Autor Tópico: Vulnerabilidades em Sistemas Operacionais  (Lida 3179 vezes)

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Vulnerabilidades em Sistemas Operacionais
« Online: 04 de Junho de 2005, 22:20:53 »
Em 2001 as vulnerabilidades encontradas em vários sitemas.....parecem bem equilibrados....

Segundo a fonte.... a origem é do site....
http://www.securityfocus.com/
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Re.: Vulnerabilidades em Sistemas Operacionais
« Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2005, 22:28:02 »
Segundo a Secunia, o Gentoo (distribuição que uso) não tem nenhuma vulnerabilidade.  8)

O Internet Explorer tem 20 falhas de segurança  :shock:
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Re: Re.: Vulnerabilidades em Sistemas Operacionais
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2005, 22:30:41 »
Citação de: Snake

IE não é sistema operacional;....
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2005, 22:37:55 »
Citação de: Aronax

Eu sei, só coloquei por curiosidade.
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2005, 22:52:54 »
Citação de: Wilfredo
2001? Um tanto desatualizado... Todos os sistemas operacionais acima listados possuem versões mais recentes.

concordo, não vale muito como forma de comparação, nem pro win, e muito menos pro linux, principalemte pq a maior parte desses sistemas usavam kernel versão 2.2 e hoje usa-se a 2.6
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2005, 22:58:58 »
Segundo este artigo http://www.guiadohardware.net/artigos/199/ o maior número aparente de vulnerabilidades do lixux é devido a forma como eles são computados para os dois sistemas.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2005, 23:04:13 »
Pesquisa do ano passado com as dez principais vulnerabilidades de sistemas Windows e *nix:

http://www.sans.org/top20/

vazio

• Visitante
« Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2005, 00:49:18 »

O Internet Explorer faz parte do sistema operacional sim. A Microsoft integrou ele ao shell do Windows a partir do Windows 98. É possível remover ele do Windows 98, mas isso requer que alguns arquivos do sistema operacional sejam substituídos por arquivos do Windows 95. Então a Microsoft resolveu enterrar a linhagem do Windows 9x e fez o Windows XP baseado no Windows 2000, que por sua vez foi baseado no Windows NT (New Technology). Entre outras coisas, essa mudança tornou impossível eliminar o Internet Explorer, graças às diferenças internas entre as linhagens 9x e NT, que fazem com que os arquivos de sistema do Windows 9x não funcionem no Windows NT/2000/XP.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #8 Online: 08 de Junho de 2005, 00:58:11 »
Citação de: vazio

O Internet Explorer faz parte do sistema operacional sim. A Microsoft integrou ele ao shell do Windows a partir do Windows 98. É possível remover ele do Windows 98, mas isso requer que alguns arquivos do sistema operacional sejam substituídos por arquivos do Windows 95. Então a Microsoft resolveu enterrar a linhagem do Windows 9x e fez o Windows XP baseado no Windows 2000, que por sua vez foi baseado no Windows NT (New Technology). Entre outras coisas, essa mudança tornou impossível eliminar o Internet Explorer, graças às diferenças internas entre as linhagens 9x e NT, que fazem com que os arquivos de sistema do Windows 9x não funcionem no Windows NT/2000/XP.

Faz parte sim mas não é o sitema....

vazio

• Visitante
« Resposta #9 Online: 08 de Junho de 2005, 02:13:55 »

Faz parte sim mas não é o sitema....

Aqui pode-se fazer uma analogia com o ser humano. Quando as pessoas se perguntam "o quê eu sou", normalmente elas tentam achar uma característica ou ponto comum e indivisível que contenha tudo que elas consideram essencial em si mesmas.

O problema desse raciocínio é que não existe nada indivisível que seja único a uma determinada pessoa. O corpo humano pode ser decomposto até níveis subatômicos, e todos os elementos fundamentais que compõe o corpo humano são comuns em todo o universo. A mente humana, apesar de ainda se conhecer muito pouco sobre sua estrutura, também pode ser subdividida em inúmeras seções, e qualquer pessoa tem alguns aspectos mentais que outras também têm, como por exemplo opiniões contra, a favor ou neutras a respeito de assuntos pertinentes a toda a sociedade.

A conclusão é que tentar definir uma pessoa em termos elementares é incorreto; uma pessoa não é um elemento, mas sim um conjunto de diversos elementos combinados de uma maneira específica.

O que pode ser definido, então, é quais são esses elementos. No caso de um ser humano, um dos conceitos mais comuns é o de que uma determinada pessoa só é uma pessoa enquanto estiver viva, uma vez que somente enquanto esta pessoa estiver viva ela consegue impedir que os elementos que a compõe se dispersem na natureza. Sendo assim, pode-se dizer que cada pessoa é definida pelo conjunto de elementos que fazem parte dela e são essenciais à continuidade da vida dela.

Tudo que eu disse aqui também se aplica a um sistema operacional. Qualquer sistema operacional pode ser subdividido em inúmeros componentes. Portanto, o que você disse não significa nada. Porquê? Porque o Internet Explorer é uma parte essencial do Windows. Se você remover o Internet Explorer do Windows, o Windows deixa de ser um sistema operacional, porque simplesmente não vai mais poder funcionar.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #10 Online: 08 de Junho de 2005, 19:41:38 »
[
Tudo que eu disse aqui também se aplica a um sistema operacional. Qualquer sistema operacional pode ser subdividido em inúmeros componentes. Portanto, o que você disse não significa nada. Porquê? Porque o Internet Explorer é uma parte essencial do Windows. Se você remover o Internet Explorer do Windows, o Windows deixa de ser um sistema operacional, porque simplesmente não vai mais poder funcionar.

