Autor Tópico: Sobre Cosmologia  (Lida 1122 vezes)

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
Sobre Cosmologia
« Online: 30 de Novembro de 2007, 00:05:46 »
olá amigos

Duas perguntas:

1)Se o Universo for ciclico com big-bang´s e big-crunch´s se repetindo eternamente como fica a questão do espaço em volta do Universo?Imaginem o Universo contido em um ponto e que vai se expandindo ai em um determinado ponto ele começa a se contrair ai ele volta a ser um ponto e repete o processo , e o espaço em volta? é nada?Será que não existe um espaço em volta que faça o movimento junto com o Universo?

2)Nesse tempo surgiu alguma teoria alternativa ao Big-Bang?

abraço

Luiz

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
Re: Sobre Cosmologia
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2007, 13:04:43 »
O universo se expande nele mesmo segundo alguns astrofísicos, ou seja, não há espaço do lado de fora e na medida que tudo no universo se potencializa para energia cinética, novos “espaços” estranhamente se formam.
O big-bang(termo errôneo para o que realmente se teoriza a respeito do começo de tudo) encontra alguns desafios para ser aceito como fato. Simplesmente porque entendemos que toda a energia do universo (se há somente este?) é a mesma ontem, hoje e sempre......temos 4 forças fundamentais: A forte, fraca, eletromagnética e a gravidade(que segundo a teoria da relatividade a gravidade não deveria ser força e sim uma distorção no espaço-tempo, mas vamos lá...) onde a força forte e a fraca tem alcance muito limitado, não passa do diâmetro de um núcleo(por isto átomos gigantes como o do urânio são tão estáveis) e a eletromagnética, ao contrario, um alcance infinito(por isto vemos aglomerados distantes a mais de 1 bilhão de anos luz de nós!!).
A gravidade também nunca chega a zero sua força e até onde se sabe seu alcance é infinito também e inclusive se constatou que viaja na mesma velocidade das forças eletromagnéticas, mas assim como a luz não se sabe o que faz estas energias não terem massa de repouso e por isto estão sempre em movimento na velocidade máxima permitido neste universo.

Pois bem....para um começo num ponto tão pequeno e concentrado todas estas forças não poderiam existir ou o potencial seria nulo e nada poderia então mudar para outro estado......outro desafio fica no fato da ordem da existência de partículas carregadas em diferentes cargas serem possíveis na mesma proporção o que não constamos na pratica, pois não esbarramos com anti-nós pelas esquinas.
Existe uma teoria sim onde o “big-bang” do qual vemos o fundo radioativo fora provocado pelo colapso de outro universo ou mesmo de muitos universos que por algo que desconhecemos interagem uns com os outros em trocas de energia potencializadas.....eu mesma imagino que os “buracos-negros” e as flutuações quânticas estão relacionados e sejam responsáveis então por uma adição e/ou subtração de forças do nosso universo observável e podendo causar big-bangs para a existência de outros universos.

beijos

Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2007, 18:56:39 »
[evangélico]

deus criou o universo apartir do big bang e o universo só acabará quando os anjos do apocalipse voltarem e juses descer dos ceus para salvar os não pecadores!

[/evangálico]

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2007, 21:49:54 »
imaginar o nada ao redor do espaço é dificil. :hein:

Offline Artefacts.of.Chaos

• Nível 10
  • *
  • O mundo real é uma exceção!
« Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2007, 19:57:28 »
olha, existem teorias e teorias ,mas pra todos eles é tão difícil imaginar um multiverso como uma caixa de bolas de ping-pong, cada bola um universo e entre elas o verdadeiro vácuo, buracos negros perto "de uma das paredes" iria olocar matéria dentro desse vácuo, que iria accumular, se concentrar, explodir e formar mais uma bola de ping-pong, por que será que é tão difícil aceitar isso, todos preferem ficar horas viajando como se o universo tivesse proporções inimagináveis e tal e tentando entender seus fenômenos com uma teconogia ridícula, sendo que é só observar o padrão..................
Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê.

Offline Steady State

• Nível 11
  • *
« Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2007, 21:27:45 »
se o univeros é ciclico então a questão da contração é feita pelo próprio universo é isto?

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2007, 11:53:32 »
se o univeros é ciclico então a questão da contração é feita pelo próprio universo é isto?

Não concluo ser o universo cíclico, até penso que a energia que não dectamos seja o potencial cinético que o universo ganhou nos seus primeiros momentos da sua expansão e talvez nunca pare... Não sei....concluo que não há volta para o ponto inicial.

Ps.:Não consigo modificar meu post anterior por isto faço aqui a correção=> Onde falo: (por isto átomos gigantes como o do urânio são tão estáveis) eu quiz dizer INSTAVÉIS, ok? :oops!:

beijos

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2007, 08:16:39 »
A força forte realmente tem alcance limitado, mas não é só por isso que átomos pesados costumam ser mais instáveis. Aliás, a meia-vida do U235 é maior que 700 milhões de anos! Bem estável, portanto.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Janeiro de 2008, 10:55:50 »
A força forte realmente tem alcance limitado, mas não é só por isso que átomos pesados costumam ser mais instáveis. Aliás, a meia-vida do U235 é maior que 700 milhões de anos! Bem estável, portanto.

Então o que mais há? :nuke:....sou toda ouvidos.....ou melhor:OLHOS..rsrs :shock:
Aprender é o melhor da vida :D

beijos :girl-kiss:

Marcon

• Visitante
« Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2008, 11:04:16 »
olha só Lara eu entendi pouca coisa dq vc escreveu...
e qnto ao espaço em volta como foi dito por steadey state?

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Janeiro de 2008, 11:25:26 »

Não há espaço em volta!....a expansão do universo "cria" seu próprio espaço, não havendo um "lá fora".
Tentarei ser mais clara nas minhas próximas citações, mas acredite, minha linguagem é bem simples porque meu conhecimento também é...

beijos

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2008, 15:45:50 »

Não há espaço em volta!....a expansão do universo "cria" seu próprio espaço, não havendo um "lá fora".
Tentarei ser mais clara nas minhas próximas citações, mas acredite, minha linguagem é bem simples porque meu conhecimento também é...

beijos
Não existindo o 'lá fora' é bem provável que exista outros universos expandindo-se e contraindo-se a distâncias inimagináveis do 'nosso' universo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!