Autor Tópico: Alunos de Medicina querem homeopatia no currículo  (Lida 2940 vezes)

APODman

• Visitante
Alunos de Medicina querem homeopatia no currículo
« Online: 06 de Junho de 2005, 11:38:45 »
Absurdo !

Alunos de Medicina querem homeopatia no currículo

São Paulo - Pesquisa com estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) revelou que 56% dos entrevistados se mostraram bastante interessados no aprendizado de acupuntura e homeopatia.

Pelo menos 85% consideraram que as duas especialidades deveriam fazer parte do currículo do ensino médico, de forma opcional (72%) ou obrigatória (19%). Foram ouvidos 484 alunos da graduação da FMUSP.

Apesar de serem reconhecidas como especialidades médicas no Brasil, nenhuma das duas é ensinada na maioria das faculdades.

76% dos entrevistados não tinham nenhum ou pouco conhecimento sobre as especialidades, mas 67% atribuíram algum grau de eficácia a elas e 35% defenderam a incorporação pelos serviços públicos.

O estudo foi coordenado pelo médico homeopata da FMUSP Marcus Zulian Teixeira.

fonte: http://www13.estadao.com.br/educando/noticias/2005/jun/06/42.htm

[ ]´s

Poindexter

• Visitante
Re.: Alunos de Medicina querem homeopatia no currículo
« Resposta #1 Online: 06 de Junho de 2005, 11:40:41 »
Acupuntura, tudo bem. Homeopatia, NÃO! Apesar desta minha opinião, se quiser se ensinar Homeopatia, fazer o quê, se o CFM reconhece...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2005, 11:53:51 »
sabem o que me intriga na homeopatia? bebemos água tratada, certo, há quem beba? pois então, imagine pelo que não passaram as águas do esgoto. imagine toda sua memória.
bebemos merda?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2005, 12:25:25 »
Citação de: APODman
76% dos entrevistados não tinham nenhum ou pouco conhecimento sobre as especialidades

Tá explicado.

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2005, 13:06:35 »
É que Homeopatia dá dinheiro né.

Já ouviram a expressão "Quando o dinheiro fala a verdade cala"?

Homeopatia é um negócio tão bom que eu até penso em abrir uma farmácia homeopática. :twisted:
"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
Re: Re.: Alunos de Medicina querem homeopatia no currículo
« Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2005, 13:42:33 »
Citação de: QUASAR
É que Homeopatia dá dinheiro né.

Já ouviram a expressão "Quando o dinheiro fala a verdade cala"?

Homeopatia é um negócio tão bom que eu até penso em abrir uma farmácia homeopática. :twisted:

vai ser mais fácil que vender água no deserto :P
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Junho de 2005, 16:58:38 »
Citação de: bruno
sabem o que me intriga na homeopatia? bebemos água tratada, certo, há quem beba? pois então, imagine pelo que não passaram as águas do esgoto. imagine toda sua memória.
bebemos merda?

Reposta provavel de um homeopata: esta água não passa pelas completas 100 agitações iguais das farmácias homeopáticas.

E não acho que as àguas do esgoto são reaproveitadas. São apenas descartadas nos rios novamente. Admito que não sei se há cidades que usam águas que já receberam esgoto tratado. Mas enfim, entendo o que você quer dizer...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2005, 17:52:46 »
Birigüi tem sistema de tratamento de água. A água vem do Rio Baixotes e volta pro Rio Baixotes pra poder vir de novo... Legal não?  :hihi:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Poindexter

• Visitante
« Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2005, 17:59:25 »
Estamos sempre tomando água ex-componente de esgoto. Sabem como é... evaporação, condensação...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2005, 18:16:46 »
Citação de: Poindexter
Estamos sempre tomando água ex-componente de esgoto. Sabem como é... evaporação, condensação...

Diretamente, você entendeu...  |(

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2005, 18:25:50 »
Mesmo assim, digamos que a água seja apanhada num rio de água cristalina que não teve nenhum derrame de esgoto na sua extensão até ali.

Por mais limpo que seja o rio algum peixe certamente fez cocô na água, pelo que me consta peixe não sai da água para dar uma cagadinha, e tem ainda as fezes dos bichos que a chuva levou para o rio, mesmo que diluídas.

Não tem jeito, de um jeito ou de outro vai ter bosta na água, dessa os homeopatas não se livram.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 06 de Junho de 2005, 18:28:11 »
Claro, claro... Estava apenas questionando o esgoto humano. Muitas vacas cagam perto de rios também, e acabam contaminando...