Vc pode usar o Win....sem usar o IE

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #11 Online: 08 de Junho de 2005, 19:51:18 »
[

o engraçado é q o anti-spy da microsoft numa das versões beta desistalava o IE disendo ser spyware, e o win continuava funcionando :P
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

vazio

• Visitante
« Resposta #12 Online: 08 de Junho de 2005, 23:19:09 »
O Internet Explorer não é uma parte essencial do MS Windows:
http://www.litepc.com/

É, esse é o site dos famosos 98lite e XPlite. Tenho a versão completa dos dois aqui.

O detalhe é que se você tivesse lido as informações do site com atenção, teria visto que são exatamente a mesma coisa que eu disse. O 98lite é apenas uma ferramenta para fazer o que eu já mencionei: substituir os arquivos de sistema do Windows 98/Me que possuem o Internet Explorer integrado pelas versões deles que fazem parte do Windows 95, porque o Windows 95 não possui o IE integrado a ele.

Isto significa que sim, o Internet Explorer é uma parte essencial do sistema. Quando o 98lite elimina as partes do sistema operacional que contém o IE integrado, o Windows se torna inútil. E aqui é que entra um pequeno detalhe: para tapar estes buracos no sistema, o 98lite copia os arquivos correspondentes do Windows 95 no lugar onde os arquivos excluídos do Windows 98/Me estavam.

No final das contas, o resultado disso é que o sistema operacional não é mais o Windows 98, mas sim uma mistura do Windows 95 com o Windows 98.

Ah, e um pequeno detalhe que espero que a esta altura espero que você já tenha percebido: Você também precisa ter uma cópia do Windows 95 para fazer isso.

E como eu também disse, não é possível eliminar o Internet Explorer do Windows XP. O XPlite não elimina o Internet Explorer do sistema, ele apenas o esconde. Para fazer isso você nem precisa do XPlite, porque o próprio Windows XP tem uma opção para isso, dentro de "Painel de controle->Adicionar ou remover programas->Adicionar/remover componentes do Windows. Apesar disso, o XPlite ainda é útil para outras coisas, como desinstalar o Movie Maker e o suporte a pastas zip.

Wrong again:

Windows shell = Internet Explorer
Windows Explorer = Internet Explorer
Active Desktop = Internet Explorer
Windows Update = Internet Explorer
Catálogo de Endereços: integrado ao Internet Explorer
Área de Trabalho Remota: usa o Internet Explorer
Microsoft Outlook/Outlook Express: usa o Internet Explorer
MSN Messenger: usa o Internet Explorer

Só pra citar uns exemplos.

Por mais que você tente evitar usar o IE, não utilizando programas que dependem dele, e também desabilitando o Active Desktop e não usando o Windows Update (consequentemente mantendo o sistema desatualizado, com todas as brechas de segurança abertas), ainda assim ele faz parte do próprio shell (interface) do sistema. Apesar do nome, o Internet Explorer não é usado apenas para internet. A Microsoft transformou ele na própria interface gráfica do sistema, e fundiu as funcionalidades dele a diversas partes do sistema operacional.

Eis algumas curiosidades:

Abra o Windows Explorer. Já reparou que ele tem uma barra de endereços? Pois bem, digite www.alenonimo.com.br nela, pressione o botão enter e veja o que acontece. Aproveite e preste atenção para ver a transformação da barra de ferramentas.

O acima vale para qualquer janela do Windows, incluindo "meu computador", "painel de controle", etc.

Você também pode fazer o inverso - abra o Internet Explorer, digite C: na barra de endereços e aperte enter. Novamente, veja a barra de ferramentas se transformar.

Pegue qualquer programa tosco que use elementos comuns do Windows. Vamos direto ao mais tosco - o Bloco de notas. Escreva qualquer besteira nele, e então clique no menu "arquivo->salvar como". Na janela que aparece, vá em "Meus locais de rede", clique duas vezes em qualquer endereço FTP que você tiver aí, e pronto. Você estará navegando em um site FTP por meio da janela "salvar como" do Bloco de notas.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #13 Online: 08 de Junho de 2005, 23:39:37 »
Essa grande integração do IE com o sistema foi mais um motivo para eu deixar de usar Windows.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 09 de Junho de 2005, 14:48:11 »
[piada nerd]Quem diria isso um dia? O Windows ficando "seguro", e o Linux, ham... Fácil?

Só falta católico começar a apoiar a pesquisa de células tronco pra fechar com chave de ouro...  8)
[/piada nerd]

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 09 de Junho de 2005, 15:04:03 »

Wrong again:

Windows shell = Internet Explorer
Windows Explorer = Internet Explorer
Active Desktop = Internet Explorer
Windows Update = Internet Explorer
Catálogo de Endereços: integrado ao Internet Explorer
Área de Trabalho Remota: usa o Internet Explorer
Microsoft Outlook/Outlook Express: usa o Internet Explorer
MSN Messenger: usa o Internet Explorer

Independente disso, posso fazer um novo shell, um novo explorer, etc... No pouco que sei, pelo conceito de máquina de níveis, o Sistema Operacional é a parte responsável pela ligação entre os 'níveis': hardware e usuário. E a não ser que ele faça essa ligação, ele não pode ser considerado o sistema operacional, ou melhor, uma parte idivisível dele.

Ergh... Pode ser burrice, mas eu também não consegui entender muito bem a analogia do corpo humano ao sistema operacional, poderia me explicar melhor?

T+

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!