Autor Tópico: Metade da população mundial está acima do peso  (Lida 1310 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Metade da população mundial está acima do peso
« Online: 09 de Novembro de 2007, 12:03:42 »
Metade da população mundial está acima do peso

Mais de metade da população mundial está obesa ou acima do peso, apontou uma pesquisa global publicada nesta terça-feira na revista científica americana Circulation Journal.

O estudo, que analisou dados de 182.970 pessoas de 63 países nos cinco continentes, mostrou que 50% das mulheres e 60% dos homens analisados estão acima do peso ou obesos.

Ao considerar apenas os dados sobre obesidade, o levantamento revelou que um quase um quarto dos homens (24%) e 27% das mulheres estão obesos.

Os cientistas, liderados pelo médico Berverley Balkau, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisas Médicas da França, utilizaram o Índice de Massa Corporal (IMC) para avaliar o grau de obesidade dos voluntários. O IMC é um padrão internacional e é calculado dividindo-se o peso pela altura ao quadrado. Pessoas com IMC entre 18 e 24 estão dentro do peso, as que se enquadram entre 25 e 30 estão acima, e as que ultrapassaram o índice de 30 são consideradas obesas.

O país com maior número de obesos - entre os analisados - foi o Canadá (36%) e as regiões com os menores índices de obesidade foram o leste e o sul asiático (7%). Os Estados Unidos não foram analisados na pesquisa. A África do Sul (33%) e os países do Oriente Médio (36%) também apresentaram grandes índices de obesidade. Na América Latina, os pesquisadores identificaram que 29% dos pesquisados estavam obesos.

"Os resultados da pesquisa mostram que o excesso de peso está virando uma pandemia, com mais da metade da população acima do peso ou obesa", disse Berverley Balkau. O levantamento ainda pesquisou como a obesidade está afetando a saúde das pessoas e revelou que entre os entrevistados, 16% dos homens 13% das mulheres apresentavam doenças cardiovasculares e que a diabetes atingia 13% dos homens e 11% das mulheres em todas as regiões pesquisadas.

"A obesidade está associada diretamente ao aumento do risco de doenças cardiovasculares e diabetes e se tornou um grande problema de saúde pública que ameaça boa parte da população e sobrecarrega os serviços públicos de saúde", concluíram os pesquisadores.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2015519-EI298,00.html
___________________________________________________________ ______________________________________

Volta e meia vejo algum religioso batendo sobre a fome mundial como um dos "sinais"  do fim dos tempos... ao que parece, fome, no mundo, é excessão.  ::)

E agora, cara pálida?  :hein: :P

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
Re: Metade da população mundial está acima do peso
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2007, 12:56:51 »
 :hihi: Ainda bem que faço parte da outra metade.  :P

:( Mas essa desigualdade é deprimente, enquanto uns passam fome outros estão com o dobro do peso recomendado.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2007, 12:59:50 »
:hihi: Ainda bem que faço parte da outra metade.  :P

:( Mas essa desigualdade é deprimente, enquanto uns passam fome outros estão com o dobro do peso recomendado.

Mas não foi dito que a outra metade inteira passa fome... só disse que não estão obesos.
É uma parcela muito pequena da população mundial que passa fome.  :wink:

Você passa fome?  :hihi:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2007, 13:04:32 »
 :P Ei, não disse isso.

:) Faço parte da metade que não está acima do peso mesmo.  :P

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2007, 18:34:27 »
Eu também estou na metade dos não obesos......ainda bem...

