Autor Tópico: O Culto do Multiculturalismo  (Lida 3068 vezes)

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
O Culto do Multiculturalismo
« Online: 25 de Novembro de 2007, 19:41:20 »
O Culto do Multiculturalismo

Rodrigo Constantino

“Uma cultura só tem importância se for boa para os indivíduos”. (Kwame Anthony Appiah)

Uma das maiores ameaças à liberdade individual atualmente encontra-se no culto do multiculturalismo. Vários autores notaram este risco, entre eles Thomas Sowell, da Escola de Chicago. Em sua coletânea de textos Barbarians Inside the Gates, Sowell lembra que o mundo sempre foi multicultural, por séculos antes de o termo ser cunhado. Tratava-se de um multiculturalismo num sentido prático, diretamente oposto ao que o atual culto dos relativistas culturais prega. Como exemplos, Sowell lembra que o papel onde seu livro foi escrito fora inventado na China, as letras vieram da Roma antiga e os números da Índia, através dos árabes. O autor é um descendente da África, que escrevia enquanto escutava música de um compositor russo.

A razão pela qual tantas coisas se disseminam pelo mundo todo está no simples fato de que algumas coisas são consideradas melhores que outras, e as pessoas desejam o melhor para si. Esta obviedade é justamente o contrário do que o credo do multiculturalismo atual defende, alegando que nada é melhor ou pior, mas “apenas diferente”. Na verdade, as pessoas mundo afora não apenas “celebram a diversidade”, elas escolhem aquilo de sua própria cultura que desejam manter e aquilo que preferem abandonar em prol de algo melhor vindo de fora. Quando os índios americanos, por exemplo, viram os cavalos dos europeus, eles não se limitaram a “celebrar a diferença”, eles começaram a montar em vez de ir andando. À contramão do que o culto do multiculturalismo defende, as pessoas não buscam viver “em harmonia com a natureza”, e sim obter o melhor que puderem. Eis o motivo pelo qual, desde automóveis até antibióticos, os bens demandados se espalharam pelo mundo. Não importa o que os filósofos do multiculturalismo dizem, é isso que milhões de pessoas fazem.

Para Sowell, este tipo de multiculturalismo moderno é uma dessas afetações que algumas pessoas podem se dar ao luxo de ter enquanto estão usufruindo de todos os frutos da tecnologia moderna. Normalmente não são pessoas pobres vivendo em países muito atrasados que bradam sobre as “maravilhas” das diferentes culturas. São “intelectuais” de países desenvolvidos que olham com desdém para os processos que tornam possível a produção de todo tipo de conforto que desfrutam.

Uma cultura é, segundo a definição da Enciclopédia Britânica, um padrão integrado de conhecimento humano, crenças e comportamentos que são resultados da capacidade humana de aprendizagem e transmissão de conhecimento para as gerações seguintes. Cultura consiste então em língua, idéias, crenças, costumes, códigos de conduta, instituições, ferramentas, técnicas, rituais, arte, símbolos etc. A cultura de um povo pode evoluir com o tempo. Cultura se aprende. Os relativistas culturais tentam logo acusar de “nazistas” aqueles que conseguem enxergar objetivamente instituições e costumes superiores – ignorando que Hitler falava em superioridade racial dos arianos, algo que seria inato, não aprendido. O conceito de raça humana sequer faz muito sentido. Já estoque de conhecimento, instituições, valores e avanços não só existem e variam muito de cultura para cultura, como uns são bastante superiores a outros. Ou será que alguém realmente acredita que a cultura da Suíça é apenas “diferente” daquela existente no Zimbábue, e não melhor? Será que os costumes de sacrifício infantil praticados pelos incas seriam atualmente vistos como “apenas diferentes” pelos relativistas culturais? Como conciliar isso com a demanda por um código de direitos humanos universais?

Algo inerente aos relativistas culturais, pelo fator contraditório de suas crenças, é o constante uso de dois pesos e duas medidas. Ao mesmo tempo em que relativizam todas as barbaridades provenientes da cultura atrasada que pretendem defender, esquecem o relativismo e partem para a objetividade de julgamento na hora de condenar as culturas que detestam – normalmente as mais avançadas e livres. Assim, cortar o clitóris passa a ser apenas uma “diferença cultural”, como colocar um brinco na filha. Mas o “consumismo” ocidental é algo podre, que deve ser combatido, e não apenas uma “diferença” de valores. Uma cultura que prega a morte de “infiéis” é apenas uma cultura “diferente”, enquanto se um país for se defender dessa ameaça, sua “cultura belicosa” passa a ser repugnante. Os relativistas fingem não perceber que se “tudo vale”, porque nenhuma cultura é superior a outra, então um povo pode alegar ter como valor supremo em sua cultura o extermínio de outras culturas. Com qual critério objetivo um relativista consegue julgar algo, se tudo não passa de “diferenças culturais”?

