Tenho uma curiosidade que não me lembro se foi sanada... hehehe
Antes de mais nada, sou leigo no assunto e posso/provavelmente ter falado besteira.
É o seguinte, vejo que muitos cursos de exatas colocam nomes diferentes para disciplinas iguais (p. ex. cálculo I em algumas universidades e em outras função com uma variável - na verdade não sei se são as mesmas coisas, mas tô usando como exemplo). Teve até um tópico onde, acho, o uiliníli respondeu as dúvidas de um forista, onde ele monstrou que na universidade X tal disciplina de nome Q é igual a disciplina de nome R da universidade Y. Alguém lembra o tópico?
Vejo também que as faculdades ensinam, por exemplo, cálculo I ao IV em dois anos (ou seja, um cálculo por semestre). Será que elas conseguem ensinar todo o cálculo I (todo o livro de sei lá quantas páginas), por exemplo, num só semestre? Tem umas universidades que o regime letivo é anual, aí ensinam só dois cálculos, mas, acredito, que seguem no mesmo esquema das outras universidades, e que no final ensinam o que as outras ensinam até o cálculo IV.
Outra coisa que acho estranha, é uma universidade como a Unicamp ensinar somente até o cálculo III (no caso, engenharia química). O regime letivo dela é semestral. Enquanto têm outras que têm até o cálculo IV. E não somente cálculo ela (Unicamp) ensina até o III, mas as disciplinas de física e física experimental também.
No geral, pergunto, mais como uma curiosidade, se nas universidades ensinam todo o conteúdo que estão nos livros em um só semestre (que é o regime letivo das maiorias das universidades). Isso para cálculo, física, e outras disciplinas que tem nomes iguais aos livros.
Um bom exemplo é este livro:
http://www.submarino.com.br/produto/1/98962/algebra+linearÉ de Álgebra Linear e tem 411 páginas, ou seja, bastante conteúdo. Acho improvável conseguir passar num semestre todo o conteúdo desse livro.