa. Todos pagam. Porque o imposto vai parar nos preços. E um mesmo dinheiro é tributado muitas vezes, daí a soma fabulosa que ele arrecada. Já demonstrei aqui. Acompanhem o destino de R$ 100, para ficar num número simples:
1) A empresa "X" recebe R$ 100 por um serviço prestado. A empresa Y pagou a fatura. Se foi “por dentro”, recolheu 0,38% para o governo: ou R$ 0,38.
2) Os mesmos R$ 100 entram na caixa da empresa B. Ela faz a folha de pagamentos e o deposita da conta do Seu Zé: recolhe mais R$ 0,38.
3) O Seu Zé vai mexer com o dinheiro, emitir cheque ou sacar para pagar o supermercado: recolhe mais 0,38%;
4) Os R$ 100 que ele deixou no supermercado em cheque ou no pagamento em cartão serão usados pela empresa: lá vão para a turma de Dilma mais R$ 0,38

E a cadeia recomeça, num ciclo interminável. Mas reparem: no fim desse percurso simples, muito plausível, os mesmos R$ 100 foram tributados quatro vezes. Não 0,38%, mas 1,52%. As três empresas que aparecem aí têm como se defender — e é justo que o façam, né? Seus respectivos departamentos financeiros se encarregarão de pôr no preço final da mercadoria ou do serviço o peso da CPMF.

Quem é obrigado a pagar sem chiar e sem ter a quem repassar? O Seu Zé. Atenção: mesmo que ele não tenha conta em banco. Mesmo que tenha recebido o seu salário em dinheiro vivo. A qualquer operação que fizer, estará pagando indiretamente o imposto.

É preciso parar de mentir
A ministra Dilma quer mesmo ser candidata à Presidência da República? Deve começar por não mentir. Sei que ela pode dizer que a mentira rende e que o meu conselho é desmentido pelos fatos. É que sou um moralista. Não um político. A CPMF é paga pelos quase 200 milhões de brasileiros, sim! E o imposto incide muitas vezes sobre o mesmo dinheiro. Dilma, na juventude, estava empenhada em mudar o regime e não deve ter estudado matemática. Querem a prova?

E você chegará à conclusão, leitor amigo, que os R$ 40 bilhões correspondem à aplicação da alíquota de 0,38% sobre, atenção!: R$ 10.526.315.789.473,68. Se você tiver dificuldade de ler, eu ajudo: dez trilhões, quinhentos e vinte e seis bilhões, trezentos e quinze milhões, setecentos e oitenta e nove mil, quatrocentos e setenta e três reais e sessenta e oito centavos.

É isso aí. A CPMF incide no correspondente A QUASE CINCO PIBs BRASILEIROS em um único ano. Eis aí! Trata-se da prova material, escancarada, evidente, de que o imposto tributa muitas vezes um mesmo dinheiro e de que TODOS PAGAM, ministra Dilma. E muitas vezes.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 12 de Novembro de 2007, 21:50:40 »
Valeu, Rhyan.
De qualquer forma, acho esse cálculo um tanto quanto primário, mas tudo bem.

E vai aí a linha de argumentação do governo.

Já adianto que até hoje eu não consegui formar uma opinião a respeito.  :?

A carga tributária líquida - descontados todos os retornos diretos de impostos à sociedade, como o Bolsa-Família, aposentadorias e subsídios fiscais, entre outros - subiu de 17,9% do PIB em 2002 para 19,7% do PIB em 2007.

Toda a arrecadação adicional obtida pelo governo federal foi devolvida para o setor privado na forma de transferência de renda.

O governo Lula não diminuiu a renda disponível ao setor privado. Apenas transferiu a renda disponível de um grupo para outro.

