Eu acho que glossolalia pode ser, primeiramente simplesmente fingimento, ou, se a pessoa não finge, ser um ataque meio "turrético", talvez induzido ritualisticamente de algum modo (emoção, jejum, tempo sem dormir, etc). Se gravarem o que é "dito", duvido que conseguissem descobrir qualquer padrão lingüístico na coisa. O que, claro, poderia ser "evidência" da língua ser divina/angelical.
Sobre xenoglossia, acontece de vez em quando de uma pessoa "aprender" subitamente a falar um idioma com o qual só teve contato "inconsciente", ou subconsciente. Como brasileiros que tenham assistido filmes estrangeiros legendados, e ouvido bastante música nesse idioma também. Isso se dá através de algum tipo de "acidente neurológico"*. Se não me engano, sempre (ou quase) desaparece depois de algum tempo, conforme o cérebro volta ao estado anterior. Talvez algum ritual religioso possa provocar o mesmo tipo de fenômeno neurológico, mas acho que na imensa maior parte é mentira ou exagero de alguém que simplesmente arranhava algum idioma, ou que talvez tivesse habilidade excepcional com idiomas, como algumas pessoas tem habilidades excepcionais em diversas áreas.
Mas eu não conheço estudos desses casos religiosos analisados nem nada.
* Acontece algo similar com habilidades artísiticas. Se o hemisfério esquerdo é desativado ou lesado, e então a pessoa adquire subitamente um talendo para desenho e talvez pintura meio "magicamente", mas também só dura até reativar o hemisfério, se isso ocorrer.