O filósofo Kwame Anthony Appiah explicou de forma bastante objetiva os riscos da visão coletivista da cultura, em detrimento ao direito de livre escolha individual. O autor, nascido em Gana, é Ph.D. pela Universidade de Cambridge e lecionou em Harvard e Princeton, além de autor do livro Cosmopolitanism, onde defende que a globalização fez bem às culturas regionais. A globalização não uniformiza, diversifica. A reclusão é que exaure a inspiração. Culturas fechadas estão fadadas ao insucesso. Basta comparar a diversidade nos Estados Unidos, com inúmeras culturas diferentes convivendo lado a lado, com a maior homogeneização de uma Coréia do Norte, isolada do mundo.

A população deve ter a liberdade de escolha de quais produtos culturais deseja consumir. Appiah dá o exemplo das camisetas que os africanos usam, deixando de lado suas roupas coloridas tradicionais. Se as camisetas cumprem a função de cobrir o corpo e são mais baratas, que mal há em deixar as vestes tradicionais para ocasiões especiais apenas? Tirar o direito de escolha dos indivíduos em nome da “preservação cultural” beira o desumano, e normalmente quem pensa assim está longe, no conforto justamente de culturas mais liberais. O mesmo vale para o resto dos produtos existentes. Os indivíduos devem ser livres para decidir qual filme desejam assistir, quais músicas querem escutar ou qual comida pretendem comer. Quanto mais liberdade de mercado, com abertura para diferentes países e culturas, maior o número de opções disponíveis. Appiah chama de “preservacionistas culturais” aquelas pessoas com bom padrão de vida em algum país ocidental, normalmente, que olham para as culturas diferentes e exóticas como algo interessante, bonito, que deveriam ser mantidas para sempre da mesma forma. Mas, como Appiah diz, “se o costume é ruim para o bem-estar de uma grande parcela daquela população, o fato de fazer parte da cultura não é motivo para insistir no erro”.

O foco deve ser o indivíduo e sua liberdade de escolha, não a tribo, a nação ou a cultura. A cultura não é um fim em si, mas um meio para a felicidade dos indivíduos. E cada um deve ser livre para escolher como quer buscar sua felicidade. Eis justamente o que o culto do multiculturalismo deseja impedir.

Fonte
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: O Culto do Multiculturalismo
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2007, 00:06:04 »
Excelente texto.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2007, 01:35:54 »
O texto é bom. Mas o que me intriga mesmo é o fato de todos seguirem uma mesma linha de pensamento no futuro. Por exemplo, um índio que escolheu trabalhar em uma indústria, não vai poder vestir o que está acostumado a vestir enquanto canta pros seus deuses, portanto, vai se adequar pra aquilo que é necessário pra ele trabalhar em tal indústria, fazendo com que ele tenha quase que praticamente uma "dupla vida", ou sei lá o que.

Acho que o problema disso, de valorizarem a escolha do indivíduo para a melhor cultura, acabará por existir então uma única cultura, a adequada e melhor pra todos. Não acham?
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2007, 03:37:58 »
O texto é bom. Mas o que me intriga mesmo é o fato de todos seguirem uma mesma linha de pensamento no futuro. Por exemplo, um índio que escolheu trabalhar em uma indústria, não vai poder vestir o que está acostumado a vestir enquanto canta pros seus deuses, portanto, vai se adequar pra aquilo que é necessário pra ele trabalhar em tal indústria, fazendo com que ele tenha quase que praticamente uma "dupla vida", ou sei lá o que.

Na prática isso raramente acontece.  Em vez de vida dupla, usualmente há algum grau de assimilação cultural, ou menos frequentemente mescla de referências culturais.

Um dos maiores benefícios da aldeia global :)

Acho que o problema disso, de valorizarem a escolha do indivíduo para a melhor cultura, acabará por existir então uma única cultura, a adequada e melhor pra todos. Não acham?

Não, não acho.  Unidade cultural, longe de ser automática, é algo que só se consegue intencionalmente e com muito esforço de manutenção.

Mas se fosse automático e fosse "a adequada e melhor para todos", só posso imaginar que isso não seria exatamente um problema...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2007, 07:03:45 »
Tirando a generalização meio tosca do que é o relativismo cultural, concordo com o autor em todos os pontos.

