O Internet Explorer não é uma parte essencial do MS Windows:
http://www.litepc.com/
É, esse é o site dos famosos 98lite e XPlite. Tenho a versão completa dos dois aqui.
O detalhe é que se você tivesse lido as informações do site com atenção, teria visto que são exatamente a mesma coisa que eu disse. O 98lite é apenas uma ferramenta para fazer o que eu já mencionei: substituir
os arquivos de sistema do Windows 98/Me que possuem o Internet Explorer integrado pelas versões deles que fazem parte do Windows 95, porque o Windows 95 não possui o IE integrado a ele.
Isto significa que
sim, o Internet Explorer
é uma parte essencial do sistema. Quando o 98lite elimina as partes do sistema operacional que contém o IE integrado, o Windows se torna inútil. E aqui é que entra um pequeno detalhe: para tapar estes buracos no sistema, o 98lite copia os arquivos correspondentes do Windows 95 no lugar onde os arquivos excluídos do Windows 98/Me estavam.
No final das contas, o resultado disso é que o sistema operacional não é mais o Windows 98, mas sim uma mistura do Windows 95 com o Windows 98.
Ah, e um pequeno detalhe que espero que a esta altura espero que você já tenha percebido: Você também
precisa ter uma cópia do Windows 95 para fazer isso.
E como eu também disse, não é possível eliminar o Internet Explorer do Windows XP. O XPlite não elimina o Internet Explorer do sistema, ele apenas o esconde. Para fazer isso você nem precisa do XPlite, porque o próprio Windows XP tem uma opção para isso, dentro de
"Painel de controleAdicionar ou remover programasAdicionar/remover componentes do Windows. Apesar disso, o XPlite ainda é útil para outras coisas, como desinstalar o Movie Maker e o suporte a pastas zip.
Vc pode usar o Win....sem usar o IE
Wrong again:
Windows shell = Internet Explorer
Windows Explorer = Internet Explorer
Active Desktop = Internet Explorer
Windows Update = Internet Explorer
Catálogo de Endereços: integrado ao Internet Explorer
Área de Trabalho Remota: usa o Internet Explorer
Microsoft Outlook/Outlook Express: usa o Internet Explorer
MSN Messenger: usa o Internet Explorer
Só pra citar uns exemplos.
Por mais que você tente evitar usar o IE, não utilizando programas que dependem dele, e também desabilitando o Active Desktop e não usando o Windows Update (consequentemente mantendo o sistema desatualizado, com todas as brechas de segurança abertas), ainda assim ele faz parte do próprio shell (interface) do sistema. Apesar do nome, o Internet Explorer não é usado apenas para internet. A Microsoft transformou ele na própria interface gráfica do sistema, e fundiu as funcionalidades dele a diversas partes do sistema operacional.
Eis algumas curiosidades:
Abra o Windows Explorer. Já reparou que ele tem uma barra de endereços? Pois bem, digite
www.alenonimo.com.br nela, pressione o botão
enter e veja o que acontece. Aproveite e preste atenção para ver a transformação da barra de ferramentas.
O acima vale para qualquer janela do Windows, incluindo "meu computador", "painel de controle", etc.
Você também pode fazer o inverso - abra o Internet Explorer, digite
C: na barra de endereços e aperte enter. Novamente, veja a barra de ferramentas se transformar.
Pegue qualquer programa tosco que use elementos comuns do Windows. Vamos direto ao mais tosco - o Bloco de notas. Escreva qualquer besteira nele, e então clique no menu "arquivo
salvar como". Na janela que aparece, vá em "Meus locais de rede", clique duas vezes em qualquer endereço FTP que você tiver aí, e pronto. Você estará navegando em um site FTP por meio da janela "salvar como" do Bloco de notas.