Autor Tópico: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ  (Lida 1660 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Midankas

  • Nível 00
  • *
  • Mensagens: 1
COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Online: 17 de Novembro de 2007, 10:36:48 »
COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ

1. PROBLEMAS: SEMENTES DE SOLUÇÃO
         Todos os problemas têm solução. Essa é uma verdade que tem construído a História e a Civilização. Toda evolução humana, individual e coletiva, dá-se pela superação permanente e sistemática dos problemas que a vida oferece.
         Temos a tendência de querer uma vida sem dificuldades e nutrimos fantasias de que nossa existência seria melhor sem as tribulações que nos sobrevêm. Sabemos, porém, que não existe vida sem problemas e dificuldades. Se pensarmos bem, podemos definir vida como a capacidade permanente de superar problemas.
         Esse paradigma de enfrentar os problemas e dificuldades como instrumentos que a vida oferece para o crescimento é muito poderoso. Ele gera criatividade, perseverança, ânimo e otimismo.
         Todo problema é, em si próprio, a semente de sua solução. Na realidade, se compreendemos adequadamente um problema, a solução emerge dele próprio naturalmente. Os problemas que se perpetuam não carecem de soluções. Carecem de entendimento.
 
2. ENTENDENDO O MUNDO ATUAL
         Muitos vivem esperando o amanhã para que a vida seja melhor e os problemas sejam resolvidos. Nessa busca da vida melhor amanhã deixam de viver melhor a vida de hoje.
         Isso não acontece apenas com indivíduos, mas também com povos e civilizações. Essa busca frenética pelo amanhã, não raro, impede as pessoas de entenderem bem o mundo contemporâneo, o mundo em que vivem. E essa falta de entendimento do presente faz com que o futuro seja apenas uma continuidade ou, pior ainda, um agravamento dos problemas e dificuldades atuais. Compreender os problemas contemporâneos exige concentração, atenção, empenho e dedicação.
         É por esta razão que Bahá´u´lláh, o fundador da Fé Bahá´í, exorta:

         "O remédio que o mundo necessita em suas aflições hodiernas não pode ser, jamais, o mesmo daquele requisitado por uma era subsequente... Cuidai zelosamente das necessidades da era em que viveis e concentrai vossas deliberações em suas exigências e requisitos."

3. A TEIA DA VIDA E A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
         Outro fator que impede a solução dos problemas é que, em geral, cada um apenas se preocupa com o seu problema particular, pouco se interessando com os problemas dos outros. Tanto indivíduos, como povos, nações, classes e grupos sociais são geralmente insensíveis aos problemas alheios.
         No entanto, a vida é uma teia de relações, onde o bem-estar de cada parte está ligado ao bem-estar de todas as outras. Não é possível que uma parte sofra sem que o todo sofra.
         Não poucas vezes, a melhor maneira de resolver nosso próprio problema é ajudarmos os outros a resolverem os seus. Num mundo como o nosso, em que todos os povos e nações do planeta estão estreitamente ligados através da comunicação e do transporte, da economia e da política, da cultura e da religião, esta é uma verdade patente.
        Os ensinamentos bahá´ís, por isso, conclamam:

        "Ó filho do homem! ... se teus olhos estiverem volvidos para a justiça, escolhe tu para teu próximo o que para ti próprio escolhes. Bem-aventurado quem prefere seu irmão a si próprio..."
        "Aconselhai-vos juntos e considerai somente o que possa trazer proveito à humanidade e lhe melhorar a condição..."

4. DESENVOLVIMENTO DA TÉCNICA E DO ESPÍRITO
         Os avanços da humanidade na superação de problemas dependem dos desenvolvimentos em duas grandes áreas: as descobertas e aperfeiçoamentos técnicos e as inovações e aprimoramentos nas criações do espírito, como a literatura, a arte, a cultura e a política.
         O desenvolvimento técnico sempre vem lado a lado com o desenvolvimento do espírito. Todo novo avanço tecnológico provoca um novo avanço na cultura, nas artes, na política, na administração...
         O desenvolvimento técnico sempre foi o campo de atuação da Ciência, enquanto o desenvolvimento do espírito sempre foi fortemente influenciado pela Religião. Sem os valores espirituais de amor, fraternidade, justiça e paz que as grandes religiões ensinaram ao longo dos milênios, a humanidade não teria alcançado os atuais níveis de civilização.

