Morre Helena Samara aos 74 anos, a dubladora da Bruxa do 71Morreu na tarde desta quinta, 8, a atriz e dubladora Helena Samara, aos 74 anos, por falência múltipla dos órgãos. Ela estava internada desde o dia 12, em um hospital, devido a uma arritmia cardíaca. A dubladora cujo verdadeiro nome era Lia Kalme, nasceu em Belo Horizonte, e foi criada em São Paulo. O sobrenome artístico foi inspirado numa loja de tecidos, e Helena veio porque na época, já haviam muitas atrizes com seu nome.
Helena começou a carreira ao lado da irmã, nos teleteatros da rádio Nacional. Entre seus trabalhos estão desenhos e séries como a primeira dublagem de “Os Flintstones”, “Dragon Ball Z”, “Hey Arnold!”, “Jeannie é um gênio”, “Betty, a Feia”, “Manda Chuva”, The Nanny” e “Missão impossível”. Atuou no teatro, cinema e televisão.
Porém, seu papel mais conhecido e marcante se estendeu por longos 23 anos. Helena Samara era a voz da Dona Clotilde, ou simplesmente, a Bruxa do 71, no seriado “Chaves”. Helena também dublava o desenho animado e as personagens vividas por Angelines Fernández em “Chapolin”. “Até hoje, é uma personagem que me dá muito sucesso”, afirmou em entrevista para o site Chespirito Brasil.
http://centraldenoticias.wordpress.com/2007/11/08/helena-samara-70-a-dubladora-da-bruxa-do-71/