GENTE! SABIAM QUE HOJE (DIA 9) É ANIVERSÁRIO DO SPIT???????   :sim:  :fiu-fiu:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2007, 18:36:02 »
 :P Eu sabia.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2007, 19:43:44 »
hmmm o doce veneno do escorpião é?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2007, 19:48:11 »

Qual o problema de sermos de escorpião, tanto eu, quanto o Spit, damos picadas com o rabo. :lol:

Sobre o tópico, a obesidade é um problema de saúde pública, liderada pela excelente alimentação provida pelo capital. :D
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Novembro de 2007, 19:48:46 »
:lol:
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Novembro de 2007, 04:08:36 »

Qual o problema de sermos de escorpião, tanto eu, quanto o Spit, damos picadas com o rabo. :lol:

Sobre o tópico, a obesidade é um problema de saúde pública, liderada pela excelente alimentação provida pelo capital. :D

Sabe o que é? É que sempre quando escuto aquela cantilena crente com seus bordões rebuscados, sempre caem em argumentos tão fraquinhos, do tipo, milhares de pessoas morrem de fome.

Oras! Antigamente morriam milhares de pessoas de fome também... proporcionalmente, levando-se em conta o total da população mundial, morria-se de fome mais antigamente do que agora... nunca se produziu tanto alimento e nunca tantas pessoas se alimentam quanto hoje.
Outra asneira que eles gostam de jactar é as pestes e as doenças... PORRA! 200, 300 anos atrás uma merda de gripe quase dizimou a Europa... a EUROPA! Nunca se viveu tanto e com tanta saúde quanto hoje!
Claro que sempre devemos querer que menos pessoas ainda morram de fome e/ou doentes... claro que muitos avanços deverão serem conquistados... e serão. Só postei a notícia porque tem relação direta com as verborréias alienadas religiosas. O FIM ESTÁ PRÓXIMO! OS SINAIS JÁ SÃO NOTÁVEIS!.. notáveis um catzo...

Quanto a picar com o rabo... bom... tenho medo... medo de provar e gostar. Já pensou??? Eu, feio deste jeito, não iria arrumar nem para o fumo... seria um gayzinho velho (1 ano para os 40ão), feio e mal amado.  :hihi:
Na minha situação é melhor continuar a ser hetero.  :ok: :wink: :hihi:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Novembro de 2007, 04:11:23 »
Eu também estou na metade dos não obesos......ainda bem...

GENTE! SABIAM QUE HOJE (DIA 9) É ANIVERSÁRIO DO SPIT???????   :sim:  :fiu-fiu:

Que nada... dia 09/11 seria aniversário de Carl Sagan.  :wink: :ok: :P

Hoje, sábado, 10/11... vem um montão de morto de fome aqui em casa querendo encher o rabo de churrasco e cerveja... e o trouxa aqui é que vai ter que bancar... tô ferrado.  |( :lol:
« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 04:14:42 por Spitfire »

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #11 Online: 10 de Novembro de 2007, 14:07:48 »
Sabe o que é? É que sempre quando escuto aquela cantilena crente com seus bordões rebuscados, sempre caem em argumentos tão fraquinhos, do tipo, milhares de pessoas morrem de fome.

Oras! Antigamente morriam milhares de pessoas de fome também... proporcionalmente, levando-se em conta o total da população mundial, morria-se de fome mais antigamente do que agora... nunca se produziu tanto alimento e nunca tantas pessoas se alimentam quanto hoje.
Outra asneira que eles gostam de jactar é as pestes e as doenças... PORRA! 200, 300 anos atrás uma merda de gripe quase dizimou a Europa... a EUROPA! Nunca se viveu tanto e com tanta saúde quanto hoje!
Claro que sempre devemos querer que menos pessoas ainda morram de fome e/ou doentes... claro que muitos avanços deverão serem conquistados... e serão. Só postei a notícia porque tem relação direta com as verborréias alienadas religiosas. O FIM ESTÁ PRÓXIMO! OS SINAIS JÁ SÃO NOTÁVEIS!.. notáveis um catzo...

Spit, não acredito que tenha alguma relação o que você disse. Antigamente a densidade populacional era bem menor e a espectativa de vida era menor, claro. Isso se deu talvez pelo processo de se "acostumar" com as doenças existentes. Sabe-se que o sistema imunológico trabalho com memória, e pra que tal funcione, inevitavelmente alguns tenham que morrer pra que os mais resistentes sobrevivam. Enfim.