         Ao entendermos profundamente os problemas do nosso tempo não podemos deixar de notar que eles não são tanto devidos à falta de técnica, mas, sim à falta dos valores eternos que sustentam a vida, como a unidade, a cooperação, o perdão e a verdade.
         Precisamos encontrar, nos problemas contemporâneos, aquelas dinâmicas que apontam para novos e mais elevados conceitos e padrões na vida do espírito.
         Bahá´u´lláh escreveu:
         "O desígnio de Deus em mandar Seus Profetas aos homens é duplo. O primeiro é livrar da escuridão da ignorância os filhos dos homens e guiá-los à luz da verdadeira compreensão. O segundo é assegurar a paz e tranquilidade do gênero humano, provendo todos os meios pelos quais podem ser estabelecidos."
 
5. REALIZAÇÕES HUMANAS E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
         Toda realização humana, individual ou coletiva, depende de quatro fatores: conhecimentos, habilidades, atitudes e qualidades.
         Os conhecimentos são aqueles conceitos, percepções, noções e entendimento da realidade que nos permitem lidar com ela e executar ações. Tomemos o simples ato de passar roupa: saber identificar o tecido, conhecer a temperatura adequada para cada um, saber como passar cada parte da roupa, como vincos, golas, mangas, etc, são alguns dos conhecimentos necessários.
         As habilidades são as destrezas necessárias para colocar o conhecimento em prática. Habilidades são mais operacionais, ligadas à execução de tarefas. No exemplo de passar roupa, habilidades necessárias seriam saber manusear o ferro elétrico, contornar botões, não amassar outra vez um lado da roupa ao passar o outro, etc.
         As atitudes são, por assim dizer, o tempero das realizações. Elas indicam o estado de espírito em que algo é realizado e, consequentemente, o grau de excelência alcançado. Atitudes de boa vontade, atenção, abertura ao novo, motivação, ânimo, dedicação, esmero são alguns exemplos. No caso de passar roupas, sem uma atitude positiva de esmero e atenção é impossível que ela seja bem passada.
         As qualidades ou virtudes, finalmente, são os mais profundos elementos a influenciar as realizações de indivíduos e sociedades. Elas fornecem os parâmetros morais das ações humanas e atuam como os mais poderosos determinadores dos resultados finais de qualquer empreendimento. Em nosso exemplo do passar roupa, podemos dizer que alguém que não tenha as qualidades do asseio, da paciência, da responsabilidade e do amor à família não executará essa tarefa.
         Assim, ao analisarmos os problemas contemporâneos faremos bem em entender quais as dificuldades que são geradas por deficiências nestas quatro áreas. Tradicionalmente os conhecimentos e as habilidades têm sido privilegiadas, mas a história demonstra que sem as atitudes e qualidades adequadas todo conhecimento e habilidade só provoca desastres.
         As escrituras bahá´ís comentam:

        "Hoje, a necessidade capital é unidade e harmonia entre os amados do Senhor, pois eles devem constituir um único coração, uma só alma, e, na medida de suas forças ... pôr termo às trevas dos preconceitos de todas as nações e religiões e fazer saber a todo membro do gênero humano que todos são as folhas de um mesmo ramo, os frutos de uma só vergôntea."

6. LIDERANÇA ESPIRITUAL
         Em todas as épocas, os maiores avanços morais, sociais e civilizatórios deram-se através da influência de líderes espirituais, que foram capazes de elevar as aspirações e realizações humanas a novos níveis de execelência. Personagens como Krishna, Moisés, Buda, Zoroastro, Cristo, Maomé, o Báb e Bahá´u´lláh, ao lado de outras tantas figuras proféticas, foram os principais protagonizadores das grandes transformações na vida do espírito. As civilizações jamais foram as mesmas depois de cada um deles, e a influência por eles causada supera em abrangência e duração a de qualquer outro indivíduo que tenha passado pelo mundo.
         Cada geração de homens precisa para superar os problemas de cada era, não apenas reverenciar as figuras iluminadas do passado, mas também reconhecer e acatar as vozes proféticas de sua própria época.
         Bahá´u´lláh escreveu:

        "Sabe tu, seguramente, que a essência de todos os Profetas de Deus é uma e a mesma. Sua unidade é absoluta. Diz Deus, o Criador,: não há distinção alguma entre os Portadores de Minha Mensagem. Todos têm apenas um objetivo; Seu segredo é o mesmo segredo. De modo algum é permitido conferir honra a um em preferência a outro, enaltecer alguns acima dos demais."

