Por que o DF também precisa de três senadores? Os três de GO já não bastariam?
DR e GO são unidades da federação autônomas. Goiás não tem nada a ver com o DF, só o fato de ser seu vizinho por todos os lados...
É, é verdade. Mesmo assim é algo para questionar-se.
Claro que é. Faz de conta que Sergipe deveria ter a mesma força no Senado que São Paulo. Da mesma forma os inúmeros Estados do nordeste que são super-pequenos, como Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Pernambuco etc. Todos nós deveríamos saber que todos estes Estados deveriam ser um só. Mas são cinco, ou seja, possuem 15 senadores... E tão querendo dividir o Maranhão em em dois, e pior, há o apoio do governador. Isso facilitará muito as coisas.
Parece-me claro que o DF deveria pertencer a Goiás. Brasília deveria ter um Prefeito e ser a sede nacional do governo, só isso. O Amapá e Roraima deveriam ser territórios e não Estados. Ambos tem mais de 40% do território comprometido por aldeias indígenas. Roraima então acabou quando Lula criou a reserva Raposa Serra do Sol. Grande parte do Amazonas, Mato Grosso e Pará deveriam ser divididos em territórios.
O Espírito Santo também poderia ser fundido com o Rio de Janeiro. E talvez até o Paraná poderia ser fundido com Santa Catarina. Do jeito que nosso Estado é, centrista e com estados pouco autônomos, ter menos deles é muito melhor e muito econômico. Se fôssemos uma federação de verdade, daí sim era interessante dividir em vários pedaços, como nos EUA.