Autor Tópico: Que tipo de cotas a Alemanha deveria proporcionar aos judeus?  (Lida 5734 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Que tipo de cotas a Alemanha deveria proporcionar aos judeus?
« Online: 26 de Novembro de 2007, 04:05:19 »
Gostaria de saber. Os nazistas alemães fizeram algo muito feio com muitos judeus. Meio como uns brancos no Brasil colonial fizeram com muitos negros.

Mas nós no Brasil estamos corrigindo essa coisa feia deixando os descendentes dos negros prejudicados do passado entrarem mais facilmente na faculdade, então fica tudo bem.

Vocês não acham que a Alemanha deveria fazer algo similar quanto aos judeus? O que poderia ser, já que a natureza dos acontecimentos foi um pouco diferente?

Talvez cotas maiores que as nossas para os negros? Ou cotas com critérios ainda mais amenos de aceitação? Ou poderia  ser igual?

Se fizessem algo nesse sentido, aposto que acabava o anti-semitismo no mundo todo.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re: Que tipo de cotas a Alemanha deveria proporcionar aos judeus?
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2007, 04:14:29 »
É um questionamento interessante.

"Uma 'ação afirmativa' na Alemanha para aqules historicamente reprimidos. Dados contastam que nas universidades alemãs, apenas 8% dos estudantes são judeus. Ou seja, o nazismo pode estar morto, mas ainda existem suas mazelas. Só com as cotas para os judeus é que teremos mais igualdade étnica/religiosa nas universidades."

Quem  defende as cotas raciais dirá que ess é uma comparação injusta, porque os judeus não são economicamente inferiores aos outros alemães. Dito isso, eu pergunto então por que devemos considerar a cor da pele como critério se o raciocínio sempre nos leva a questões econômicas/sociais.

E o desvio de foco não pára aí. Porque mesmo que as cotas sejam direcionadas aos menos favorecidos economicamente/socialmente, não vai ser dando um "jeitinho" para eles entrarem na universidade que as coisas irão melhorar. É tapar o Sol com uma peneira. Acho que esse é um típico raciocinio de quem acha que precisa-se educar o "proletariado" para o país, pois só esse conhece o povo, a pobreza, o trabalho e são essas pessoas que sabem o que é melhor para o país. Típico raciocínio de quem encobre o Lula com o manto de "presidente proletário".

É desvio de foco, como sempre. Não se constrói uma casa pelo teto. Aliás, se tentares fazer isso, o resultado é claramente desastroso.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2007, 04:22:24 por Fernando »

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2007, 06:24:08 »
Não é necessário. Assim, como os negros os judeus não precisam, apenas de oportunidades. E é melhor deixar o passado, tocar a vida para frente.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2007, 08:07:52 »
Se fizessem algo nesse sentido, aposto que acabava o anti-semitismo no mundo todo.

a maior ação afirmativa do século parece ter piorado o problema, hehe
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2007, 22:54:03 »
Mas já fizeram isso sim...

A cota foi uma área de 20.700 km², só isso...  :hihi:
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2007, 00:51:55 »
Então poderíamos fazer o mesmo......Desapropriar o Acre e criar um sei lá...... Estado de Palmares....... Se os Judeus se deram bem num pedaço de deserto....

:hihi: :stunned:

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2007, 10:13:07 »
Então poderíamos fazer o mesmo......Desapropriar o Acre e criar um sei lá...... Estado de Palmares....... Se os Judeus se deram bem num pedaço de deserto....

É...ou poderíamos comprar um pedaço de algum país africano e dar de presente a todos os afro-descendentes do Brasil :stunned:
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Novembro de 2007, 16:44:10 »

É...ou poderíamos comprar um pedaço de algum país africano e dar de presente a todos os afro-descendentes do Brasil :stunned:

meio que fizeram isso com a libéria...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2007, 16:54:46 »

a maior ação afirmativa do século parece ter piorado o problema, hehe

Tem em português......
http://pt.wikipedia.org/wiki/Israel

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2007, 17:04:20 »
Para aqueles que "se garantem" não vejo o problema de ter cotas para os negros nas universidades....
Afinal ser negro, pobre e discriminado não deve ser nada fácil.
Pobre branco tem mais chances na vida de que o pobre preto, isto é um fato. Não sei qual o problema em dar uma força aos negros nesse sentido...  :?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Novembro de 2007, 17:12:32 »
Para aqueles que "se garantem" não vejo o problema de ter cotas para os negros nas universidades....
Pobre branco tem mais chances na vida de que o pobre preto, isto é um fato. Não sei qual o problema em dar uma força aos negros nesse sentido...  :?