7. A FÉ BAHÁ´Í
         A Fé Bahá´í é a mais recente das grandes religiões mundiais reveladas. Nascida em 1844 na Pérsia congrega hoje cerca de 6 milhões de seguidores. É a segunda religião mais difundida no mundo, estando estabelecida em mais de 230 países e territórios independentes.
         Os ensinamentos bahá´ís foram revelados por Bahá’u’lláh  (1817-1892) durante quase quarenta anos de exílio e aprisionamento. Uma das mais influentes figuras de todos os tempos, Bahá’u’lláh afirmou ser portador de uma nova mensagem divina à humanidade. Seus ensinamentos estão preservados em centenas de volumes e têm despertado a admiração e reverência de alguns dos mais destacados pensadores do século XX.
         Alguns dos princípios e ensinamentos proclamados por Bahá’u’lláh são:

 * a harmonia entre a ciência e a religião
 * a unidade da humanidade
 * a eliminação do fanatismo e dos preconceitos
 * o desarmamento universal e a paz mundial
 * todas as religiões provém do mesmo e único Deus e a Ele conduzem
 * a eliminação dos extremos de riqueza e pobreza
 * a necessidade de uma língua internacional auxiliar
 * a necessidade de um governo mundial
 * a igualdade espiritual e social entre homens e mulheres
 * a proteção das minorias e de suas culturas
 * a tomada de decisão coletiva para a administração dos assuntos humanos
 * a igualdade de todos ante Deus
 * a necessidade da oração e da meditação para o desenvolvimento humano
 * a necessidade da educação universal obrigatória

8. APRECIAÇÕES SOBRE A FÉ BAHÁ´Í

Leon Tolstoi
Escritor e filósofo russo

Os ensinamentos de Bahá’u’lláh nos apresentam, agora, a forma mais elevada e pura do ensinamento religioso.
...
Nós desperdiçamos nossas vidas tentando desvendar os mistérios do universo, mas havia um prisioneiro do governo turco, Bahá’u’lláh, em ‘Akká, Palestina, que possuía a chave.
...
Conheci os bahá’ís durante muito tempo e sempre me interessaram seus ensinamentos. Portanto, simpatizo com os ensinamentos bahá’ís de todo o meu coração, já que ensinam a fraternidade, a equanimidade e o sacrifício da vida material em favor do serviço de Deus.

Eça de Queiróz
Escritor português

Calado, invadido pelo pensamento do Báb - o Arauto da Fé Bahá’í - revolvia comigo o confuso desejo de me aventurar nessa campanha espiritual... Por que não? Tinha a mocidade, tinha o entusiasmo... Via-me discípulo do Báb... E partia logo a pregar, a espalhar o verbo babista. Onde iria? A Portugal, certamente, levando de preferência a salvação às almas que me eram mais caras.
 
Arnold J. Toynbee
Historiador

Minha opinião é que (1) a Fé Bahá’í é, sem dúvida alguma, uma religião; (2) a Fé Bahá’í é uma religião independente, a par com o Islamismo, o Cristianismo e outras religiões mundiais. A Fé Bahá’í não é uma seita derivada de alguma outra religião; é uma religião independente e tem a mesma posição que as demais religiões conhecidas. Esta opinião se baseia tanto no estudo como em meu conhecimento pessoal dos bahá’ís.

Mahatma Ghandi

A Fé Bahá’í é um consolo para a humanidade...

Ervin Laszlo
Filósofo, Membro do Clube de Roma

Há mais de cem anos Bahá'u'lláh proclamou que a unidade da humanidade seria conseguida em etapas evolutivas repletas de lutas, caos e desordens. ...  Bahá'u'lláh ensinou que a próxima etapa nesta evolução social é a organização da sociedade humana como uma civilização planetária que será caracterizada pelo aparecimento de uma comunidade, a consciência de uma cidadania mundial...
 