Recomendo a todo mundo que queira pensar sobre esse tema que leia "White Man's Burden", poema de Rudyard Kipling.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2007, 08:43:46 »
Ah, o Fardo do Homem Branco... realmente é muito bom que se conheça esse conceito.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2007, 13:59:44 »
Na prática isso raramente acontece.  Em vez de vida dupla, usualmente há algum grau de assimilação cultural, ou menos frequentemente mescla de referências culturais.

O que contradiz então a idéia do autor, não? Ou seja, o índio exemplificado, não escolhe uma cultura, escolhe as culturas que o satisfazem.
Não, não acho.  Unidade cultural, longe de ser automática, é algo que só se consegue intencionalmente e com muito esforço de manutenção.

Mas se fosse automático e fosse "a adequada e melhor para todos", só posso imaginar que isso não seria exatamente um problema...

E qual seria o problema?

Eu, sinceramente, vejo sim problema em se ter somente uma ou a cultura.

"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2007, 14:45:58 »

O problema de uma unidade cultural, é o mesmo problema de uma unidade genética, ou seja, ela diminui a possibilidade de evolução, por diminuir a margem de variabilidade.

Por exemplo, quando reduzimos uma espécie de arroz a uma única cultivar, estamos esgotando a grande maioria das possibilidades genéticas de variação o que pode levar uma espécie a extinção em caso de qualquer grande mudança ambiental.

O mesmo ocorreria com uma unidade cultural, por melhor que fosse, permitiria menores possibilidades de evolução, pois haveria apenas uma cultura evoluindo, e não várias.

A melhor solução do meu ponto de vista é realmente manter um grupo maior multicultural que usufrui do melhor de todas as culturas mas também manter os outros grupos como "pool" cultural, assim como se faz com o melhoramento genético.
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2007, 16:34:05 »

O que contradiz então a idéia do autor, não? Ou seja, o índio exemplificado, não escolhe uma cultura, escolhe as culturas que o satisfazem.

E qual seria o problema?

Sim, ele escolhe as que lhe satisfazem e as mistura.

E na sociedade atual, existem inúmeras subculturas e contra culturas, então acho difícil existir uma única cultura.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2007, 19:03:33 »
Não somos uma colônia de insetos, afinal... sempre vai haver quem pense diferente.

O que eu honestamente desprezo em certos movimentos sociais é a vontade aparente de querer criar categorias culturais estanques e intocáveis; impenetráveis a quem esteja fora delas. Isso não é promover tolerância...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2007, 21:26:16 »

Se entendi bem o artigo que abre o tópico, o autor está tentando apontar que insistir em preservar culturas "intocadas" a qualquer custo é uma forma de interferência que deve ser vista com, no mínimo, desconfiança.

Não se trata ainda de discutir se isso acontece ou não, ou com qual frequência, mas se é válido, lícito, correto querer impedir a mescla de culturas.

E qual seria o problema?

Na minha opinião, nenhum.  Você foi quem disse que não gosta muito da idéia, não?

Ah, mas isso simplesmente não tem como acontecer.  Mesmo dentro de uma simples casa de família os irmãos raramente apresentam perfis culturais muito semelhantes.

E como eu disse, se houvesse uma única cultura e fosse a que todos querem...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 26 de Novembro de 2007, 21:27:33 »
Não somos uma colônia de insetos, afinal... sempre vai haver quem pense diferente.

O que eu honestamente desprezo em certos movimentos sociais é a vontade aparente de querer criar categorias culturais estanques e intocáveis; impenetráveis a quem esteja fora delas. Isso não é promover tolerância...

Exatamente.  Uma coisa é querer preservar direitos de diversidade cultural, outra é promover rótulos e tribos artificialmente, ignorando o fato de que comunidades culturais podem e devem eventualmente acabar.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #12 Online: 27 de Novembro de 2007, 01:11:21 »
Se entendi bem o artigo que abre o tópico, o autor está tentando apontar que insistir em preservar culturas "intocadas" a qualquer custo é uma forma de interferência que deve ser vista com, no mínimo, desconfiança.

Sim, eu entendi isso também.

Não se trata ainda de discutir se isso acontece ou não, ou com qual frequência, mas se é válido, lícito, correto querer impedir a mescla de culturas.

De fato, não vejo a proposta do autor pra querer "mesclar" culturas, mas sim, valorizar a escolha do indivíduo para que o mesmo venha a escolher a melhor. Por isso minhas dúvidas.

Na minha opinião, nenhum.  Você foi quem disse que não gosta muito da idéia, não?

Sim, não gosto, a princípio. É que interpretei que você não via problema em somente uma cultura existir.