A relação clara, é que a distribuição de renda, de um olhar mundial, é discrepante ao extremo. Claro, nunca se produziu tanto alimento quanto se produziu nos dias de hoje(ressalto a babaquice de quem afirmar que os trangênicos vieram pra acabar com a fome, tomar no cu, eles vieram pra satisfazer a produção agrícola dos magntas que querem produzir muito, vender muito e em pouco tempo)mas também nunca se viu tanta fome em relação a tal produção de alimento.

De quem é o erro? Do sistema, da burrice humana? Não sei, mas o que sei é que temos uma pica e esta pica tão cedo vai ser resolvida.

Quanto a picar com o rabo... bom... tenho medo... medo de provar e gostar. Já pensou??? Eu, feio deste jeito, não iria arrumar nem para o fumo... seria um gayzinho velho (1 ano para os 40ão), feio e mal amado.  :hihi:
Na minha situação é melhor continuar a ser hetero.  :ok: :wink: :hihi:

Ahhh..bobagem bem, conheço cada bicha velha linda. :borboleta: :lol:
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Temma

• Visitante
« Resposta #12 Online: 10 de Novembro de 2007, 14:52:17 »
e a outra metade está abaixo? o.O

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #13 Online: 10 de Novembro de 2007, 17:09:53 »
Tá com cheiro de sensacionalismo essa notícia.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 10 de Novembro de 2007, 17:12:52 »
Tá com cheiro de sensacionalismo essa notícia.

Eu também não estou botando muita fé nisso não.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #15 Online: 11 de Novembro de 2007, 17:33:34 »
Segundo a FAO há no mundo 863,9 milhões de subnutridos , sendo que 832,3 milhões estão nos paises em desenvolvimento ( dados de 2002-2004).
No site da FAO pode ser visto o Mapa da Fome
http://www.fao.org/es/ess/faostat/foodsecurity/FSMap/map14.htm

Para os dados estatísticos ( em planilhas Excel)
http://www.fao.org/es/ess/faostat/foodsecurity/index_en.htm
http://www.fao.org/es/ess/faostat/foodsecurity/Files/PrevalenceUndernourishment_en.xls
http://www.fao.org/es/ess/faostat/foodsecurity/Files/NumberUndernourishment_en.xls

Já quanto ao sobrepeso os dados são muito variáveis nas datas estudadas , não tendo um total mundial mais preciso como o da subnutrição. O Brasil ,por exemplo, apresenta 40,6 % da população com sobrepeso sendo 11,1% obesos (dados de 2002-2003).
Na verdade está havendo uma mudança no perfil nutricional a nivel mundial com um aumento importante da prevalência do sobrepeso em todos os países e em alguns concomitante com a persistência de indíces aumentados de desnutrição.

O estudo noticiado foi feito a partir de dados colhidos por médicos em atenção primária , a partir da demanda espontânea da população, e usou uma metodologia uniforme para a definição de sobrepeso e obesidade. Como estudos epidemiológicos deste porte são bastante difíceis de realizar ( ainda mais envolvendo 63 países) , possívelmente sejam os dados mais confiáveis até o momento sobre o sobrepeso a nível mundial , claro que a serem confirmados em estudos subsequentes.

The International Day for Evaluation of Abdominal obesity (IDEA)28 was a large, international, noninterventional, cross-sectional study to evaluate abdominal adiposity (WC) measured by a standardized protocol in 168 000 primary care patients on 2 prespecified half-days in 63 countries. This report describes the geographic distribution of WC, overweight, and obesity, and evaluates whether WC in addition to body mass index (BMI) is a useful clinical marker of physician-reported CVD and diabetes mellitus.

Balkau,B ; Circulation volume 116(7), October 23 ,2007
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Novembro de 2007, 22:00:43 »
Segundo a FAO há no mundo 863,9 milhões de subnutridos , sendo que 832,3 milhões estão nos paises em desenvolvimento ( dados de 2002-2004).
No site da FAO pode ser visto o Mapa da Fome
http://www.fao.org/es/ess/faostat/foodsecurity/FSMap/map14.htm

(...)