Midankas Al'Dio

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2007, 12:10:37 »
Já vieram os adventistas, os espíritas, os evangélicos, os muçulmanos, os deístas e agora os bahavitas… tá faltando mais alguém? Os mórmons e os ubandistas talvez?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2007, 12:17:07 »
Já vieram os adventistas, os espíritas, os evangélicos, os muçulmanos, os deístas e agora os bahavitas… tá faltando mais alguém? Os mórmons e os ubandistas talvez?

 :biglol:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Dbohr

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.179
  • Sexo: Masculino
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2007, 12:20:13 »
Mórmons e Umbandistas ainda não vi por aqui. Mas seriam adições muito interessantes. Pô, por que a gente não recruta?

:lol:

Offline Mancha Negra

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 409
  • Sexo: Masculino
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2007, 12:53:16 »
Já vieram os adventistas, os espíritas, os evangélicos, os muçulmanos, os deístas e agora os bahavitas… tá faltando mais alguém? Os mórmons e os ubandistas talvez?
Aleluia, Irmão!!!  :anjo:

 :histeria:
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Luz

  • Visitante
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2007, 13:01:43 »
Mas o Mahatma Ghandi disse, ou pelo menos, dizem que ele disse: quando a religião e a Ciência divergem, devemos optar pelos conhecimentos dessa (não exatamente com essas palavras).

Confesso que não li o texto só o começo e o final...  :vergonha:
« Última modificação: 17 de Novembro de 2007, 13:04:31 por Luz »

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2007, 13:02:40 »
Religiosos que já apareceram aqui:

  • Católicos
  • Evangélicos
  • Adventistas
  • Deístas
  • Cubistas
  • Espíritas
  • Batistas
  • Bahavistas
  • Muçulmanos
  • Hinduístas
  • Calvinistas
  • Judeus
  • Socialistas
  • Esotéricos
  • Googlistas
          Religiosos que faltam aparecer aqui:

  • Ubandistas
  • Zoroastras
  • Mórmons
  • Testemunhas de Jeová
  • Taoístas
  • Ascencionados
  • Jedaístas
  • Pastafarianos
  • Indígenas
  • Satanistas

Mais completo que isso, só citando quantas vezes cada um desses religiosos apareceram aqui.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Luz

  • Visitante
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #7 Online: 17 de Novembro de 2007, 13:05:57 »

Deísta é religioso?  :?

Offline HSette

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.044
  • Sexo: Masculino
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #8 Online: 17 de Novembro de 2007, 13:09:42 »
Citar
Em todas as épocas, os maiores avanços morais, sociais e civilizatórios deram-se através da influência de líderes espirituais, que foram capazes de elevar as aspirações e realizações humanas a novos níveis de execelência.

Ah é, né.

Notícia de hoje: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL182988-5602,00.html
Citar
Cerca de 30 membros de uma excêntrica seita cristã da Rússia estão isolados em uma caverna numa região nevada próxima a Nikolskoye, na região central do país, de onde discutem e negociam com a polícia.

A seita, identificada como verdadeira igreja ortodoxa russa, acredita que o fim do mundo se aproxima. Faz uma semana que eles iniciaram o isolamento, e eles dizem que pretendem ficar no local até maio quando acreditam que haverá o apocalipse.

A polícia tentou negociar a saída do grupo do local, ou fazer com que eles pelo menos deixem que as crianças sejam retiradas, mas o grupo passou então a ameaçar explodir a caverna.

Detalhe: o líder espiritual não está entre eles.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #9 Online: 17 de Novembro de 2007, 13:11:28 »
Midankas, eu não quero desmerecer (muito) a sua crença, mas já que ela é uma das mais sensatas que já recebemos aqui… Não gostaria de simplismente abandoná-la e virar um cético?

Veja, um cético é uma pessoa que ignora de propósito o sobrenatural para compreender a realidade. Fazemos isso porque qualquer afirmação sobre qualquer coisa que esteja fora do alcance natural (e, portanto, é sobrenatural) não passa de especulação barata. Tudo o que é sobrenatural simplismente não existe pois todas as suas qualidades são as mesmas de um nada (invisível, inaudível, insípido, etc).