Ah, mas isso simplesmente não tem como acontecer.  Mesmo dentro de uma simples casa de família os irmãos raramente apresentam perfis culturais muito semelhantes.

E como eu disse, se houvesse uma única cultura e fosse a que todos querem...

Mas é o que eu entendi do texto. Pra mim, ele tenta propor que futuramente, tais culturas deixariam de existir, pois se tornariam absoletas.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2007, 01:13:49 por Raphael »

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #13 Online: 27 de Novembro de 2007, 01:15:13 »

Vide o dia da consciência negra.... affff

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Novembro de 2007, 02:09:38 »
Quem aqui acha que, por exemplo, deve se deixar as pessoas que vivem de forma dos caçadores coletores, morrerem por doenças cuja cura dispomos há tempos, passar fome porque não conhecem agricultura, continuar mutilando clitóris, etc., apenas para manter a sua pureza cultural étnica? E por que? Eu acho isso cruel.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 27 de Novembro de 2007, 02:15:16 »

O problema de uma unidade cultural, é o mesmo problema de uma unidade genética, ou seja, ela diminui a possibilidade de evolução, por diminuir a margem de variabilidade.

As variedades culturais estarão sempre disponíveis para quando eventualmente precisarmos, diferentemente de variação genética (ainda que teoricamente mesmo essa possa eventualmente ser reintroduzida, conforme melhora a tecnologia). Se algum dia precisarmos dos conhecimentos de caçadores-coletores, podemos recorrer aos livros e estudos sobre eles, etc. Eles não precisam continuar a viver esse meio de vida lascado em nome do bem da evolução ou diversidade cultural da humanidade. O mesmo vale para todo tipo de coisa, de índios matando bebês gêmeos porque um é o bem e o outro é o mal, etc. Isso não vale nada, duvido que poderia algum dia ser útil à humanidade como um todo, e se por ventura vier a ser, sabemos que isso ocorreu, não precisa ter uma linhagem com essa característica ativa para sofrer seleção e etc.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #16 Online: 27 de Novembro de 2007, 02:19:33 »
Quem aqui acha que, por exemplo, deve se deixar as pessoas que vivem de forma dos caçadores coletores, morrerem por doenças cuja cura dispomos há tempos, passar fome porque não conhecem agricultura, continuar mutilando clitóris, etc., apenas para manter a sua pureza cultural étnica? E por que? Eu acho isso cruel.

Ponto pra você. Também concordo com o que disses. Mas uma pergunta bem legal. :D

Como fazer então?, chegar em uma aldeia, ou sei lá o que, e dizer tudo isso que você falou?

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #17 Online: 27 de Novembro de 2007, 03:14:19 »

As variedades culturais estarão sempre disponíveis para quando eventualmente precisarmos, diferentemente de variação genética (ainda que teoricamente mesmo essa possa eventualmente ser reintroduzida, conforme melhora a tecnologia). Se algum dia precisarmos dos conhecimentos de caçadores-coletores, podemos recorrer aos livros e estudos sobre eles, etc. Eles não precisam continuar a viver esse meio de vida lascado em nome do bem da evolução ou diversidade cultural da humanidade. O mesmo vale para todo tipo de coisa, de índios matando bebês gêmeos porque um é o bem e o outro é o mal, etc. Isso não vale nada, duvido que poderia algum dia ser útil à humanidade como um todo, e se por ventura vier a ser, sabemos que isso ocorreu, não precisa ter uma linhagem com essa característica ativa para sofrer seleção e etc.

Concordo com algo do que você disse Buckaroo, mas o que eu quis dizer foi que precisamos manter este pool dentro da grande cultura, e não isolado como um grupo experimental; quanto a saber o que será ou não útil, é muito precário julgar no momentp, pois não sabemos o que pode ocorrer no futuro e até mesmo o que você acha absolutamente terrível hoje pode parecer muito interessante dependendo das condições. Quando se trata de cultura, uma simples mutação pode transformar completamente um meme, muito mais do que na genética.

Diversidade cultural não significa manter alguns grupos na miséria, em um nível de vida inferior, isto é até muito difícil, pois as culturas trocam traços entre si frequentemente, e caso uma cultura faça más escolhas e prefira conviver com seus defeitos ao invés de mudar, acabará se extinguindo expontaneamente, embora a pressão de seleção no nível cultural não seja tão alta hoje. Apenas não podemos propositadamente querer acabar com esta diversidade, acredito que isto sim seria danoso.
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 27 de Novembro de 2007, 03:43:11 »
Raphael, seu questionamento é interessante.

