Autor Tópico: "Precisa ter boa aparência" significa "não pode ser negro"?  (Lida 2899 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
"Precisa ter boa aparência" significa "não pode ser negro"?
« Online: 29 de Novembro de 2007, 13:46:52 »
Já ouvi mais de uma vez isso de que anúncios de vagas de emprego em que um dos requisitos é "boa aparência", na verdade seria um código velado significando "negros não", ou um subterfúgio para serem rejeitados por esse critério.

Mas o quanto isso é real? Há estudos a respeito, ou é algo meio "evidência anedótica"?

Sei lá, parece meio como uma dedução Sherlockiana e preconceituosa isso :hmph:

Será que realmente precisam desse critério expresso para descartar negros, no caso dos racistas? E será que é inconcebível ter um critério desses para um emprego, sem que signifique isso? 

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: "Precisa ter boa aparência" significa "não pode ser negro"?
« Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2007, 13:57:51 »
Eu sempre presumi que isso significa que o empregador não quer um cara mal-vestido ou que não toma banho ou com oitocentos piercings na cara ou uma tatuagem na testa ou um cabelo rapunzel verde e com luzinhas de natal...

Bem parece que é isso.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Suyndara

• Visitante
« Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2007, 14:09:24 »
Eu sempre presumi que isso significa que o empregador não quer um cara mal-vestido ou que não toma banho ou com oitocentos piercings na cara ou uma tatuagem na testa ou um cabelo rapunzel verde e com luzinhas de natal...

Bem parece que é isso.

Também acho :ok:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2007, 16:26:49 »
Nem sempre. Pode significar que não quer ninguém gordo, ou que use óculos, ou que não se vista direito. Depende muito do perfil do empregador.

E eventualmente pode até significar que não quer negros.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2007, 17:59:51 »
Nem sempre. Pode significar que não quer ninguém gordo, ou que use óculos, ou que não se vista direito. Depende muito do perfil do empregador.

E eventualmente pode até significar que não quer negros.

Eventualmente pode, mas não quer dizer necessariamente isso.....

Sinceramente não vejo problemas com isso.... Cada pessoa deveria poder contratar quem quisesse para sua empresa... Se o cara quer contratar a secretária incompetente e gostosona ao invés da feia e competente, problema dele.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2007, 18:39:40 »
Cada pessoa deveria poder contratar quem quisesse para sua empresa... Se o cara quer contratar a secretária incompetente e gostosona ao invés da feia e competente, problema dele.
Penso o mesmo.

Offline Ock

• Nível 00
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2007, 18:57:01 »
Desculpa ae, mas me deu a entender que foi você quem relacionou "não ter boa aparência" com "ser negro".
Pelo menos na minha impessão. Negros não têm boa aparência? Se sim, então por que seria direcionado a eles?
Talvez eu tenha entendido errado. Se foi, desculpa.
Já PENSOU na possibilidade de estar enganado?

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2007, 18:59:03 »
Aparência ruim:

Boa aparência:

::)

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2007, 19:40:30 »
Desculpa ae, mas me deu a entender que foi você quem relacionou "não ter boa aparência" com "ser negro".
Pelo menos na minha impessão. Negros não têm boa aparência? Se sim, então por que seria direcionado a eles?

Não, você não entendeu. Ele quis dizer que empresas não contratam pessoas com o argumento de "boa aparência", mas que na realidade, significa, "nada de negros", sacou?

Bem, como o Brasil é um país lindo onde não há racistas, é claro que isso é uma inverdade. :lol:

Mas falando sério. Eu não vejo problemas em se contratar pessoas ditas "diferentes". Critérios adotados por empresas para contratar funcionários são ridículos. No Brasil nem há tanta mão de obra especializada assim, escolher demais se torna patético.

E outra, uma amiga minha não foi contratada por uma loja de roupas porque não vestia 36, porra, que ridículo, eu mando tomar no cú, foda-se se vou preso, mas pelo menos saio feliz da loja. :D
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2007, 19:50:45 »

Não, você não entendeu. Ele quis dizer que empresas não contratam pessoas com o argumento de "boa aparência", mas que na realidade, significa, "nada de negros", sacou?

Bem, como o Brasil é um país lindo onde não há racistas, é claro que isso é uma inverdade. :lol:

Mas falando sério. Eu não vejo problemas em se contratar pessoas ditas "diferentes". Critérios adotados por empresas para contratar funcionários são ridículos. No Brasil nem há tanta mão de obra especializada assim, escolher demais se torna patético.

