Autor Tópico: Células-tronco são criadas sem o uso de embriões  (Lida 548 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Elieber

  • Nível 13
  • *
  • Mensagens: 281
  • Sexo: Masculino
Células-tronco são criadas sem o uso de embriões
« Online: 21 de Novembro de 2007, 15:07:12 »
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2088892-EI8148,00.html
Citar
Células-tronco são criadas sem o uso de embriões

Uma equipe internacional de cientistas conseguiu "reprogramar" células de pele humana para que tenham propriedades características de células-tronco embrionárias, mas aconselhou que, apesar da descoberta, ainda não seja abandonada a pesquisa com células-tronco.

Os pesquisadores também disseram que embora as novas células resolvam alguns dos problemas relacionados ao uso das células-tronco embrionárias em aplicações terapêuticas, como em rejeição a transplantes, outras dificuldades continuam a existir.

Os autores da pesquisa, publicada na revista Science, ressaltaram que já que o procedimento não tem o "estigma" moral da pesquisa com células embrionárias, é mais fácil de aplicar nos laboratórios de biologia molecular existentes.

Além disso, tem custo reduzido e fará com que muitos laboratórios comecem a trabalhar neste campo. A equipe, dirigida pela pesquisadora chinesa Junying Yu e o cientista americano James Thomson, conseguiu alterar as células fibroblasto, que compõem o tecido conectivo do corpo, ao introduzir quatro genes.

Após introduzir os genes OCT4, NANOG, SOX2 e LIN28, as células foram induzidas a um estado pluripotente, o que significa que têm o potencial de desenvolver-se em qualquer tipo de célula do corpo humano.

Além disso, os pesquisadores indicaram que as células resultantes têm muitas das características das células-tronco embrionárias, como a expressão de genes-chave e marcadores da superfície da célula.

Mas os cientistas advertiram que ainda é necessário realizar mais estudos para confirmar o fato de o novo procedimento criar células com as mesmas características das células-tronco embrionárias.

Yu afirmou hoje durante a entrevista coletiva na qual apresentou sua descoberta que pessoalmente não acredita ser "uma boa idéia abandonar as pesquisas em células-tronco embrionárias". "Isto é só o início e devemos entender bem a semelhança destas células com as células-tronco embrionárias", explicou.

Por sua vez, Thomson declarou: "Ficaria surpreso se pesquisadores que já iniciaram seu trabalho (em células-tronco embrionárias) o abandonassem, ainda que seja só porque se necessita de um padrão para comparar umas com as outras".

"Não gosto da idéia de terminar (a pesquisa sobre células-tronco embrionárias). Acho que deveria ser dada a chance de ambas competirem no universo científico e, pouco a pouco, os cientistas decidirão naturalmente" por uma ou por outra, acrescentou.

Thomson também disse que quando "se contemplam as dificuldades de utilizar células-tronco embrionárias em tratamentos de transplantes", que considerou um grande desafio, "as dificuldades não são resolvidas".

"Utilizando estas linhas provavelmente se resolve a rejeição imunológica, que é um grande problema. Mas o que é difícil é entender a doença que se tenta curar e colocar células no corpo de modo que realmente curem-na", sustentou.

Acrescentou que, nesse problema básico, "estas células não são distintas das células-tronco embrionárias". À respeito dos problemas éticos da pesquisa com células-tronco embrionárias, Thomson disse que nos Estados Unidos, onde o governo federal limitou o financiamento destes trabalhos, "as controvérsias políticas atrasaram a pesquisa quatro ou cinco anos".

"Entre 1999 e 2001 não houve financiamento federal para este campo. Assim, durante três anos ninguém nos EUA pôde trabalhar neste terreno. E realmente acho que jovens pesquisadores evitaram (pelo estigma)", indicou.

Thomson expressou seu desejo de que a descoberta da equipe de cientistas realize mais facilmente a pesquisa, mas repetiu a advertência de que ainda "é preciso ver se estas células são significativamente diferentes das células-tronco embrionárias".

O Bush ficou contente:
Bush comemora células-tronco sem uso de embriões
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2089623-EI8148,00.html
« Última modificação: 21 de Novembro de 2007, 15:09:59 por L I E B »
Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re: Células-tronco são criadas sem o uso de embriões
« Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2007, 18:07:50 »
Uma notícia similar havia sido dada há cerca de 2 anos :hein:



Uma pergunta aos biólogos e/ou entendidos em desenvolvimento:

Essas "células tronco" são totipotentes, e se sim, tem o potencial de serem "usadas" como zigoto ou estão bem próximas disso?

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re: Células-tronco são criadas sem o uso de embriões
« Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2007, 23:50:01 »
Essas "células tronco" são totipotentes, e se sim, tem o potencial de serem "usadas" como zigoto ou estão bem próximas disso?
Células-tronco são pluripotentes.


Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re: Células-tronco são criadas sem o uso de embriões
« Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2007, 03:13:07 »
As células-tronco totipotentes são encontradas somente nos embriões. As totipotentes são aquelas presentes nas primeiras fases da divisão, quando o embrião tem até 16-32 células (até três ou quatro dias de vida).

As pluripotentes surgem quando o embrião atinge a fase de blastocisto (a partir de 32-64 células, aproximadamente, a partir do 5º dia de vida). As células internas do blastocisto são pluripotentes, enquanto as células da membrana externa do blastocisto destinam-se a produzir a placenta e as membranas embrionárias. Supõe-se que algumas células pluripotentes permanecem nos tecidos até a fase adulta, com a função de regenerá-los.

As células-tronco multipotentes são aquelas encontradas nos tecidos adultos (medula óssea, cérebro, fígado, coração, etc) ou no sangue do cordão umbilical.


www.incl.rj.saude.gov.br/incl/celula-tronco/index.asp


 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!