Autor Tópico: De um casal?  (Lida 878 vezes)

Offline Ock

• Nível 00
  • *
De um casal?
« Online: 14 de Novembro de 2007, 18:24:24 »
Queria que alguém me respondesse uma coisa:
O primeiro ser-humano criado foi Adão, certo? Logo após Eva, certo?
Depois disso deus criou mais alguém? (realmente não sei)
Não? Então vem o seguinte raciocínio:
Adão teve filho(s) com Eva. E com quem o(s) filho(s) deles se reproduziram?
Pelo que sei, cruzamento entre parentes (endocruzamento) costumam causar 'problemas' de variação genética.
O mesmo vale para o caso da Arca de Noé, afinal (pelo que sei) havia só duas espécies de cada animal.
Já PENSOU na possibilidade de estar enganado?

Luz

• Visitante
Re: De um casal?
« Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2007, 18:28:33 »

Segundo a Bíblia, Deus criou Adão e Eva e somos TODOS seus descendentes.

Aproveitando sua pergunta, vou fazer outra relacionada: o endocruzamento é um "problema" em todas as espécies ou somente algumas?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2007, 23:53:49 »
Endocruzamento pode trazer problemas em qualquer espécie, desde que haja alelos desvantajosos no pool de genes da população.

Como em humanos há pelo menos 5 mil doenças genéticas, muitas recessivas, acho que daria para considerar um problema sim.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2007, 03:54:04 »
Peraí, peraí, peraí...

Escolhe: ou fala de genética ou fala de religião. Assumir como premissa Adão & Eva só vai levar a conclusões insanas (se levar).

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2007, 10:14:43 »
Pelo (pouco) que sei de genética, um casal apenas não é suficiente para manter "viva" uma espécie. Tanto é que algumas espécies, apesar de ainda terem um certo número de indivíduos vivos, já são consideradas praticamente extintas, porque o numero reduzido não é suficiente para "recompor" a espécie, pelo problema da endogamia.

No caso do milho híbrido, duas ou mais variedades de milho são autofecundadas sucessivamente para atingir um alto grau de homozigose. Uma vez atingido este grau elevado, elas são cruzadas entre si, e então consegue-se uma população altamente heterozigota, ou seja, com alto grau de hibridação, que normalmente é muito mais produtiva do que as variedades originais (claro, isto está explicado a grosso modo).

O fato é que quando se está autofecundando as variedades, o grau de homozigose crescente faz com que elas fiquem cada vez mais fracas, produzam menos sementes, fiquem menores, mais propensas a pragas e doenças, etc. Isto porque o milho é uma planta de fecundação cruzada, então em estado natural ele é favorecido pela heterozigose (como os humanos também são, novamente, a grosso modo - e bota grosso modo nisto :D).

Por isso eu acho impossível que um casal apenas tenha gerado toda a população humana, a tendência à degeneração pela endogamia seria muito grande.

Tudo bem, eu sei que um ser humano é bem diferente de um pé de milho :D, mas o princípio é o mesmo.
"Deus prefere os ateus"

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2007, 00:56:52 »
A única excessão que conheço é o hamster dourado, estes roedores só se acasalam com membros da mesma ninhada.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2007, 01:29:09 »
Estes dias, estive a ver no Discovery, uma espécie de lagarto que se reproduzem sem o auxílio do macho. Interessante, são lagartas fêmeas lésbicas, será que Deus só criou a Eva?

:lol:
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 17 de Novembro de 2007, 01:37:51 »
Discutir genética em Adão e Eva é a mesma coisa que discutir a aerodinamica do trenó do Papai Noel.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Ock

• Nível 00
  • *
« Resposta #8 Online: 17 de Novembro de 2007, 09:23:50 »
Discutir genética em Adão e Eva é a mesma coisa que discutir a aerodinamica do trenó do Papai Noel.......
Escolhe: ou fala de genética ou fala de religião.
É essa a questão. Queria que os crédulos tentassem explicar isso com suas "fórmulas da divindade". Ou será que por algum momento eles conseguem levar em conta o que diz a genética ao invés da Bíblia?
Já PENSOU na possibilidade de estar enganado?

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 17 de Novembro de 2007, 10:09:44 »
Vocês são uns incréus mesmo, o que tem de errado em explicar a origem da humanidade através de um conto de fadas e sair por aí afirmando que ele é a verdade suprema? Afinal, todo dia nós vemos cobras falantes por aí.
"Deus prefere os ateus"

Offline Megazord

• Nível 05
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Novembro de 2007, 18:53:20 »
*** Legal essa das raças praticamente extintas por poucos individuos. =)

Mas a lenda do Gênese(ao pé da letra) é defendida somente por uma pequena porcentagem dos criacionistas..
---
mega

“Se a bíblia está errada ao nos dizer de onde viemos, como podemos confiar nela ao dizer pra onde iremos?”
Justin Brown

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #11 Online: 17 de Novembro de 2007, 21:50:52 »
O mesmo vale para o caso da Arca de Noé, afinal (pelo que sei) havia só duas espécies de cada animal.

Não Ock. Para a maioria das espécies resgatadas somente um indivíduo conseguiu sobreviver após o desembarque. Veja o que diz o Gênesis:

Gênesis Cap. XVIII

18 Então saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele.
19 Todo o animal, todo o réptil, e toda a ave, e tudo o que se move sobre a terra, conforme as suas famílias, saiu para fora da arca.
20 E edificou Noé um altar ao SENHOR; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar.
21 E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.

A Bíblia Sagrada. Versão Almeida Corrigida e Fiel (1994).

Em vista disso, temos de admitir mais um milagre. O milagre da autoreprodução dos seres sexuados, ou seja lá como se deva chamar isso.

« Última modificação: 17 de Novembro de 2007, 21:55:33 por wstEagle »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!