E outra, uma amiga minha não foi contratada por uma loja de roupas porque não vestia 36, porra, que ridículo, eu mando tomar no cú, foda-se se vou preso, mas pelo menos saio feliz da loja. :D

Não é bem assim. Sei que você tem uma aparência exótica mas acredite, não dá para colocar um cara entupido de piercing para trabalhar em um escritório por exemplo. Simplesmente os clientes serão afugentados. Se for boy não vão confiar, não entregarão documentos e nem farão pagamentos. Se for recepcionista os clientes irão embora. Se for algum técnico não darão credibilidade para as suas informações.

Eu to no ramo, é bem assim mesmo. Como o empresário precisa dos clientes, tem que ser assim... Em certos ramos o negócio é cara arrumadinho, totalmente normal, gravata e educadinho.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2007, 21:25:29 »
Não é bem assim. Sei que você tem uma aparência exótica mas acredite, não dá para colocar um cara entupido de piercing para trabalhar em um escritório por exemplo. Simplesmente os clientes serão afugentados. Se for boy não vão confiar, não entregarão documentos e nem farão pagamentos. Se for recepcionista os clientes irão embora. Se for algum técnico não darão credibilidade para as suas informações.

Eu to no ramo, é bem assim mesmo. Como o empresário precisa dos clientes, tem que ser assim... Em certos ramos o negócio é cara arrumadinho, totalmente normal, gravata e educadinho.

O que realmente não tem muita concordância. O Brasil é o país dos analfabetos, escolher demais só atrapalha. Infelizmente é como você disse, mas acredito que eu, enquanto professor, não vou ter problemas com isso. É como já me falaram, pra ser professor, não importa aparência, tem que ser bom.

O problema é que não sou tão bom... :lol:

Eu acho que aparência depende da profissão, o que é horrível de se dizer, já que estamos no século da "igualdade das diferenças".
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2007, 21:33:29 »
Mas é exatamente por ser o país dos analfabetos que existe essa escolha.Muita mão de obra a disposição faz com que o processo de seleção seja mais rigido.Num ambiente onde a mão de obra é escassa a pessoa não pode se dar ao luxo de escolher se a pessoa tem piercing e tatuagem , se é branca preta ou azul, se é home ou mulher, ele pega o que esta disponível.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2007, 22:50:26 »
Como bem disse o Amon, algumas vezes a aparência é importante.

Ouvi dizer que os carteiros não podem usar barbas e nem bigodes por exemplo. A idéia é não assustar as pessoas que recebem as correspondências.

Quando eu fui supervidor de censo no IBGE, ao contratar os recenseadores, o vídeo explicativo vinha com a regra de que o recenseador precisava manter a boa aparência e escolher bem a roupa de trabalho. Acham que é porque o governo quer passar a imagem de bonitinho? Que nada. As pessoas nas casas desconfiam das pessoas normais e simplismente batem as portas para os exóticos. Quanto melhor a aparência, melhor a recepção.

Agora, se um dono de uma casa de tatuagem pedir por "boa aparência", creio que os certinhos é que vão rodar e os tatuados e metaleiros é que vão se dar bem. Cada um precisa ter pessoas que dêem a cara da empresa.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2007, 01:58:24 »
Antigamente até poderia ser, hoje acho que é mais um aviso para os exóticos.
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2007, 17:57:44 »
Agora, se um dono de uma casa de tatuagem pedir por "boa aparência", creio que os certinhos é que vão rodar e os tatuados e metaleiros é que vão se dar bem.
Cotas para engravatados em casas de tatuagem! Cotas para engravatados em casas de tatuagem!

Suyndara

• Visitante
« Resposta #15 Online: 04 de Dezembro de 2007, 12:11:58 »
Agora, se um dono de uma casa de tatuagem pedir por "boa aparência", creio que os certinhos é que vão rodar e os tatuados e metaleiros é que vão se dar bem.
Cotas para engravatados em casas de tatuagem! Cotas para engravatados em casas de tatuagem!

:histeria:

Muita maldade :P

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #16 Online: 04 de Dezembro de 2007, 14:24:50 »
Já ouvi mais de uma vez isso de que anúncios de vagas de emprego em que um dos requisitos é "boa aparência", na verdade seria um código velado significando "negros não", ou um subterfúgio para serem rejeitados por esse critério.