Ao fazer a transferência de renda o governo está tirando dinheiro de pessoas que teriam mais inclinação a poupar os recursos - ou seja, ampliaria os recursos disponíveis para investimentos - e repassando para a população que, por ser mais pobre, usa os recursos integralmente para o consumo. Dessa forma, ao mesmo tempo que reduzem de imediato os investimentos, as transferências aumentam o consumo privado, o que posteriormente poderia levar a mais investimentos. Os indícios são de que o segundo efeito está prevalecendo, porque os investimentos estão subindo mais do que o consumo nos últimos anos.

Os gastos correntes do governo só estão subindo por conta da elevação nos programas de transferência de renda. Enquanto as transferências passaram de 6,43% do PIB, em 2002, para 8,40% do PIB nos 12 meses encerrados em setembro de 2007, as demais despesas primárias - que excluem os investimentos federais - caíram de 9,28% do PIB para 9,20% do PIB, na mesma base de comparação.
"Por quê?"

Chaves

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Novembro de 2007, 23:09:49 »
cortar a cpmf não é nada. ron paul quer acabar com o imposto de renda. RÁ. quero ver lula fazer igual.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Rhyan

• Visitante
« Resposta #18 Online: 12 de Novembro de 2007, 23:48:41 »
Imposto deveria ser extinto. Tudo deveria ser baseado em taxas.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Novembro de 2007, 09:22:56 »
nesse país?

Sugiro apenas a mudança de cpmf para cemf: Contribuição Eterna sobre movimentação financeira.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #20 Online: 13 de Novembro de 2007, 14:37:21 »
A CPMF
por José Nivaldo Cordeiro em 28 de outubro de 2007

[...]

Temos que ver a questão federativa também. A CPMF financia a União, cuja receita foi esquartejada na nova Constituição sem que os encargos tivessem sido repassados aos entes federados. A CPMF corrige essa distorção elevando a carga tributária. Esse é o único sustentáculo racional para a sua existência, o que nada tem de racional evidentemente. Irracional é todo o sistema tributário junto com o sistema de despesas públicas. Estamos a ver empresários sendo presos por exorbitância arrecadadora estatal e pela criminalização por descumprimento de normas contraditórias, incumpríveis na origem, cabendo à autoridade arbitrar quem será indiciado ou não. Não é por acaso: aumentar a arrecadação de agora em diante só mesmo mediante a coação pura e simples.

Estamos às vésperas do totalitarismo, pelo menos no que tange à perseguição tributarista estatal. Na verdade já estamos vivendo um regime de terrorismo fiscal explícito. É o Estado devorando sua própria gente que trabalha, em benefício dos vagabundos, parasitas, despachantes e assemelhados.

Fonte

Que "retardadisse" a frase em negrito. É justamente o contrário. Há milhares de competências tributárias para arrecadar para a União enquanto os encargos ficam com os entes federados. A União arrecada, os Estados trabalham. Se falta verba para estes, foda-se. A CF/88 esquartejou a receita dos Estados e Municípios e não da União.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #21 Online: 13 de Novembro de 2007, 18:35:12 »
Só pra lembrar: 34% do PIB do Brasil são destinados pra pagamentos de impostos.

http://jormarinho.wordpress.com/2007/08/22/brasil-e-mais-um-recorde-de-impostos-342-do-pib/
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #22 Online: 13 de Novembro de 2007, 18:41:41 »
Pensava que era mais...

E há os que dizem que os problemas do Brasil são culpa do neoliberalismo... tsc tsc...

Rhyan

• Visitante
« Resposta #23 Online: 13 de Novembro de 2007, 18:46:45 »
Dizem que se não houvesse sonegação seria próximo de 60%.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 13 de Novembro de 2007, 18:52:22 »
Pensava que era mais...

E há os que dizem que os problemas do Brasil são culpa do neoliberalismo... tsc tsc...

Segundo dados do IBGE, no segundo trimestre desse ano já chegamos à casa dos 37%.

E isso já com a mudança de metodologia do cálculo do PIB, que foi para mais.
"Por quê?"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!