Autor Tópico: "Experiência" espírita irresponsável: brincando com fosforescência?  (Lida 1234 vezes)

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
"Experiência" espírita irresponsável: brincando com fosforescência?
« Online: 04 de Novembro de 2007, 14:25:15 »
Pessoal, não aprecio posts longos, mas olhem só a pérola que encontrei na net (para quem quiser o texto completo, está em http://matluz.blogspot.com/). No livro "Materializações Luminosas", do famoso J. Ranieri, está descrita uma "experiência" tão ridícula quanto calhorda e perigosa, até mesmo irresponsável: o uso de substâncias fosforecentes para provocar efeitos luminosos numa sessão espírita. O incrível é que o Ranieri usa o termo "radioatividade" livremente para a coisa, enfatizando que as supostas "entidades" teriam "neutralizado" a radioatividade do ambiente. Se eu não tivesse lido não acreditaria! Tirem vocês mesmos suas conclusões...

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

XII
FENOMENOS COM RADIOATIVIDADE

(...)

Assim, quando menos esperávamos, o Zé Grosso nos anunciou:
— Meus amigos, agora vamos fazer uma experiência interessante: vamos saturar o ambiente com radioatividade.
— Mas... perguntei-lhe, saturando o ambiente com radioatividade, nós encarnados não corremos risco?
Ao que o espírito, rindo alegremente, respondeu:
— Nós, os espíritos, derramaremos no ambiente um outro elemento que os homens ainda não conhecem e que equilibra a ação prejudicial do radiam.
Em vista da resposta, ficamos silenciosos e aguardamos o desenrolar-se dos acontecimentos.
De repente, o Márcio Cattônio deu um grito de alegria e de espanto ao mesmo tempo:
— Olhem, olhem para a minha roupa, para o meu suspensório! Está saindo luz!

Todos nos voltamos imediatamente para o Márcio e contemplamos um fenômeno notável: à medida que o Márcio passava as mãos na roupa ou no suspensório, dele saia luz, luz fosforescente, luz de luar, Luz igual à que os espíritos, pelo Peixotinho, apresentavam nos seus tecidos do outro mundo.
Imediatamente, o César Burnier, uma das pessoas presentes, advogado e fiscal do Estado de Minas Gerais, experimentou fazer a mesma coisa e o fenômeno se reproduziu com ele.
Todos nós tentamos realizar o mesmo fenômeno e o fenômeno se revelou com todos que o tentaram. Alguns passavam as mãos nos cabelos e os cabelos derramavam luz fosforescente. Eu passei as mãos na minha roupa, nos meus suspensórios e nos meus cabelos e vi a luz desprender-se deles.

Eram quase trinta pessoas a realizar o mesmo fenômeno, a reproduzir a mesma experiência.

Tempos depois, o Zé Grosso disse que iam retirar a radioatividade do ambiente. Retirada a radioatividade, todos tentaram continuar realizando o fenômeno, esfregando as próprias roupas, os suspensórios e os cabelos, mas apenas a escuridão respondia ao apelo. Nada mais acontecia. Como por encanto, a luz fosforescente desaparecera do ambiente como um anjo de luz que houvesse desaparecido nas trevas.
Muitos outros fenômenos se realizaram até o final da sessão, notáveis, mas diante desse, não nos referiremos aos outros, seria acumular material inutilmente.

Naquela reunião, nós não comprovamos a existência dos espíritos apenas por vê-los e ouvi-los. De espectadores passivos passamos a ser parte no programa. Éramos nós mesmos a verificar em nossas pessoas, em nossa roupa, em nossos cabelos, a existência da radioatividade trazida do mundo espiritual. Passou-se conosco, com trinta pessoas, um fato psíquico autentico, verdadeiro. E após a retirada da radioatividade ninguém mais conseguiu coisa alguma. Alguém seria capaz de reproduzir o que acabamos de relatar?

