Meu cenário de pesadelo é uma guerra civil na Bolívia, que acabe em intervenção venezuelana. A idéia de um "Vietnã" num país fronteiriço ao Brasil não é das mais agradáveis.
Acho que isso está bem próximo de acontecer...
Notícia de Outubro de 2007 que inclui uma conversa que o Chapolim Colorado teve com Lullalá...
http://www.estadao.com.br/internacional/not_int65098,0.htmAlguns trechos:
""HAVANA - O presidente venezuelano Hugo Chávez afirmou no domingo, 14, em Cuba que seu país agirá militarmente se a elite da Bolívia derrubar ou assassinar o presidente boliviano, Evo Morales. Segundo a agência France Presse, o líder ameaçou, durante o seu programa "Alô Presidente", transmitido de Cuba, transformar a Bolívia em um novo "Vietnã", se a oposição boliviana tentasse acabar com a administração do colega....
O líder venezuelano acrescentou que conversou com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a necessidade de evitar um golpe na Bolívia durante a reunião que tiveram em Manaus, no mês passado.
"Eu disse a Lula: 'Lula, eu acho que devemos fazer algo para evitar que aconteça na Bolívia o que já aconteceu na Venezuela em 2002'", contou.
Hugo Chávez afirmou ainda que a Venezuela e Cuba são um mesmo país que vai em direção a uma confederação de repúblicas bolivarianas, caribenhas e sul-americanas. "No fundo, somos um só governo", disse Chávez..""
Se não me engano, a briga toda na Bolivia tb se deve a um artigo da nova constituição que dá direito ao Chapolim de intervir militarmente na Bolivia em caso de algum disturbio civil...
Como ele já tem bases militares na Bolivia, faz treinamento militar em conjunto com os Bolivianos e Cubanos em território da Bolivia... acho que a tal "nova constituição" foi feita para legitimar algo que está por vir.