Autor Tópico: Vouchers (Vale-Educação e Vale-Saúde)  (Lida 624 vezes)

Rhyan

• Visitante
Vouchers (Vale-Educação e Vale-Saúde)
« Online: 29 de Novembro de 2007, 12:48:16 »
"Estudos elaborados pelo Instituto Liberal mostram que os recursos gastos com educação e saúde no Brasil fossem simplesmente distribuidos aos cidadãos, tais recursos seriam suficientes para dar a toda população em idade escolar um cheque-educação suficiente para pagar o curso básico e secundário numa escola privada e um seguro de saúde básico, que pouparia o cidadão da humilhação de ser atendido no INSS ou num hospital público (quando este não está em greve)."

(Comentários do Tradutor, CT3 no segundo capítulo de Intervencinismo de Mises.)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: Vouchers (Vale-Educação e Vale-Saúde)
« Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2007, 14:39:16 »
Interessante. Mas será que o setor privado teria condições de pegar toda essa gente? Bem, poderiam privatizar as instalações públicas.

O que acho potencialmente ruim disso é eventual serviço de segunda mão, além de, no ensino, possivelmente criar uma certa divisão social de classes entre os pagantes e os não-pagantes, enquanto que, havendo escolas públicas e privadas, todos são iguais nesse sentido. :/

Rhyan

• Visitante
« Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2007, 15:22:57 »
O pessoal mais radical vê o vouchers como fase de transição, e os mais radicais ainda, não simpatizam com eles. De fato é uma medida estatal, mas muito superior ao que estamos acostumados no país.

Interessante. Mas será que o setor privado teria condições de pegar toda essa gente? Bem, poderiam privatizar as instalações públicas.

Mas essa é a idéia, e se não tem, terá.

O que acho potencialmente ruim disso é eventual serviço de segunda mão, além de, no ensino, possivelmente criar uma certa divisão social de classes entre os pagantes e os não-pagantes, enquanto que, havendo escolas públicas e privadas, todos são iguais nesse sentido. :/

Isso é um problema minúsculo, se é que ocorreria isso.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2007, 17:29:39 »
Não é muito complicado de se estimar superficialmente. Que o governo desse um vale por mês de em média 150 reais para que as pessoas buscassem planos de saúde, gastariamos 1800 por pessoa por ano. Esse valor vezes 180 milhões dá 324 bilhões. O orçamendo do Ministério da Saúde para 2007 foi de praticamente 50 bilhões em 2007, mas não duvido que o valor suba consideravelmente quando somarmos o que gastam os estados e municípios.

Isso considerando que todo mundo ganhasse o vale. Daria pra reduzir um pouco o valor final de uma maneira ou outra. Fazer quem quisesse um plano melhor perder o valor mínimo, não servindo o vale pra para pagar "meio" plano ou algo assim. Coisas nesse sentido.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2007, 18:10:14 »
... um seguro de saúde básico, que pouparia o cidadão da humilhação de ser atendido no INSS ou num hospital público (quando este não está em greve)."

(Comentários do Tradutor, CT3 no segundo capítulo de Intervencinismo de Mises.)

Quem escreveu isso aí já demonstra que não entende nada de nada:no:

Deveria se informar primeiro, antes de escrever bobagem.

O INSS não presta nenhum serviço de atendimento à saúde do cidadão.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!