Autor Tópico: CPI´s  (Lida 785 vezes)

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
CPI´s
« Online: 04 de Junho de 2005, 23:56:38 »
Maio de 1997. O primeiro mandato do presidente Fernando Henrique se encaminhava para o final e tramitava no Congresso projeto de emenda constitucional que visava a permitir que presidentes disputassem uma reeleição. O bloco oposicionista entrou em campo através de agressiva mobilização lançada com o objetivo de desacreditar o governo. Pela estratégia, se a emenda viesse a ser aprovada, FHC iria para o pleito moralmente destroçado. Foram divulgadas, inclusive, gravações feitas por um certo Senhor X, que se tornou, por semanas, o mais famoso anônimo da história do país. Nelas, o referido cavalheiro, dotado de extraordinária capacidade de extrair confissões voluntárias de parlamentares corruptos, desmascarava o processo de compra de votos que teria sido posto em marcha para aprovar o projeto. Resultado da votação: 318 votos a 17, Fernando Henrique saiu ileso do episódio, venceu o pleito no ano seguinte e nós vamos morrer sem saber quem era e se de fato existiu o tal Senhor X.

É muito pouco provável que o leitor lembre desses eventos que ocuparam as manchetes nacionais há exatos oito anos. No entanto, eles me vieram à mente ao tomar conhecimento da pressão desencadeada sobre o Congresso durante a coleta de assinaturas para a constituição da CPI que investigará as denúncias de corrupção na EBCT. Não estivemos perante um misterioso Senhor X a gravar confissões extraídas por benéficas e misteriosas influências siderais. Não. O que tínhamos - e continuamos tendo - é a poderosa confluência, ostensiva, visível, publicamente assumida, de duas tropas de choque - a do Lula e a do Collor - contra a CPI. &quotNão tem mais pão-de-ló nem cafuné" para quem votar contra o governo, proclamava um vice-líder da bancada governista. Ou seja, há pão-de-ló e há cafuné para quem não assinou o pedido de CPI, para quem dele retirou sua adesão e para quem se aplicar em paralisa-la nos meandros regimentais.

Em vez de um anônimo qualquer, cinco ministros do governo, os senhores V, W, X, Y e Z, foram destacados para cabalar votos, estimular desistências e armar mecanismos de recompensa ou revide, usando para isso recursos públicos e tendo como objetivo evitar a investigação parlamentar sobre determinado setor da administração federal.

Estou convencido de que esse fato é muito mais grave do que aquele que estará sob investigação. Caberia perfeitamente, aliás, criar uma CPI para investigar as manobras montadas para evitar essa CPI.
http://www.puggina.org/2003/conteudo=
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re.: CPI´s
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2005, 00:11:29 »
O legal é que alguns políticos não arredaram. Soube que o Suplicy assinou o pedido de CPI e não retirou a assinatura, por exemplo.

Só gostaria que tivessem mais gentes "decentes" pra tentar dar um jeito nisso...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2005, 04:54:34 »
mas é mesmo... só o esforço que alguns políticos, ministros inclusos, do pt estão fazendo para evitar a cpi já condena.
essa cpi me inspira otimismo  :)
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Giovanne

• Nível 10
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Junho de 2005, 09:05:52 »
E o pior de tudo é o Palocci tentar comprar os parlamentares liberando as emendas...
"O cachorro é o melhor amigo do homem porque não conhece o dinheiro"-Anônimo
"Eu sou filho de uma mulher que nasceu analfabeta"-Lula

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Junho de 2005, 09:20:45 »
cpi é um problema, nem sei pra que existe, não tem poder de justiça e não serve de nada além de aparecer, quem tem que investigar casos de corrupção é a polícia federal e quem tem que julgar é a justiça....
tá certo que essa tentativa de abafa está sendo ridícula, e mostrou que ainda se pratica fisiologismo, como no governo fhc, e isso é mau....

mas o mais impotante nego tá deixando escapar, QUANDO VÃO PRENDER AQUELE SAFADO DO ROBERTO JEFFERSON???????  :evil:
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: CPI´s
« Resposta #5 Online: 05 de Junho de 2005, 10:09:37 »
Citação de: esperto
cpi é um problema, nem sei pra que existe, não tem poder de justiça e não serve de nada além de aparecer, quem tem que investigar casos de corrupção é a polícia federal e quem tem que julgar é a justiça....
tá certo que essa tentativa de abafa está sendo ridícula, e mostrou que ainda se pratica fisiologismo, como no governo fhc, e isso é mau....

mas o mais impotante nego tá deixando escapar, QUANDO VÃO PRENDER AQUELE SAFADO DO ROBERTO JEFFERSON???????  :evil:

não sei não esperto.. o lula é solidário a ele...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Giovanne

• Nível 10
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Junho de 2005, 10:35:23 »
O Jefferson é que é mais solidário, ao Lula, ao Collor, FHC e a qualuqer um que sente na privada do poder.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Junho de 2005, 11:16:23 »
privada do poder.. haha gostei da analogia.

Offline Giovanne

• Nível 10
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2005, 11:54:13 »
Mesmo? É o estilo Heloísa Helena... :D

Poindexter

• Visitante
« Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2005, 14:57:51 »

CPI tem poder de justiça, sim.

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Junho de 2005, 15:09:07 »
Citação de: Poindexter

CPI tem poder de justiça, sim.

puni no máximo deputado com cassação de mandato, isso quando não termina em pizza (o que é quase regra, nego joga umas bostas no ventilador e depois não dá em nada), quem prende mesmo é justiça, que é uma porcaria pra prender político...
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Re: CPI´s
« Resposta #11 Online: 04 de Outubro de 2008, 09:47:05 »

E mais uma vez tudo acabou em pizza...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!