Tenho uma curiosidade que não me lembro se foi sanada... hehehe
Antes de mais nada, sou leigo no assunto e posso/provavelmente ter falado besteira.
É o seguinte, vejo que muitos cursos de exatas colocam nomes diferentes para disciplinas iguais (p. ex. cálculo I em algumas universidades e em outras função com uma variável - na verdade não sei se são as mesmas coisas, mas tô usando como exemplo). Teve até um tópico onde, acho, o uiliníli respondeu as dúvidas de um forista, onde ele monstrou que na universidade X tal disciplina de nome Q é igual a disciplina de nome R da universidade Y. Alguém lembra o tópico?
Vejo também que as faculdades ensinam, por exemplo, cálculo I ao IV em dois anos (ou seja, um cálculo por semestre). Será que elas conseguem ensinar todo o cálculo I (todo o livro de sei lá quantas páginas), por exemplo, num só semestre? Tem umas universidades que o regime letivo é anual, aí ensinam só dois cálculos, mas, acredito, que seguem no mesmo esquema das outras universidades, e que no final ensinam o que as outras ensinam até o cálculo IV.
Outra coisa que acho estranha, é uma universidade como a Unicamp ensinar somente até o cálculo III (no caso, engenharia química). O regime letivo dela é semestral. Enquanto têm outras que têm até o cálculo IV. E não somente cálculo ela (Unicamp) ensina até o III, mas as disciplinas de física e física experimental também.
No geral, pergunto, mais como uma curiosidade, se nas universidades ensinam todo o conteúdo que estão nos livros em um só semestre (que é o regime letivo das maiorias das universidades). Isso para cálculo, física, e outras disciplinas que tem nomes iguais aos livros.
Um bom exemplo é este livro:
http://www.submarino.com.br/produto/1/98962/algebra+linearÉ de Álgebra Linear e tem 411 páginas, ou seja, bastante conteúdo. Acho improvável conseguir passar num semestre todo o conteúdo desse livro.
É claro que alguns cursos, como já foi falado neste tópico, não se aprofundam muito nessas disciplinas. Mas eu estou falando de cursos mais "pesados" em exatas, como engenharias, matemática, física, etc.
Valeu.