Quero ver você provar que pobre branco tem mais chance do que pobre preto na vida. Já que é um fato, prove sua existência...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #11 Online: 27 de Novembro de 2007, 22:27:38 »
Cotas para negros se esbarram sempre no fato socio-econômico. Então porque as cotas não são socio-econômicas ao invés de raciais?

Eu, um branco e pobre, me beneficiaria mais do que um negro rico ao receber uma cota para faculdade.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 27 de Novembro de 2007, 23:57:18 »

Quero ver você provar que pobre branco tem mais chance do que pobre preto na vida. Já que é um fato, prove sua existência...
O que não faltam são as estatísticas nesse sentido, tem várias a disposição para escolher. Tem os dados do IBGE e o Retatório da UNESCO sobre racismo no Brasil. Todos com dados empíricos que demonstram de forma contuntende a situação de desigualdade sócio-racial no Brasil .

Relatório do Desenvolvimento Humano Brasil 2005

Racismo, pobreza e violência.  O relatório analisa as desigualdades raciais áreas como renda, educação, saúde, emprego, habitação e violência, e conclui que os negros estão em situação pior em todos os indicadores. O estudo aborda ainda os mitos raciais surgidos ao longo da história brasileira — como o racismo científico e a democracia racial —, a história e os desafios do movimento negro no país e a pobreza política a que a população negra está submetida. Dowload

Destaques do RDH Brasil 2005

* Democracia racial brasileira é um mito, afirma PNUD

* 'Brasil negro' é o 105ª no ranking mundial do IDH; 'Brasil branco', 44º

* Renda de branco em 1980 era o dobro da de negro em 2000

* Negros têm taxa de homicídio duas vezes maior que brancos

* Combate ao racismo exige ação conjunta de governo e sociedade
« Última modificação: 28 de Novembro de 2007, 00:09:46 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #13 Online: 27 de Novembro de 2007, 23:59:52 »
Cotas para negros se esbarram sempre no fato socio-econômico. Então porque as cotas não são socio-econômicas ao invés de raciais?

Eu, um branco e pobre, me beneficiaria mais do que um negro rico ao receber uma cota para faculdade.
Devido a desigualdade ser em primeiro lucar racial. Se fosse econômica, os negros (pretos e pardos) ricos ocupariam metade das vagas das universidades. Mas os brancos possuem a maior parte da riqueza e os negros a maior parte da pobreza.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2007, 00:03:40 »
Gostaria de saber. Os nazistas alemães fizeram algo muito feio com muitos judeus. Meio como uns brancos no Brasil colonial fizeram com muitos negros.

Mas nós no Brasil estamos corrigindo essa coisa feia deixando os descendentes dos negros prejudicados do passado entrarem mais facilmente na faculdade, então fica tudo bem.

Vocês não acham que a Alemanha deveria fazer algo similar quanto aos judeus? O que poderia ser, já que a natureza dos acontecimentos foi um pouco diferente?

Talvez cotas maiores que as nossas para os negros? Ou cotas com critérios ainda mais amenos de aceitação? Ou poderia  ser igual?

Penso que a confusão principal seja devido aos judeus terem a religião como ponto fundamental de seu grupo étnico.

E nisso fico com Bobbio, conforme minha assinatura:

Uma coisa é o problema da tolerância de crenças e opiniões diversas, que implica um discurso sobre a verdade e a compatibilidade teórica ou prática de verdades até mesmo contrapostas; outra é o problema da tolerância em face de quem é diverso por motivos físicos ou sociais, um problema que põe em primeiro plano o tema do preconceito e da conseqüente discriminação.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 28 de Novembro de 2007, 09:26:01 »
O que não faltam são as estatísticas nesse sentido, tem várias a disposição para escolher. Tem os dados do IBGE e o Retatório da UNESCO sobre racismo no Brasil. Todos com dados empíricos que demonstram de forma contuntende a situação de desigualdade sócio-racial no Brasil .