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #12 Online: 06 de Junho de 2005, 18:32:50 »
fora que mesmo que eles digam que a água precisa passar por um processo que só se faz em laboratório, eles não conseguem uma água absolutamente distilada, então quando ele forem fazer as "batidinhas" vai ter um monte de substância ali em concetração semelhante as dos princípios ativos (sic), então elas tbm teriam seus efeitos potencializados... ou será que por mágica só os principios ativos que eles dizem que funcionam exercem efeito no tratamento |(

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #13 Online: 06 de Junho de 2005, 19:01:45 »
Sem contar que o ar não é limpo, durante as 100 batidas o ar que está junto no vidro que terá alguma partícula de alguma coisa em suspensão e que vai acabar dentro da água vai ser "potencializado" junto.

É estranho mesmo que só o princípio ativo que o médico ou o farmaceutico quer seja potencializado.

Sem contar que o método para escolher os princípios ativos é esdrúxulo, um exemplo:

GRIPE
Sintoma: olhos lacrimejando (entre outros)
Princípio ativo: extrato de cebola (pois cebola faz lacrimejar também).

É de chorar né :cry:

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #14 Online: 06 de Junho de 2005, 19:05:52 »
Sem contar que o ar não é limpo, durante as 100 batidas o ar que está junto no vidro que terá alguma partícula de alguma coisa em suspensão e que vai acabar dentro da água vai ser "potencializado" junto.

É estranho mesmo que só o princípio ativo que o médico ou o farmaceutico quer seja potencializado.

Sem contar que o método para escolher os princípios ativos é esdrúxulo, um exemplo:

GRIPE

isso não é de chorar, de chorar é um amigo meu inteligente pra kct fazer uso disso :(

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Junho de 2005, 22:58:10 »
Citação de: esperto

GRIPE

isso não é de chorar, de chorar é um amigo meu inteligente pra kct fazer uso disso :(

Aí é que tá, ele é um cara inteligente, percebeu o potencial $ do negócio. 8)

rizk

• Visitante
Re: Alunos de Medicina querem homeopatia no currículo
« Resposta #16 Online: 07 de Junho de 2005, 02:37:49 »
Ok, meu orgulho acabou de ir pro brejo!

Se "76% dos entrevistados não tinham nenhum ou pouco conhecimento sobre as especialidades", estão dando PALPITE!!! Isso não é digno. Vão aprender em CASA, porra, depois volta pra faculdade e vai estudar a sério. Se catar.

Poindexter

• Visitante
Re: Alunos de Medicina querem homeopatia no currículo
« Resposta #17 Online: 07 de Junho de 2005, 08:04:02 »
Citação de: rizk
Ok, meu orgulho acabou de ir pro brejo!

Se "76% dos entrevistados não tinham nenhum ou pouco conhecimento sobre as especialidades", estão dando PALPITE!!! Isso não é digno. Vão aprender em CASA, porra, depois volta pra faculdade e vai estudar a sério. Se catar.

Da mesma forma, os corpos discentes devem ter nenhuma ou muito pouca voz nos Conselhos Universitários e em eleições para reitor, já que possuem pouco conhecimento sobre os candidatos ao posto e sobre as rotinas administrativas das universidades. :)

Offline Jonh Ford

• Nível 10
  • *
« Resposta #18 Online: 07 de Junho de 2005, 10:45:43 »
O Conselho Federal de Medicina reconhece a homeopatia? Como é isso fora do Brasil?

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #19 Online: 08 de Junho de 2005, 08:55:49 »
Citação de: Jonh Ford
O Conselho Federal de Medicina reconhece a homeopatia? Como é isso fora do Brasil?

Tah aih. Boa pergunta.
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 08 de Junho de 2005, 09:48:55 »
Que oportunismo mais barato e anti-ético... abrir um consultório de homeopatia exige muito menos investimento, especialização e atualização profissional do que trabalhar como um médico de verdade.  E não é para menos, já que não é medicina de verdade.

Mas imagino que a idéia de "ser médico" com esses atalhos todos e podendo se eximir da responsabilidade de exercer a profissão tem seus atrativos.

Realmente, que pouca vergonha.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 08 de Junho de 2005, 22:12:42 »
Citação de: Jonh Ford

Aqui no Brasil é reconhecida como especialidade médica pelo CFM. E até onde eu sei, este é o único país do mundo em que ocorre essa aberração.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 09 de Junho de 2005, 00:55:00 »
te espanta, angelo? brasil é brasil. no brasil até nepotismo é oficial.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!