Não havia aparelho terrestre algum no ambiente, no recinto. Mas eu vou mais longe: existe alguém que possua no nosso mundo um aparelho capaz de realizar semelhante fenômeno? Sabemos que por enquanto não existe. 0 acontecimento é daqueles de deixar os homens, vermes da Terra, assombrados diante das forças da vida que existem espalhadas por toda a parte e que nós desconhecemos.

Os espíritos nos vêm revelar que eles habitam o mundo das forças invisíveis, mas reais, e que essas forças podem-se projetar no nosso mundo no momento que desejarem.

Se não o fazem é porque obedecem a um programa superior. A Terra não marcha desgovernada nem Deus se esqueceu dela. A evolução processa-se lenta, mas seguramente. 0 mal é apenas um estado transitório da imperfeição humana.

Há somente necessidade de trabalho por parte do homem no sentido de descobrir-se a si mesmo. Vencendo o orgulho que o torna cego, tornando-se humilde para ver com os olhos imparciais, poderá atingir novas formas de viver e fará deste plano que, se não é o melhor também não é o pior do Universo, um plano de paz, de trabalho, de investigação. Investigar consciêntemente todos os ângulos da Vida Universal.

Observar, experimentar, comparar e concluir para o bem, é essa a estrada que deve pertencer ao homem emancipado do futuro, livre de todos os preconceitos, filho da Verdade e herdeiro da Justiça.

Outro fato importante se realizara para nós, e era a revelação feita pelo Zé Grosso de que existe no mundo invisível um elemento desconhecido na Terra, ignorado pelos homens, e que regula a ação da radioatividade equilibrando-a, não causando assim mau a ninguém.
É um elemento químico ou aparelho?
Não sabemos. 0 espirito não revelou. É possível que qualquer dia seja descoberto pelo homem.

==================================================================================
Em outro ocasião eles repetem esta experiência, mas agora com balas (docês), que Ranieri leva um saquinho delas para uma reunião para dar aos espíritos e ver o resultado, mas ocorre algo surpreendente, os espiritos põem radioatividade nas balas. Estas começam a emitem luz verde assim que são levadas a boca, quando se abre a boca começou a sair luz delas, jatos de luz saiam das bocas dos participantes. Foi muito interessante e também que eles podiam levar para casa e mostrar para família, a ação desta balas durariam até o dia seguinte, e eles confirmaram o que foi dito. ....
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
Re: "Experiência" espírita irresponsável: brincando com fosforescência?
« Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2008, 17:01:09 »
Essa história toda me lembra, com muita tristeza, o desastre do Césio-137 em Goiânia. Mas lá as pessoas que foram contaminadas eram ignorantes do conteúdo e da periculosidade da substância encerrada dentro da cápsula de chumbo. Nessa abjeta história do Ranieri houve uma deliberada experiência envolvendo substância radioativa, o que mostra o nível de amadorismo da "pesquisa científica espírita". Só espero que não tenham repetido essa "expeirência" outras vezes, senão é o caso de chamar a CNEN...
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2008, 17:27:25 por Sklogw »
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2008, 17:23:06 »
Esses caras levam a sério demais desenhos animados. Acreditam nos Simpsons.
Só assim para achar que substâncias radioativas tem fosforescência...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2008, 17:39:57 »
Vocês tem certeza de que esse relato é autêntico?

Eu não sou de livrar cara de espírita, mas neste caso preciso me perguntar se não houve exagero ou invenção.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Atheist

• Visitante
« Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2008, 18:55:54 »
Não há muito problema... só uma brincadeira com fosforescência que não necessariamente envolve radiação.

Eles podem falar que sim, para dar credibilidade aos espíritos...

http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao388.htm

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2008, 16:58:22 »
Vocês tem certeza de que esse relato é autêntico?

Eu não sou de livrar cara de espírita, mas neste caso preciso me perguntar se não houve exagero ou invenção.

O texto foi retirado da página http://matluz.blogspot.com/ que, por sua vez, reproduz um capítulo do livro "Materializações Luminosas", desse tal de Ranieri. É triste mas parece ser verdade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!