Nem precisa disso para provar nada. Basta sair da redoma e olhar a volta com olhos de ver....

E se não estou enganada existem também um programa desse governo para pessoas de baixa renda poderem entrar para faculdade, depois de provar através de um teste que tem capacidade para tal...não há?????

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Novembro de 2007, 10:15:03 »

Nem precisa disso para provar nada. Basta sair da redoma e olhar a volta com olhos de ver....

E se não estou enganada existem também um programa desse governo para pessoas de baixa renda poderem entrar para faculdade, depois de provar através de um teste que tem capacidade para tal...não há?????

Sair ao redor onde cara-pálida? Na minha região quase não existem negros. Os pobres são na maioria de brancos e pardos, obviamente. É tão ridículo que semana passada prestei concurso para assessor do TJ. 2650 inscritos para vagas gerais e apenas 55 para afrodescendentes. Isso demonstra a "enorme" quantidade de negros na região.

Nossas favelas são compostas de brancos, na maioria. Não faz nenhum sentido dar cota para um negro pobre e não para um branco pobre. Imagina o quanto um negro rico se beneficia disso? O pessoal as vezes esquece que este país é do tamanho de um continente.

Quanto ao programa de acesso ao ensino superior trata-se do PROUNI. É para alunos de baixa renda poderem pagar uma faculdade particular. Você faz vestibular e se passar, pode requeer o PROUNI. Serão levados me conta a nota que o aluno tirou no ENEM (exame nacional do ensino-médio) e as condições sociais do requerente. Teoricamente quanto melhor a nota no ENEM e mais pobre for o sujeito, mais chances tem de aderir ao programa.

Mas vou dizer que este programa é repleto de fraudes. Eu me formei em faculdade particular e ví vários beneficiados pelo PROUNI que moravam em sobrados de dois andares no centro da cidade, "paupérrimos"...   

Luz

• Visitante
« Resposta #17 Online: 28 de Novembro de 2007, 10:56:05 »
Quanto ao programa de acesso ao ensino superior trata-se do PROUNI. É para alunos de baixa renda poderem pagar uma faculdade particular. Você faz vestibular e se passar, pode requeer o PROUNI. Serão levados me conta a nota que o aluno tirou no ENEM (exame nacional do ensino-médio) e as condições sociais do requerente. Teoricamente quanto melhor a nota no ENEM e mais pobre for o sujeito, mais chances tem de aderir ao programa.

Mas vou dizer que este programa é repleto de fraudes. Eu me formei em faculdade particular e ví vários beneficiados pelo PROUNI que moravam em sobrados de dois andares no centro da cidade, "paupérrimos"...  

Penso que devemos ver a coisa por um outro ângulo, se me permite. Todo projeto proposto pelo governo para melhorar as condições sócio-econômica da população carente ou qualquer outra proposta é passível de fraudes.

Infelizmente, a capacidade do ser humano mesquinho de burlar as regras parece inesgotável. Os sistemas anti-fraude e de segurança existem por causa deles, que parecem estar sempre um passo a frente.

O governo, no entanto, não pode deixar de fazer novas propostas em função dos fraudadores, pois dessa forma não fará nada - tudo, por melhor que seja, estará sempre sujeito a esse tipo de ação, às escusas.

Diante dessa realidade, o esquema é tentar dificultar a ação fraudulenta, mas dificilmente poderá impedir e a medida que acontece, e quase certamente acontecerá, vai-se tentando melhorar a proposta, aumentando sua segurança e revendo os mecanismo de tempos em tempos.

Se deixarmos de fazer pela possibilidade que cada proposta tem de ser fraudada - torna-se quase impossível agir.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 28 de Novembro de 2007, 11:05:09 »
Penso que devemos ver a coisa por um outro ângulo, se me permite. Todo projeto proposto pelo governo para melhorar as condições sócio-econômica da população carente ou qualquer outra proposta é passível de fraudes.

