Autor Tópico: Ateus e Agnósticos que Crêem em Astrologia  (Lida 2955 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline forced_existence

  • Nível 10
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • homini est virtutem habere aliud umbram sequi
Ateus e Agnósticos que Crêem em Astrologia
« Online: 11 de Novembro de 2007, 20:08:36 »
       Ateus e agnósticos que crêem em astrologia

 Não parece um contrasenso de que o ateísmo sendo um pensamento que prima pela racionalidade, observa o mundo com um olhar mais crítico encontrar entre seus membros aqueles que acreditam em astrologia? Pode-se argumentar que a astrologia surgiu ha muitos anos através de estudos. Porém deve estar claro que a astrologia não é ciência.

 Astrologia é tão somente um modo de acreditar, afirmar que o destino homem está predestinado pelas influências dos astros. A astrologia quando surgiu na antiga mesopotâmia através dos caldeus não havia o entendimento de ciência como a concebemos hoje.

 As leis gravitacionais ainda eram inexistentes, as órbitas elípticas dos astros eram desconhecidas. A mecânica celeste não tinha a precisão que se conhece hoje a qual torna possível vermos que existe um universo muito mais vasto e abrangente.
 O nascimento da astrologia se observarmos com um olhar cuidadoso nos revela seu lado místico. A motivação inicial para os homens daquela época olharem para o céu, seria cultuar os deuses em sua morada no céu e lograr boa colheita e desejos pessoais.
 
 Os efeitos dos astros nas pessoas são completamente desprezíveis pelo que hoje conhecemos a formulação matemática das forças de grandes corpos celestes e sua imensa distância. Isto significa que o axioma newtoniano é universal ('A força provocada por um corpo de uma massa qualquer é inversamente proporcional ao quadrado das distâncias'_E as distâncias hoje sabemos que são imensas). Não depende de interpretações.
 Voltando ao tópico, não é um contrasenso de termos entre membros de ateus, pessoas tão predispostas a crer ?
Talvez uma crença cujo limiar torna-se muito frágil a um passo da crença religiosa.

 Neste tópico estou partindo do pressuposto de que há ateus por convicção filosófica. Se levarmos somente em conta o termo nominadamente ateísmo em seu sentido estrito não seria motivo de discorremos suas implicações. Isto quer dizer que pelo simples fato de não conceber a existência de um deus, torna alguém ateu, é o mesmo que dizer que os bebês também são ateus assim como seria uma pessoa que desde o nascimento fosse posta na situação de silvícola ou sem contato com outras pessoas tornaria este indivíduo ateu. Há também os que acreditam equivocadamente que a não aceitação de livros sagrados os tornam ateus, o que é um engodo a si mesmo.
 
 Posto desta forma, é igualmente correto dizer que existem ateus pelo simples fato de não terem ainda uma concepção refinada de seu mundo. Porém, quando alguém assume uma posição ateísta por convicção filosófica exige-se respostas mais refinadas.
Muitas repostas que diz respeito ao universo se possível, deve sim passar pelo crivo da metodologia científica, o que não significa dizer que é preciso ser cientista para pensar criticamente.
Quando alguém afirma que acredita em pseudociências ou faz apelos místicos, está adentrando no escopo das simples crenças. Ainda existe o fator da predisposição a aceitar outros sistemas de crenças quando a primeira já é suficientemente aceita.
 
 Neste aspecto, um ateu por posição filosófica deve saber fazer uma distinção do que é crença ou explicações mágicas do que é explicação plausível da realidade. Cabe delimitar os campos dos saberes, onde a astrologia não alberga um saber constituído do rigor que se exige de outros domínios objetos de estudo da ciência.
Um ateu sabe que não é preciso explicações mágicas que dêem respostas imediata a toda angústia existencial ou algo externo que dê ao homem avisos ou sinais de predestinações e que portanto qualquer forma de crenças sejam elas qual o nome que as pseudociências dão, é uma quimera.
 Embora ceticismo não esteja diretamente relacionado ao ateísmo, pois existem aquelas pessoas deístas ou que assumem uma forma de pensamento no qual partem do pressuposto de que existe algo que cria ou que também destrói o universo.

 Pois bem, o ateísmo aquele que alguém o toma como uma posição filosófica o qual abordei no texto,exige que o sujeito firme uma posição eminentemente céptica.
Já os deístas podem muito bem agir como céticos quando se faz necessário por exemplo na ciência. Eles, os deístas, reservam todo pensamento lógico e/ou formal fora do âmbito do que eles acham que transcende o que a cognição humana não é capaz de discernir.

 É neste ponto em que o paradoxo se revela quando alguém que assumidamente se revela ateu por uma posição ideológica dizer ao mesmo tempo que faz sentido para vida dele, a astrologia ou qualquer coisa que afirme prever o futuro. Neste aspecto os teístas utilizam este contraditório favoravelmente a eles quando dizem que os tais ateus não acreditam em deus em sua revelação , mas acreditam em outras revelação provenientes de fontes externas ou outros deuses e que portanto sua lógica é igualmente falha.

         
Um resto azul de sono ainda me ilude, mais visível se torna o meu fantasma, turvo entre a névoa da metamorfose.
  Respiro este leve ar que sustenta o mundo, minha vida nada mais que este respiro, meu olhar nada mais do que esta procura...
  Este o mundo a que vim, de pedra e sonho..

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Ateus e Agnósticos que Crêem em Astrologia
« Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2007, 20:15:38 »
Ateus e agnósticos não necessariamente são céticos ;-)

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Ateus e Agnósticos que Crêem em Astrologia
« Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2007, 20:55:22 »
Citar
Não parece um contrasenso de que o ateísmo sendo um pensamento que prima pela racionalidade, observa o mundo com um olhar mais crítico encontrar entre seus membros aqueles que acreditam em astrologia?

Parece, mas não é.

Ateus não é uma crença, senão ausencia de *uma* crença. Então, não há consenso e há ateus de 'biotipos' bem diferentes.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!