Vamos ver se consigo resumir e estruturar:

1) O autor condena as iniciativas que tentam preservar "pureza cultural" a todo custo; pois por um lado os indivíduos não devem ser impedidos de fazer suas escolhas culturais, e por outro culturas não devem ser mantidas vivas e intocadas indefinidamente.  Culturas de fato se tornam obsoletas e morrem, a não ser quando mudam e se adaptam.

2) no entanto isso não quer dizer que deva haver uma única cultura em algum momento futuro, ou mesmo que seja possível construir tal cultura única.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #19 Online: 27 de Novembro de 2007, 07:29:40 »
Não reclamo do Dia da Consciência Negra, não. Acho um marco importante na luta pelo reconhecimento que o preconceito existe. O que eu acho é que:

a) não precisava ser feriado (como, de todo, muitas outras datas não precisam ser feriados);

b) não pode servir como marco da divisão estanque, e sim da diversidade.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #20 Online: 27 de Novembro de 2007, 13:04:22 »
Raphael, seu questionamento é interessante.

Vamos ver se consigo resumir e estruturar:

1) O autor condena as iniciativas que tentam preservar "pureza cultural" a todo custo; pois por um lado os indivíduos não devem ser impedidos de fazer suas escolhas culturais, e por outro culturas não devem ser mantidas vivas e intocadas indefinidamente.  Culturas de fato se tornam obsoletas e morrem, a não ser quando mudam e se adaptam.

2) no entanto isso não quer dizer que deva haver uma única cultura em algum momento futuro, ou mesmo que seja possível construir tal cultura única.

Isso...!!! :lol:

É exatamente isso o que eu penso. Finalmente entendi. Minha dúvida era sobre a exclusão e o desaparecimento das culturas, nas quais os grandes movimentos tentam preservar, o que na realidade estão errados, de fato, visto que a tendência da cultura é se adaptar e, consequentemente modificar-se.

Minha dúvida era da intenção do autor, ao valorizar a opinião do indivíduo, concluir que futuramente, somente uma cultura irá existir, o que, como você mesmo disse (e eu concordo) isso jamais existirá, pois a complexidade do mundo é dominante.

Não reclamo do Dia da Consciência Negra, não. Acho um marco importante na luta pelo reconhecimento que o preconceito existe. O que eu acho é que:

a) não precisava ser feriado (como, de todo, muitas outras datas não precisam ser feriados);

b) não pode servir como marco da divisão estanque, e sim da diversidade.

Feriado é legal... :lol: Eu como futuro servidor público que pretendo ser, quer este feriadinho pra descansar.

Ma falando sério, eu concordo com você. :ok:

Principalmente no ponto 2.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 28 de Novembro de 2007, 00:24:35 »
O foco deve ser o indivíduo e sua liberdade de escolha, não a tribo, a nação ou a cultura. A cultura não é um fim em si, mas um meio para a felicidade dos indivíduos. E cada um deve ser livre para escolher como quer buscar sua felicidade. Eis justamente o que o culto do multiculturalismo deseja impedir.

E se a liberdade do indivíduo passa pela tribo, nação e cultura? Essa idéia cultural de individualismo versus coletivismo também é fruto de uma cultura, é o pensamento de uma "tribo", e até mesmo muito influente num determinado país.

Reconhecer as origens e a cultura de cada povo E INVÍDUO é importante, mas de forma a valorizar o melhor de cada cultura e não nivelando por baixo.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 28 de Novembro de 2007, 01:15:25 »
E se a liberdade do indivíduo passa pela tribo, nação e cultura? Essa idéia cultural de individualismo versus coletivismo também é fruto de uma cultura, é o pensamento de uma "tribo", e até mesmo muito influente num determinado país.

E passa, mas não entendi o seu ponto.

Reconhecer as origens e a cultura de cada povo E INDIVÍDUO é importante, mas de forma a valorizar o melhor de cada cultura e não nivelando por baixo.

Isso é evidente.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:O Culto do Multiculturalismo
« Resposta #23 Online: 22 de Julho de 2016, 12:31:06 »
<a href="https://www.youtube.com/v/8c-3YCr7zR0" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/8c-3YCr7zR0</a>

Fico curioso sobre avaliações mais científicas dessas abordagens, dos resultados sociais e mesmo educacionais. A parte de "propaganda" realmente parece tudo muito bom e inspira otimismo o modelo, especialmente na parte social, não tanto na educacional.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re:O Culto do Multiculturalismo
« Resposta #24 Online: 23 de Julho de 2016, 11:21:56 »
Eu iria fazer  a piada do troféu pá de ouro, mas bateu a nostalgia de quando a rapaziada ai encima postava.

Dbohr, Dantas e o garoto Raphael, que pena  :'(

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!