Autor Tópico: Acupuntura funciona?  (Lida 430 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
Re: Acupuntura funciona?
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2007, 21:12:39 »
:D

Agora, pelo menos eu sei que seu nome é Moisés. :ok:

Então, assim como respondi no outro fórum, eu fiz algumas sessões e aliviou o suficiente. :lol:

Tenho uma maldita dor ocasionada pela minha hérnia de disco. :( L4, L5, S1. Bosta.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2007, 21:15:23 por Raphael »
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
Re: Acupuntura funciona?
« Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2007, 22:57:07 »
Há alguns estudos mostrando a eficácia da acupuntura em alívio de dores osteoarticulares e neuropáticas , comparando com tratamento tradicional com anti-inflamatorios e analgésicos.
No site da Cochrane Collaboration (http://www.cochrane.org/index.htm) há revisões sistemáticas do assunto , mostrando eficácia para algumas patologias e resultados inconclusivos para outras , de forma geral eles enfatizam a necessidade de estudos com séries maiores de pacientes para se chegar a uma decisão final sobre a eficácia ( é claro que para cada patologia , já que ela é usada desde dores até depressão e dependência a drogas).

Na prática tenho observado que os pacientes com dores lombares conseguem reduzir a quantidade e a frequência do uso de anti-inflamatórios quando encaminho para o tratamento combinado com acupuntura ( embora experiência pessoal não sirva como evidência , já que não há grupo-controle...).

O interessante é que um estudo alemão mostrou que a acupuntura , na enxaqueca, levava a uma resposta similar  à da terapêutica tradicional  mesmo quando realizada em locais não padrão  , já que um dos grupos recebia as aplicações nos locais indicados pela medicina chinesa e outro em pontos aleatórios. Ao mesmo tempo que mostrou eficácia da técnica levantou questionamento quanto às bases tradicionais em que é ensinada e usada.
Para a referência http://www.thelancet.com/journals/laneur/article/PIIS1474442206703829/abstract
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!