Lula diz que em breve Brasil poderá ser membro da Opep 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado que a descoberta de reserva de petróleo na Bacia de Santos coloca o Brasil em uma situação "privilegiada", o que fará com que o país possa integrar a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
O presidente disse que, quando o Brasil estiver na organização, poderá "brigar um pouco" para reduzir o preço do petróleo.
"Essa descoberta de uma reserva excepcional, de um petróleo de qualidade e de muito gás, coloca o Brasil numa situação altamente privilegiada. Logo, logo, o Brasil vai participar da Opep e obviamente que se o Brasil participar da Opep, nós vamos brigar um pouco para que baixem o preço do petróleo", afirmou Lula no Chile, após sessão plenária da conferência dos chefes de Estado na Cúpula Ibero-Americana.
Lula ressaltou que "obviamente" o Brasil tem a intenção de participar da Opep, onde "pode decidir políticas para o mundo todo", mas fez questão de ressaltar que o Brasil entrará na organização somente quando exportar.
Segundo Lula, a redução do preço do petróleo não deverá reduzir a receita com a exportação do produto. "Não, isso [redução do preço] não vai reduzir a receita do Brasil".
"Eu acho que a Opep teria que reduzir o preço do petróleo. Agora, o Brasil ainda é um país que produz apenas para o seu uso", comentou.
O presidente disse ainda que a descoberta da reserva de petróleo não deverá diminuir "em nenhum milímetro" a política de biocombustíveis", que em breve será detalhada em um programa definindo as áreas de plantação.
"E é importante deixar claro que nesse governo não haverá nenhuma possibilidade de alguém plantar qualquer coisa de biodiesel na Amazônia, a não ser o dendê, que é originário da própria região. (...) Tudo isso está sendo pensado e eu penso que o Brasil vai continuar com a sua política de biodiesel", afirmou.
Fonte