Autor Tópico: Jovem estrela tem 'filhos' antes da hora!  (Lida 393 vezes)

Suyndara

• Visitante
Jovem estrela tem 'filhos' antes da hora!
« Online: 29 de Novembro de 2007, 15:14:36 »
Com 'apenas' um milhão de anos, o astro já tem seus próprios planetas.

Caso raro é um 'prodígio estelar', dizem astrônomos.

Se fosse em um ser humano seria um triste caso de gravidez na adolescência. Como é em uma estrela, é um feliz caso de prodígio estelar. Astrônomos americanos encontraram uma muito jovem estrela a 450 anos-luz da Terra que, apesar da pouca idade, já está cercada de planetas.

A pequena notável, chamada de UX Tau, é parecida com nosso Sol e tem "apenas" um milhão de anos. Os cientistas que a descobriram, com a ajuda do Telescópio Espacial Spitzer, acreditam que ela pode ser muito importante para entender como os planetas do nosso Sistema Solar se formaram.

Normalmente, sistemas estelares com essa idade apresentam um disco de poeira, sem qualquer abertura, em torno da estrela. É nesse disco que os planetas nascem. Mas no caso da UX Tau já há pequenos pedaços livres de poeira, onde os pesquisadores acreditam que estão seus primeiros planetas.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL197140-5603,00-JOVEM+ESTRELA+TEM+FILHOS+ANTES+DA+HORA.html

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: Jovem estrela tem 'filhos' antes da hora!
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2007, 17:18:34 »
Esse Spitzer é danado mesmo ( http://www.spitzer.caltech.edu/spitzer/index.shtml )!

Ainda tem muito a descobrir. A faixa do espectro visível representa apenas uma pequena porção do cosmos, ou seja, em uma noite estrelada há muito mais no céu do que nossos olhos podem ver!

E eu que ainda estou desejando um bino de observação antronômica, coitado!   :( :( :(
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2007, 17:22:20 por wstEagle »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!