Mas o quanto isso é real? Há estudos a respeito, ou é algo meio "evidência anedótica"?

Será que realmente precisam desse critério expresso para descartar negros, no caso dos racistas? E será que é inconcebível ter um critério desses para um emprego, sem que signifique isso? 

Acho que sim infelizmente...

Boa aparência para muitos passa pela idade, gordura e cor da pele infelizmente... :umm:

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Suyndara

• Visitante
« Resposta #17 Online: 04 de Dezembro de 2007, 14:31:28 »
Certas empresas exigem um padrão, se quer o emprego não pode fugir à ele  :wink:

Uma vendedora de Diet Shake pesando 120 Kg não colaria por exemplo, embora muitas gordinhas sejam super sexys e simpáticas  :ok:

Eu adoraria ir trabalhar de calça jeans e blusinha de alça, mas se eu não estiver de salto alto e roupa social nem entro no prédio  :wink:

É a vida!

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #18 Online: 11 de Dezembro de 2007, 16:59:38 »

Claro que não! tem feio branco, tem feio negro.... e tem neguinhas LINDAS!!!!!!!!!
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline RoniSyze

• Nível 01
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Dezembro de 2007, 19:38:09 »
Nestes anuncios, eu pelo menos entendo que boa aparência é simplesmente estar trajado de acordo com os dogmas apregoados pela sociedade "racional".
Um terninho, camisa, simples. Se fosse pela aparência física, 80 % dos homens estariam "fodidos". O homem é uma aberração, visualmente falando.
Se salvam as mulheres, "a perfeita criação". Já que trajando algo "menos convencional" pode potencializar sua contratação.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2007, 22:21:07 por RoniSyze »
We found you hiding we found you lying Choking on the dirt and sand, Your former glories and all the stories, Dragged and washed with eager hands, But oh your city lies in dust, my friend

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 22 de Dezembro de 2007, 19:47:05 »
(...)
Se salvam as mulheres, "a perfeita criação". Já que trajando algo "menos convencional" pode potencializar sua contratação.

Suponho que você esteja se referindo a algo assim:

Ideal para entrevistas para contratação.
Em empresas sérias, é claro!  :D
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #21 Online: 23 de Dezembro de 2007, 02:49:34 »
HSette, o manequin dela não é 36, não serve pra ser vendedora de lojas em shopping. :D

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 23 de Dezembro de 2007, 03:10:37 »
Como bem disse o Amon, algumas vezes a aparência é importante.

Ouvi dizer que os carteiros não podem usar barbas e nem bigodes por exemplo. A idéia é não assustar as pessoas que recebem as correspondências.

Quando eu fui supervidor de censo no IBGE, ao contratar os recenseadores, o vídeo explicativo vinha com a regra de que o recenseador precisava manter a boa aparência e escolher bem a roupa de trabalho. Acham que é porque o governo quer passar a imagem de bonitinho? Que nada. As pessoas nas casas desconfiam das pessoas normais e simplismente batem as portas para os exóticos. Quanto melhor a aparência, melhor a recepção.

Agora, se um dono de uma casa de tatuagem pedir por "boa aparência", creio que os certinhos é que vão rodar e os tatuados e metaleiros é que vão se dar bem. Cada um precisa ter pessoas que dêem a cara da empresa.

Infelizmente isso é verdade, nuitos golpes e assaltos aqui na minha cidade são feitos por pessoas de boa aparência (jovens, cabelos cortados, barba feita, roupas novas - não necessariamente tern e gravata). Eu que as vezes vou até o mercado de havaianas, bermuda e jaqueta,com a barba por três dias sem fazer e um cigarro na mão . so faltam correr atrás de mim.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #23 Online: 23 de Dezembro de 2007, 03:13:21 »
Isso mostra, Dodo, ao meu ver, que temos mesmo é que andar mais e mais como queremos e não nos ajoelhar a uma cultura idiota que todos temos que ser como todos.

Eu, sinceramente, não penso, por hora em mudar o meu estilo, meu cabelo, tirar meus piersings. Que se acostumem comigo, ora pois.

"Enquanto todos dão risadas de mim por eu ser diferente, eu dou risada de todos, por sererm todos iguais"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!