Vamos lá… Dá uma ajeitada no seu budismo que você consegue conciliar as duas coisas sem problema algum.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Mancha Negra

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 409
  • Sexo: Masculino
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #10 Online: 17 de Novembro de 2007, 13:11:35 »
Deísta é religioso?  :?
O Alenônimo acha que é. Então, deixa ele.  :hihi:
O cara acha que socialistas, cubistas, googlistas, são religiosos.
Quem sou eu para contrariar... :biglol:
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #11 Online: 17 de Novembro de 2007, 13:14:10 »

Deísta é religioso?  :?
Sabe o NadaSei e o Maurício Rúbio? Se enquadram na categoria. Eles não são panteístas e sim deístas. Eles acreditam que teve um Deus para dar o pontapé no universo e que dá para alcançá-lo alterando o estado mental.

Well… duh! Pra mim isso é religião.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #12 Online: 17 de Novembro de 2007, 13:15:42 »
Deísta é religioso?  :?
O Alenônimo acha que é. Então, deixa ele.  :hihi:
O cara acha que socialistas, cubistas, googlistas, são religiosos.
Quem sou eu para contrariar... :biglol:
Você é um fanfarrão! E um religioso!

Hmmm… Existe o fanfarronismo? Deve ser onde você se enquadra…
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Luz

  • Visitante
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #13 Online: 17 de Novembro de 2007, 13:17:44 »

Deísta é religioso?  :?
Sabe o NadaSei e o Maurício Rúbio? Se enquadram na categoria. Eles não são panteístas e sim deístas. Eles acreditam que teve um Deus para dar o pontapé no universo e que dá para alcançá-lo alterando o estado mental.

Well… duh! Pra mim isso é religião.

Estou tentando entender esses significados e vem você me confundir. Achei que eles eram teístas e não deístas - lembra lá do Dawkins? O Collins também explica de uma forma semelhante - eu acho.  :stunned:

Offline Mancha Negra

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 409
  • Sexo: Masculino
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #14 Online: 17 de Novembro de 2007, 13:21:39 »
Deísta é religioso?  :?
O Alenônimo acha que é. Então, deixa ele.  :hihi:
O cara acha que socialistas, cubistas, googlistas, são religiosos.
Quem sou eu para contrariar... :biglol:
Você é um fanfarrão! E um religioso!

Hmmm… Existe o fanfarronismo? Deve ser onde você se enquadra…
( Gargalhadas. )
"- Xerife! Voce é um fanfarrão!!!"
Tudo bem, Alenônimo...
Eu entendo a sua posição... Tu achas que sou, então, o que posso fazer? :ok:
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #15 Online: 17 de Novembro de 2007, 13:42:55 »
Não estraga a piada, Mancha…
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #16 Online: 17 de Novembro de 2007, 13:45:21 »

Deísta é religioso?  :?
Sabe o NadaSei e o Maurício Rúbio? Se enquadram na categoria. Eles não são panteístas e sim deístas. Eles acreditam que teve um Deus para dar o pontapé no universo e que dá para alcançá-lo alterando o estado mental.

Well… duh! Pra mim isso é religião.

Estou tentando entender esses significados e vem você me confundir. Achei que eles eram teístas e não deístas - lembra lá do Dawkins? O Collins também explica de uma forma semelhante - eu acho.  :stunned:
Na verdade eles estão em um limbo entre o deísmo e o teísmo, até porque os deístas dizem que é impossível alcançar deus e esses dois tontos não.

Não existe lógica na crença, existe?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Luz

  • Visitante
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #17 Online: 17 de Novembro de 2007, 14:24:28 »

Não existe lógica na crença, existe?

Eu acho essa uma idéia ingênua. Claro que existe - em tudo que fazemos, construímos, elaboramos, acreditamos existe lógica - é como funciona o raciocínio, contruindo passo a passo uma idéia. Sem a lógica não seríamos sapiens, oras.  ::)

Toda crença tem sua lógica, basta partir do mesmo pressuposto.  :P

Offline PedroAC

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.172
  • Sexo: Masculino
    • PedroAC
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #18 Online: 17 de Novembro de 2007, 15:07:51 »
Todos os problemas têm solução. Essa é uma verdade que tem construído a História e a Civilização.
Não quero parecer chato, mas há problemas sem solução. Dizem-se impossíveis. Nessas situações, em vez do óptimo, procura-se o melhor (heurística...).