Infelizmente, a capacidade do ser humano mesquinho de burlar as regras parece inesgotável. Os sistemas anti-fraude e de segurança existem por causa deles, que parecem estar sempre um passo a frente.

Programas de favorecimento, de fato, sempre atrairão fraudadores.  Principalmente em uma cultura em que há um acordo tácito entre governo e população de não fazer muita força para esperar sensatez de ninguém.

O governo, no entanto, não pode deixar de fazer novas propostas em função dos fraudadores, pois dessa forma não fará nada - tudo, por melhor que seja, estará sempre sujeito a esse tipo de ação, às escusas.

Não será esse um motivo para buscar alternativas que não dependam do governo?

ONGs ou empresas independentes voltadas à educação, por exemplo?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 28 de Novembro de 2007, 11:12:07 »

Diante dessa realidade, o esquema é tentar dificultar a ação fraudulenta, mas dificilmente poderá impedir e a medida que acontece, e quase certamente acontecerá, vai-se tentando melhorar a proposta, aumentando sua segurança e revendo os mecanismo de tempos em tempos.

Se deixarmos de fazer pela possibilidade que cada proposta tem de ser fraudada - torna-se quase impossível agir.

É claro e evidente!!!  E digo mais! Quanto aos fraudulentos moradores em sobrados... :P  e similares, a melhor solução é delatar, botar a boca no trombone, denunciar, fazer valer seus direitos e não se revoltar com o governo ou com quem é a favor das decisões que favorecem os menos privilegiados....  |(

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #20 Online: 28 de Novembro de 2007, 11:17:10 »

Vai dar a mesma no caso das fraudes....  O que falta é a coragem para por a boca no trombone e denunciar, pra botar o dedo na cara de quem causou a fraude.

Não descartaria o governo. E porque não a união de forças? Governo + ongs/empresas independentes ????

Luz

• Visitante
« Resposta #21 Online: 28 de Novembro de 2007, 11:24:13 »

Sobretudo, concordo plenamente. Quem deseja mudanças não pode esperar que parta dos outros - tem que fazer as mudanças que deseja.  :ok:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 28 de Novembro de 2007, 11:29:32 »
Vai dar a mesma no caso das fraudes....  O que falta é a coragem para por a boca no trombone e denunciar, pra botar o dedo na cara de quem causou a fraude.

Discordo respeitosamente, Alegra.  Governo, com raras exceções, há um só e não adianta reclamar.  Iniciativas extra-governamentais tem de zelar mais por sua própria reputação para se manter prestigiadas e relevantes.  Além do mais, concorrem entre si e por isso tendem a ser mais atuantes e dinâmicas.

Em outras palavras, tem motivos muito melhores para resistir às fraudes do que o governo teria.

Não descartaria o governo. E porque não a união de forças? Governo + ongs/empresas independentes ????

Não estou descartando, só não confio nele a ponto de pôr todos os ovos nessa cesta.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #23 Online: 28 de Novembro de 2007, 11:41:22 »

Discordo respeitosamente, Alegra.  Governo, com raras exceções, há um só e não adianta reclamar.  Iniciativas extra-governamentais tem de zelar mais por sua própria reputação para se manter prestigiadas e relevantes.  Além do mais, concorrem entre si e por isso tendem a ser mais atuantes e dinâmicas.

Em outras palavras, tem motivos muito melhores para resistir às fraudes do que o governo teria.

Sim, entendi.  :ok:   

E porque será que nenhuma ong/empresa independente não fez isso ainda? afinal o problema da educação no Brasil vem de longa data...e é de longa data também que todos sabemos que um país sem educação não vai a lado nenhum...isso é básico...  :umm:

« Última modificação: 28 de Novembro de 2007, 11:44:22 por Alegra »

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 28 de Novembro de 2007, 14:34:12 »

Concordo eu até acho a iniciativa do programa algo interessante e desejável. O problema está em que os documentos apresentados são todos auto-declarativos. Era necessário que um assistente social fosse na casa do sujeito e levantasse as informações declaradas. O próprio governo parece que cria brechas para fraudarem a lei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!