Há alguns estudos mostrando a eficácia da acupuntura em alívio de dores osteoarticulares e neuropáticas , comparando com tratamento tradicional com anti-inflamatorios e analgésicos.
No site da Cochrane Collaboration (
http://www.cochrane.org/index.htm) há revisões sistemáticas do assunto , mostrando eficácia para algumas patologias e resultados inconclusivos para outras , de forma geral eles enfatizam a necessidade de estudos com séries maiores de pacientes para se chegar a uma decisão final sobre a eficácia ( é claro que para cada patologia , já que ela é usada desde dores até depressão e dependência a drogas).
Na prática tenho observado que os pacientes com dores lombares conseguem reduzir a quantidade e a frequência do uso de anti-inflamatórios quando encaminho para o tratamento combinado com acupuntura ( embora experiência pessoal não sirva como evidência , já que não há grupo-controle...).
O interessante é que um estudo alemão mostrou que a acupuntura , na enxaqueca, levava a uma resposta similar à da terapêutica tradicional mesmo quando realizada em locais não padrão , já que um dos grupos recebia as aplicações nos locais indicados pela medicina chinesa e outro em pontos aleatórios. Ao mesmo tempo que mostrou eficácia da técnica levantou questionamento quanto às bases tradicionais em que é ensinada e usada.
Para a referência
http://www.thelancet.com/journals/laneur/article/PIIS1474442206703829/abstract