Não poucas vezes, a melhor maneira de resolver nosso próprio problema é ajudarmos os outros a resolverem os seus.
:ok: Isso é verdade.

Nunca tinha ouvido falar desse Fé Bahá’í . Os ensinamentos parecem mesmo de uma religião moderna, influenciada pelo laicismo (apesar de: "a harmonia entre a ciência e a religião").
E o grande novelista português Eça de Queiróz fez menção dela?!
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline PedroAC

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.172
  • Sexo: Masculino
    • PedroAC
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #19 Online: 17 de Novembro de 2007, 15:14:11 »

Deísta é religioso?  :?

Segundo textos que li sobre deístas, é comum repudiarem dogmas e livros sagrados.
http://pt.wikipedia.org/wiki/De%C3%ADsmo
Citar
1- Entendo Deus, mas não pratico nenhuma religião em particular.
2- Entendo que a palavra de Deus é o Universo e a natureza, mas não os livros "sagrados" escritos por Homens.
3- Gosto de usar a razão para imaginar como será Deus e não apenas aceitar que me doutrinem.
4- Acredito que os ideais religiosos devem tentar reconciliar e não contradizer a ciência.
5- Creio que se pode encontrar Deus mais facilmente fora do que dentro de uma igreja.
6- Desfruto da liberdade de procurar uma espiritualidade que me satisfaça.
7- Prefiro guiar minhas opções éticas pela consciência e reflexão racional a aceitar as opções ditadas pelos livros "sagrados" ou autoridades religiosas.
8- Sou um pensador individual, deístas não têm crenças religiosas senão seriam "teístas".
9- Creio que religião e Estado devem estar separados.

Por exemplo, um deísta no YouTube considera a sua crença na existência de um Deus meramente filosófica. É um céptico, que incentiva o cepticismo nos seus vídeos, e critica as religiões.
http://www.youtube.com/user/JohnLArmstrong
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Mancha Negra

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 409
  • Sexo: Masculino
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #20 Online: 19 de Novembro de 2007, 10:51:55 »

Deísta é religioso?  :?

Segundo textos que li sobre deístas, é comum repudiarem dogmas e livros sagrados.
http://pt.wikipedia.org/wiki/De%C3%ADsmo
Citar
1- Entendo Deus, mas não pratico nenhuma religião em particular.
2- Entendo que a palavra de Deus é o Universo e a natureza, mas não os livros "sagrados" escritos por Homens.
3- Gosto de usar a razão para imaginar como será Deus e não apenas aceitar que me doutrinem.
4- Acredito que os ideais religiosos devem tentar reconciliar e não contradizer a ciência.
5- Creio que se pode encontrar Deus mais facilmente fora do que dentro de uma igreja.
6- Desfruto da liberdade de procurar uma espiritualidade que me satisfaça.
7- Prefiro guiar minhas opções éticas pela consciência e reflexão racional a aceitar as opções ditadas pelos livros "sagrados" ou autoridades religiosas.
8- Sou um pensador individual, deístas não têm crenças religiosas senão seriam "teístas".
9- Creio que religião e Estado devem estar separados.

Por exemplo, um deísta no YouTube considera a sua crença na existência de um Deus meramente filosófica. É um céptico, que incentiva o cepticismo nos seus vídeos, e critica as religiões.
http://www.youtube.com/user/JohnLArmstrong

Correto. :ok:
O Deísmo é mais baseado na Filosofia. Lógico que a Ciência tem uma participação importantíssima na compreensão do Universo, mas não para Deus. Este está a muito além do raciocínio humano.
O Livre-pensar é o escopo mais importante, emacipação religiosa ( a independência de Deus ) e a reponsabilidade humana são os pontos principais para o pensamento deísta.
Obrigado, Pedro. :ok:   
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #21 Online: 19 de Novembro de 2007, 10:58:39 »
Religiosos que já apareceram aqui:

  • Católicos
  • Evangélicos
  • Adventistas
  • Deístas
  • Cubistas
  • Espíritas
  • Batistas
  • Bahavistas
  • Muçulmanos
  • Hinduístas
  • Calvinistas
  • Judeus
  • Socialistas
  • Esotéricos
  • Googlistas
          Religiosos que faltam aparecer aqui:

  • Ubandistas
  • Zoroastras
  • Mórmons
  • Testemunhas de Jeová
  • Taoístas
  • Ascencionados
  • Jedaístas
  • Pastafarianos
  • Indígenas
  • Satanistas

Mais completo que isso, só citando quantas vezes cada um desses religiosos apareceram aqui.

