Autor Tópico: China acusa dalai-lama de romper regras de sucessão do budismo  (Lida 866 vezes)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
China acusa dalai-lama de romper regras de sucessão do budismo
« Online: 22 de Novembro de 2007, 14:41:54 »
China acusa dalai-lama de romper regras de sucessão do budismo

O Ministério das Relações Exteriores chinês disse nesta quinta-feira que o dalai-lama rompeu o protocolo religioso ao considerar a hipótese de escolher seu sucessor antes de sua morte, em vez de confiar no processo de reencarnação.

Na última terça-feira, o dalai-lama, 72, declarou ao jornal japonês "Sankei Shinbun" que poderia quebrar a tradição para impedir a intromissão das autoridades chinesas na escolha de seu sucessor.

A hipótese já havia sido considerada há mais de um ano pelo líder espiritual, que chegou a pensar em uma espécie de concílio para escolher seu sucessor entre a comunidade de monges residentes na Índia.

"Consideramos que as afirmações do dalai-lama violam os rituais religiosos e as convenções históricas", disse o porta-voz da chancelaria chinesa, Liu Jianchao, durante uma coletiva de imprensa.

"A reencarnação de um buda é a única via de sucessão do budismo tibetano", acrescentou.

"Se o povo tibetano quer conservar o sistema do dalai-lama, uma das possibilidades que levei em consideração com meus assistentes é que o sucessor seja escolhido enquanto ainda estou vivo", disse o dalai-lama.

A China considera o dalai-lama um traidor desde que ele fugiu do Tibete, em 1959, após uma revolta fracassada contra Pequim, que detém o controle da região desde 1950.

No início de setembro a China divulgou uma norma que prevê que qualquer decisão sobre a reencarnação de um Buda tibetano necessita de uma autorização oficial do governo de Pequim.

Em 1995, um menino de 6 anos escolhido como futuro Panchen Lama --segundo posto da hierarquia budista tibetana-- desapareceu, e acredita-se que agora viva em prisão domiciliar sob controle chinês.

Depois de seu desaparecimento, a China escolheu um candidato que jurou fidelidade ao governo.

Fonte
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
Re: China acusa dalai-lama de romper regras de sucessão do budismo
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2007, 15:12:28 »
Claro, agora a china virou defensora dos bons costumes Budistas.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2007, 16:37:58 »
E tem gente que ainda considera a CHina uma boa substituta ao império americano.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2007, 16:54:59 »
E tem gente que ainda considera a CHina uma boa substituta ao império americano.

Tá loco? Eles são milhões de vezes piores. Eu ainda acho que haverá um colapso ambiental da China.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2007, 17:29:34 por Amon »
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2007, 17:01:32 »
Tá loco? Eles são milhões de vezes piores. Eu ainda torço por um colapso ambiental da China.
Um colapso ambiental em 1/3 do planeta?!

:susto:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2007, 17:02:47 »
Alas, colapsos ambientais raramente ficam circunscritos na região de origem...

Mas sim, a China vai ser pior que os EUA.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2007, 17:14:07 »
Tá loco? Eles são milhões de vezes piores. Eu ainda torço por um colapso ambiental da China.
Um colapso ambiental em 1/3 do planeta?!

:susto:

Vai acontecer. O rio amarelo vai secar e o deserto vai avançar sobre Pequim e demais regiões férteis da China. Pode escrever...

Isso em não muito tempo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2007, 17:16:46 »
E então, a 3a guerra. Já pensou, mais de um bilhão de chineses com fome?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2007, 17:29:09 »
E então, a 3a guerra. Já pensou, mais de um bilhão de chineses com fome?

Já...será terrível. A palavra torço que usei antes não ficou bem colocada nao rs...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 23 de Novembro de 2007, 00:07:42 »
"Se o povo tibetano quer conservar o sistema do dalai-lama, uma das possibilidades que levei em consideração com meus assistentes é que o sucessor seja escolhido enquanto ainda estou vivo", disse o dalai-lama.

E por que não, afinal de contas?  Quem teria mais autoridade do que ele para escolher seu próprio sucessor?

Incrível ver o governo comunista chinês querendo posar de guardião das Verdadeiras Tradições Religiosas...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!