No mapa pode-se ver, de forma evidente, a prevalência do problema nas regiões tropicais do planeta.

Motivos ?????
Eu não me arrisco, pois vou falar bobagem, com certeza.  :vergonha:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Novembro de 2007, 12:08:17 »

Eu também sou de escorpião.... :P Fiz dia 7....

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #18 Online: 12 de Novembro de 2007, 12:21:58 »
O país com maior número de obesos - entre os analisados - foi o Canadá (36%) e as regiões com os menores índices de obesidade foram o leste e o sul asiático (7%). Os Estados Unidos não foram analisados na pesquisa. A África do Sul (33%) e os países do Oriente Médio (36%) também apresentaram grandes índices de obesidade. Na América Latina, os pesquisadores identificaram que 29% dos pesquisados estavam obesos.

O problema está em comer muito e mal. Comer pouco também não resolve. O ideal é comer o suficiente e alimentos de qualidade: verduras, legumes, carnes magras e muita água. Precisa de mais??

É raríssimo ver um japonês gordo... :)

« Última modificação: 12 de Novembro de 2007, 12:24:27 por Alegra »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #19 Online: 12 de Novembro de 2007, 15:55:07 »

O problema está em comer muito e mal. Comer pouco também não resolve. O ideal é comer o suficiente e alimentos de qualidade: verduras, legumes, carnes magras e muita água. Precisa de mais??

É raríssimo ver um japonês gordo... :)

Não vai nessa não. Aculinária japonesa mudou muito....... Muita fritura, carne , doces...... Voce não ve muitos japoneses gordos porque a japonesada vive de regime.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Novembro de 2007, 13:57:55 »
 :o  É?! 
Mas isso não faz parte da tradição japonesa, né? frituras em grandes quantidades...
Aposto que os japoneses mais velhos são magros.
É pena essa mudança...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #21 Online: 16 de Novembro de 2007, 14:12:54 »
Aqui no Brasil tá cheio de japonês gordo... Tem um montão aqui...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

rizk

• Visitante
« Resposta #22 Online: 18 de Novembro de 2007, 05:04:26 »
Tem um livro da dieta das japonesas que eu vi. Peixe rico em ômega três e tudo no vapor. Ah é sim. No Japão não se come chocolate nem fast food? Nem HARUMAKI?!?!?! Ah é sim.

É o cúmulo.

Li recentemente que não tem essa de pobre sofrer mais com a obesidade. http://www.spiked-online.com//site/article/3674/

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 18 de Novembro de 2007, 18:54:12 »
  [idiotice]

Metade da população acima do peso, mas há boa parte da outra metade que ao mesmo tempo está bem mais abaixo do peso (e uns poucos no peso correto), o que faz com que a humanidade, no total, tenha aproximadamente o peso correto, então está tudo bem. 

[/idiotice]

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 18 de Novembro de 2007, 18:58:44 »
Tem um livro da dieta das japonesas que eu vi. Peixe rico em ômega três e tudo no vapor. Ah é sim. No Japão não se come chocolate nem fast food? Nem HARUMAKI?!?!?! Ah é sim.

É o cúmulo.

Li recentemente que não tem essa de pobre sofrer mais com a obesidade. http://www.spiked-online.com//site/article/3674/

Eu acho que enquanto todas as classes teoricamente podem engordar via junk food e dietas não muito variadas, é natural que os pobres tenham menos alternativas para sair disso, enquanto os não tão na pindaíba tem um pouco mais como variar, seja por condições financeiras de não comprar só pão, como maior instrução para descobrir que tipo de variedade de dieta é boa e etc. Além disso talvez tenham umas coisas relacionadas à estresse crônico e efeitos dele, que atingem mais aos pobres, até pela simples auto-percepção de pobreza, e que talvez possam influenciar também na questão da obesidade.

"sick of poverty", Robert Sapolsky, Scientific american (PDF) 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!