Autor Tópico: Morador registra barulho de ensaios no YouTube e Vai-Vai denuncia racismo  (Lida 700 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Morador registra barulho de ensaios no YouTube e Vai-Vai denuncia racismo
« Online: 12 de Novembro de 2007, 19:04:55 »
Morador registra barulho de ensaios no YouTube e Vai-Vai denuncia racismo

O publicitário Marcelo Vitorino, morador do Bexiga, é o autor de um dos vídeos mais polêmicos do YouTube acessados na internet ultimamente: trata-se do Vai-Vai me Deixar Dormir? Nele, Vitorino denuncia a tradicional escola de samba por desrespeitar a lei do silêncio, vender comida na rua e estacionar carros em locais proibidos. Nenhuma novidade para quem acompanha a velha pendenga, que tem como principais ingredientes o barulho da escola, os problemas de sono da vizinhança e, no fogo cruzado, a fiscalização da Prefeitura.

Mas o problema não pára por aí. O que está "pegando" é o uso de um sucesso dos Originais do Samba como trilha sonora. No vídeo de Vitorino, o refrão da música Festa de Bacana ( "Se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão...") acompanha imagens de um ensaio da Vai-Vai.

Tobias da Vai-Vai, o presidente da escola, considerou a edição preconceituosa e ofensiva. "O vídeo se refere a ícones afro-brasileiros (samba e carnaval) como sendo coisa de ladrão. Vamos processar Marcelo Vitorino por racismo", disse. "Imagina se ele fizesse a mesma coisa com a comunidade judaica? Tenho certeza de que já estaria preso."

O advogado da Vai-Vai, Hédio Silva Junior, conta que já formalizou a denúncia na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). "O vídeo trata todos os freqüentadores da quadra como marginais. O autor do vídeo vai ter de responder por tudo isso."

Vitorino nega qualquer intenção discriminatória. "A música é só ilustrativa. Eu poderia ter usado um funk, qualquer outra música", disse. "Já fui chamado de nazista e neofascista por um jornal do bairro. Não é nada disso. A única coisa que fiz foi mostrar o sofrimento dos moradores com os ensaios da Vai-Vai."

O vídeo foi gravado em dezembro passado. Vitorino diz que muitos moradores participaram da sua realização.

Cenas do filme 'Vai-vai deixar eu dormir?'

FONTE AQUI

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Morador registra barulho de ensaios no YouTube e Vai-Vai denuncia racismo
« Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2007, 19:11:44 »
O vídeo:

<a href="http://www.youtube.com/v/op_0lKMswF0" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/op_0lKMswF0</a>

Edit: Comentário do autor do vídeo no YouTube: "Declaração a todos os visitantes: devido a tentativa do presidente da escola de mudar o foco das denúncias, alterei a trilha sonora e, oficialmente, peço minhas sinceras desculpas a todos os integrantes da vai-vai que se sentiram ofendidos com a antiga. Agora podemos continuar com a questão sobre as irregularidades?"
« Última modificação: 12 de Novembro de 2007, 19:14:17 por Procedure »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2007, 19:18:57 »
hm, eu consigo ouvir a vai vai de domingo à noite, mas é meio longe. se eu fecho a janela fica só um batuque bem baixinho.
pra quem mora do lado deve ser terrível, mesmo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2007, 22:12:20 »
Ainda bem que moro longe de bailes funk, escolas de samba e afins...
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2007, 18:58:14 »
Eu morei do lado de um casal onde toda a terça-feira faziam uma sessão de umbanda... ficavam até umas 3:30AM batendo couro em alto som... um dia, puto da cara, precisava dormir para acordar cedo, pego um vinil do Casseta&Planeta (o primeiro deles, creio) e coloco uma música chamada Mama Áustria com as caixas de som na janela (A-1 da Gradiente).

Nunca mais passaram das 22:00.   :hihi:

Eu não sou neguinha, eu não sou negão
Sou branco azedo, africano não
Não como vatapá, não como acarajé
Só caviar, lagosta e beaujolais

Não não não, na-na-na-na-não
Ê... Mama Áustria
Ê... Mama Áustria
E e e e e

Meu cabelo é liso, e o do meu irmão
Não curto funk, não toco percussão
Não suporto samba, nem aperto um fino
Eu nunca li a lei Afonso Arinos

Ê... Mama Áustria
Ê... Mama Áustria
E e e e e

Tranchtown, Alagados, Favela da Maré
Passo longe, nem sei onde é
Nunca fui barrado, nem levei geral
Meu pai de santo mora em Blumenau

Ê... Mama Áustria
Ê... Mama Áustria
E e e e e

Eu não sou neguinha, eu não sou negão
Sou branco azedo, africano não!!!

Detalhe... quem canta a música é o Hélio De La Paña.  :hihi:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2007, 19:01:46 »
:lol:
se saísse HOJE poderiam ser processados por racismo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!