Que vergonha… Não sabia que meu tema ia ser usado para criar um site de 1996. 
Na verdade, embora seja muito parecido, eu não consegui usar o tema que Você me passou pelo Diego. Queríamos o tema daqui por já estarmos acostumados com o "estilão". Instaleio-o, mas ele ficou "bloqueado"; não dava para editar o código através do SMF. Eu sabia que havia um jeito de desbloquear, mas até conseguir falar contigo eu ia perder alguns dias. O Vito manja dessas coisas, mas eu enchi tanta a paciência dele, que achei melhor procurar alternativa. Então, fiz aquele layout baseado no "Ferry Themma V.2":
http://custom.simplemachines.org/themes/lemma=337O que eu consegui usar mesmo foram os Smileys, que são os melhores.

Depois, o Vito conseguiu desbloquear, mas eu já estava terminando...
Sisenando, precisa maneirar no efeito gradiente ou usá-lo de um jeito mais sutil.
Embora seja mais uma questão de gosto, eu fiz tudo às pressas. Aquilo foi o melhor que consegui no tempo que eu precisava. Com o tempo irei fazendo pequenas reformas. Eu queria usar dourado e queria usar um fundo mármore (preto, dourado e mármore têm significado no "mundo jurídico"; aquele foi omelhor efeito que consegui com essa combinação), e não dá para usar dourado sem gradiente, por óbvio. Um gradiente puxa o outro. Não daria para colocar aquele logotipo num fundo preto sólido ("a luz que ilumina o logotipo não ilumina o fundo?").
E, pelo fato dos gradientes do cabeçalho gerarem um efeito de segundo plano, não daria para não usar gradiente nas outras barras. O gradiente das outras barras serve para dar a impressão de fundo com o mármore; se eu diminur o gradiente, o conteúdo se funde ao fundo de "mármore" e, ao invés de fundo, fica parecendo moldura.
Não é o que Você faria, mas é o melhor que eu pude fazer para o efeito que eu queria utilizando os elementos que queria (dourado, preto, mármore).
Precisa também diminuir esse cabeçalho grandão, pois pode ficar ocupar boa parte da tela em resolução menor.
Foi desenhado para 1024x768. E é usável em 800x600 (a única coisa que não cabe é o banner lá de cima, mas, não caberia de qualquer jeito - a não ser que eu criasse uma tabela só para ele, o que não vale a pena). Quem usa menos de 800x600 não consegue usar grande parte da Web mesmo.
E eu não entendi qual é a do machado…
É um martelo.
E pelo amor do Padrinho Cícero, tira esse "www" daí que fica feio! Vai no no-www e veja como editar seu .htaccess para redirecionar o site sempre a um endereço sem o www se possível.
Vou ver isso.
Uma coisa vocês fizeram bem: colocaram o fórum em um subdiretório, o que permite no futuro colocar um site na frente se quiserem acrescentar mais conteúdo, como notícias e artigos, sem perder os links permanentes.
* Alenônimo termina com a crítica construtiva.
É que pretendo tranformar o fórum num grupo de estudos. E o conteúdo útil será transformado em material para o "portal".
Obrigado pela ajuda.