Temos uma taoísta aqui, e você esqueceu dos budistas.  Ascensionados, posso lembrar de um ou dois.  Ex-satanistas há pelo menos um.  Não vou citar nomes.

É bem verdade que proselitismo taoísta ainda não vi, e não me lembro de proselitismo satanista tampouco.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #22 Online: 19 de Novembro de 2007, 11:02:04 »
A propósito, eu já frequentei um grupo Bahai.  Não é o que eu chamaria de religião com afinidades céticas, e receio que não tem o espaço para ateus que julgo necessário em uma religião na atualidade.  Também há muita controvérsia interna sobre o grau de centralização administrativa da mesma.

Dito isto, é uma das religiões mais sensatas que já conheci.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline PedroAC

  • Nível 25
  • *
  • Mensagens: 1.172
  • Sexo: Masculino
    • PedroAC
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #23 Online: 19 de Novembro de 2007, 12:56:53 »
Correto. :ok:
O Deísmo é mais baseado na Filosofia. Lógico que a Ciência tem uma participação importantíssima na compreensão do Universo, mas não para Deus. Este está a muito além do raciocínio humano.
O Livre-pensar é o escopo mais importante, emacipação religiosa ( a independência de Deus ) e a reponsabilidade humana são os pontos principais para o pensamento deísta.
Obrigado, Pedro. :ok:   
De nada.  :wink:
É uma prova que mostra que não é necessário ser religioso para acreditar na existência de um Deus.
Acho que maioria dos ateus não critica a crença na existência de um Deus em si mesma, mas a atitude em relação a essa crença. Os crentes fervorosos que falam em autoridade suprema, obediência e teocracia ainda não perceberam isso?
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Mancha Negra

  • Nível 16
  • *
  • Mensagens: 409
  • Sexo: Masculino
Re: COMPREENDENDO O HOJE... SOLUCIONANDO O AMANHÃ
« Resposta #24 Online: 19 de Novembro de 2007, 13:47:38 »
Correto. :ok:
O Deísmo é mais baseado na Filosofia. Lógico que a Ciência tem uma participação importantíssima na compreensão do Universo, mas não para Deus. Este está a muito além do raciocínio humano.
O Livre-pensar é o escopo mais importante, emacipação religiosa ( a independência de Deus ) e a reponsabilidade humana são os pontos principais para o pensamento deísta.
Obrigado, Pedro. :ok:  
De nada.  :wink:
É uma prova que mostra que não é necessário ser religioso para acreditar na existência de um Deus.
Acho que maioria dos ateus não critica a crença na existência de um Deus em si mesma, mas a atitude em relação a essa crença. Os crentes fervorosos que falam em autoridade suprema, obediência e teocracia ainda não perceberam isso?
Este é o ponto que discutimos a respeito da religião e suas atitudes autoritárias em determinar o que é "Deus" e o eles acham que seja. O Deus filosófico, em si, não é um Deus religioso, mas um Ente que está muito longe das aspirações humanas.
Porém, conheço ateus que negam qualquer possibilidade de uma Entidade que coordene as estruturas universais, porém que não controle os anseios humanos. ( Eu não estou colocando o termo divindade, pois acredito que o conceito "divino" não seja necessário. Afinal, o Deus filosófico está mais preocupado com o Universo do que um grupo de entes humanos. )
Eu não acho a religião um "mal" como a maioria pense, mas uma forma de interpretar o mundo sobre uma ótica "miope", todavia a religiosidade é uma forma de "lubrificar" o cerébro ante as adversidades da Natureza sobre a nossa existência. Assim, "fantaisas", "utopias", etc, são formas de conduzir as nossas mentes para interagir com a Natureza. Não como um inimigo, mas como um aliado. Logo, a crença é útil para quem necessita dela. Entretanto, não é imperativo que as pessoas creiam em alguma coisa.  Crer, creia no que quiser, mas não imponha esta crença sobre o modo de pensar dos outros. 
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!