Autor Tópico: Sobre a glossolalia e a xenoglossia  (Lida 2788 vezes)

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
Sobre a glossolalia e a xenoglossia
« Online: 26 de Novembro de 2007, 22:29:28 »
A glossolalia é um fenômeno novidadeiro que se iniciou no movimento pentecostal norte americano, tal evento  ocorre em situações de exaltação religiosa caracterizado pelo comportamento de certos indivíduos que começam espontaneamente a falar línguas desconhecidas que são tidas como frutos de dom divino pelos fanáticos neo pentecostalistas, porém todo esse linguajar é inexistente etimologicamente, eu como agnóstico queria saber refutar cientificamente esta manifestação de ofício trancedental alegada pelos petencostais, como eu faria isso? Usando o argumento do lobo temporal? Até que ponto que ponto esse argumento é suficiente para vocês? Existem lacunas nesse argumento?

Mais paradoxal que a glossolalia é a xenoglossia, os adventistas do sétimo dia e as testemunhas de Jeová que são cristãos discidentes da faceta reformista da igreja não acreditam na glossolalia e sustentam suas crenças numa manifestão de ofício transcedental denominada de xenoglossia, a xenoglossia caracteriza-se por um sujeito falar em linguas previamente não aprendidas, o que isso é pessoal? Vou dar um exemplo, um missionário adventista brasileiro em missão na França precisa dominar o idioma francês para divulgar o evangelho das boas novas nesse país, mas esse tal missionário não estuda o francês numa escola especializada como já é de praxe para se aprender um novo idioma, ele simplesmente pede a seu Deus para ele conseguir falar o idioma francês a priori quando estiver envangelizando um francês, destarte, esse missionário consegue falar o idioma francês  quando ele prega para algum impío francês, esse fenômeno é tão espantoso como a glossolalia. Como pode alguém falar um idioma estrangeiro a priori sem ter estudado-o? Existe explicação científica para isso? Essa é uma das questões que intrigam a minha conciência pessoal.

Um abraço! 
« Última modificação: 26 de Novembro de 2007, 22:35:08 por Alexandre Malta »
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Sobre a glossolalia e a xenoglossia
« Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2007, 22:34:05 »
Existe algum caso bem documentado de glossolalia?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2007, 01:25:41 »
Eu acho que glossolalia pode ser, primeiramente simplesmente fingimento, ou, se a pessoa não finge, ser um ataque meio "turrético", talvez induzido ritualisticamente de algum modo (emoção, jejum, tempo sem dormir, etc). Se gravarem o que é "dito", duvido que conseguissem descobrir qualquer padrão lingüístico na coisa. O que, claro, poderia ser "evidência" da língua ser divina/angelical.

Sobre xenoglossia, acontece de vez em quando de uma pessoa "aprender" subitamente a falar um idioma com o qual só teve contato "inconsciente", ou subconsciente. Como brasileiros que tenham assistido filmes estrangeiros legendados, e ouvido bastante música nesse idioma também. Isso se dá através de algum tipo de "acidente neurológico"*. Se não me engano, sempre (ou quase) desaparece depois de algum tempo, conforme o cérebro volta ao estado anterior. Talvez algum ritual religioso possa provocar o mesmo tipo de fenômeno neurológico, mas acho que na imensa maior parte é mentira ou exagero de alguém que simplesmente arranhava algum idioma, ou que talvez tivesse habilidade excepcional com idiomas, como algumas pessoas tem habilidades excepcionais em diversas áreas. 

Mas eu não conheço estudos desses casos religiosos analisados nem nada.

* Acontece algo similar com habilidades artísiticas. Se o hemisfério esquerdo é desativado ou lesado, e então a pessoa adquire subitamente um talendo para desenho e talvez pintura meio "magicamente", mas também só dura até reativar o hemisfério, se isso ocorrer.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #3 Online: 27 de Novembro de 2007, 02:31:24 »
Eu falo difícil....:lol:

Mas é sério. Certamente é mais um fenômeno que é desencadeado pela nossa vã religião.
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 27 de Novembro de 2007, 03:46:04 »
Ou nem isso.  Ainda se sabe tão pouco sobre como as línguas são aprendidas.  Quem sabe falar línguas que "não se conhece" de forma espontânea sob certas condições não é algo perfeitamente natural e sem significado religioso?

Fenômenos impressionantes como "dar choque" em outras pessoas acontecem, afinal de contas.  E foram mistério por muito tempo, mas nem por isso tem significado religioso...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #5 Online: 27 de Novembro de 2007, 12:52:44 »
Ou nem isso.  Ainda se sabe tão pouco sobre como as línguas são aprendidas.  Quem sabe falar línguas que "não se conhece" de forma espontânea sob certas condições não é algo perfeitamente natural e sem significado religioso?

Fenômenos impressionantes como "dar choque" em outras pessoas acontecem, afinal de contas.  E foram mistério por muito tempo, mas nem por isso tem significado religioso...

Sim, claro. Mas no caso em específico, dá pra ver que é apelação, ou você discorda?
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 27 de Novembro de 2007, 23:11:21 »
Glossolalia, se entendi sua pergunta, é um fenômeno até bastante natural.  A apelação está em querer dar significado maior a ele.

Xenoglossia, ainda não vi evidência de que exista realmente.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2007, 12:42:31 »
Tem um caso de um cara, acho que era russo, qeu aprendia 1 idioma em 3 dias, viajoou o mundo fazendo isso e a agenda dele de viagens era sempre escrita na lingua local.

mas ele esquecia os idiomas na mesma velocidade que aprendia ,não duvido que fosse um charlatão.

mas acho que possa ser possivel alguém ter essa capacidade. agora de imediato me soa a truque.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2007, 11:07:04 »
Xenoglossia é normalmente um caso simples de auto-engano com baixa qualidade de confirmação empírica. Normalmente ocorre uma das alternativas abaixo:
1. O "medium" só fala uma língua que já conheça de antemão (o que nem todos presumivelmente sabem);
2. O "medium" fala português com um sotaque (mais ou menos canastrão, como os vigaristas que diziam incorporar o tal Doutor Fritz);
3. O "medium" fala uma salada de palavras estrangeiras (a famosa "embromation") que mistura palavras autênticas com bobagens, mas que passam por coisas sensatas para uma platéia pouco crítica
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!