Autor Tópico: Raios cósmicos vêm dos buracos negros  (Lida 415 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Suyndara

  • Visitante
Raios cósmicos vêm dos buracos negros
« Online: 12 de Novembro de 2007, 14:46:45 »
Citar
Estudo com participação de brasileiros mostra que núcleo ativo das galáxias são a fonte dessas raras e energéticas partículas

As partículas raras e extremamente energéticas conhecidas como raios cósmicos que chegam à Terra a todo momento são provavelmente gerados por buracos negros no centro de núcleos ativos de galáxias situadas a menos de 300 milhões de anos-luz de distância, anunciou hoje um grupo internacional de 370 pesquisadores de 17 países, incluindo o Brasil, com base nos resultados obtidos pelo Observatório Pierre Auger, na Argentina. Até agora o Sol era a única fonte conhecida de raios cósmicos.

Essas conclusões, publicadas como artigo principal da edição de amanhã da revista científica Science, tomam como base a análise da trajetória de 81 raios cósmicos de energia mais alta detectados desde janeiro de 2004 pelo equipamentos do observatório. Descobertas em 1938 pelo físico francês Pierre Auger, essas partículas são tão raras que somente algumas delas podem ser registradas em uma área de 1 quilômetro quadrado em mil anos. Por essa razão é que o observatório construído no oeste da Argentina a um custo de US$ 54 milhões consiste de 1.600 detectores de solo que se distribuem em uma área de 3 mil quilômetros quadrados no oeste da Argentina e funcionam em conjunto com seis telescópios ópticos.

Os resultados obtidos sugerem que os raios cósmicos de energia mais alta podem integrar o plasma ejetado pelos buracos negros dos núcleos de galáxias ativas como a Centauro A, situada além de nossa galáxia, a Via Láctea. Os campos magnéticos do espaço intergaláctico encurvam a trajetória dos raios cósmicos, que se fragmentam em um chuveiro de partículas ao colidirem com a atmosfera terrestre. Para o físico Alan Watson, da Universidade de Leeds, que idealizou o Observatório Pierre Auger ao lado do Prêmio Nobel James Cronin, esse pode ser o começo da astrofísica dos raios cósmicos. “Os resultados que agora apresentamos inauguram uma nova era na astrofísica, a era da astronomia com raios cósmicos, através da qual poderemos estudar, de maneira inaudita, fenômenos extremos no domínio da assim chamada astrofísica relativística”, diz o físico Carlos Ourivio Escobar, pesquisador do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador da atuação dos brasileiros no Auger.

A participação nacional no observatório conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rio de Janeiro (FAPERJ).

Além de pesquisadores da Unicamp, participam dos estudos do Auger cientistas da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do ABC (UFABC),  Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).


Fonte: http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=4307&bd=2&pg=1&lg=

Eu tinha visto na Science e estava eprocurando um resumo em português para postar aqui  :vergonha:

Nos últimos anos as descobertas sobre os buracos negros vem aumentando muito, e cada dia fico mais "confusa"  :P, parece que esse é um dos mistérios mais deliciosamente fascinantes da astrofísica  :ok:

[]s

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Raios cósmicos vêm dos buracos negros
« Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2007, 11:58:28 »
Esta será aquela radiação Hawking?

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Raios cósmicos vêm dos buracos negros
« Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2007, 17:58:03 »
Não, a notícia fala dos Raios Cósmicos - partículas carregadas e radiações eletromagnéticas altamente energéticas que cruzam o espaço. Ao colidir com a atmosfera terrestre, os raios cósmicos decaem em toda sorte de outras partículas. 

Offline Laura Demarchi

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 369
  • Sexo: Feminino
Re: Raios cósmicos vêm dos buracos negros
« Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2007, 12:53:25 »
Radiação Hawking foi teoria que o fisico Hawking eleborou para explicar como um buraco negro "morre" e assim evitar que todo o universo fosse transformado em um imenso ponto indefectivel num canto qualquer do espaço.... :|sei lá, não consigo engolir a teoria dos buracos negros, mesmo a ideia ficando mais forte por tantas evidências....como então pode ser possivel a existencia de estrelas como Karina....tem massa demais pelas observações e não colapsado num buraco negro.....mas ela está lá...brilhando em toda sua magestade!...seria um sistema binário onde não conseguimos observar a seguna estrela?
E além do mais buracos negros teriam que ser mais abundantes segundo a idéia que temos da formação dos sitemas, ou há forças de repulsão que desconhecemos?....de qualquer maneira, obrigada pela matéria :ok:


beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Suyndara

  • Visitante
Re: Raios cósmicos vêm dos buracos negros
« Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2007, 17:29:06 »
Bom, se nem Einsten gostava da idéia  ::)

Interessantes as questões, mas como ainda estou estudando o assunto eu não me arrisco a palpitar :lol:




 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!