Autor Tópico: Filosofia Clínica  (Lida 1135 vezes)

Atheist

• Visitante
Filosofia Clínica
« Online: 30 de Novembro de 2007, 23:16:56 »
Alguém conhece ou já ouviu falar?

http://www.filosofiaclinica.com.br/

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Filosofia Clínica
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2007, 01:18:22 »
Não leio páginas com visual de 1997. :)
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2007, 01:35:58 »
Já ouvi falar, mas não conheço realmente.

A idéia em si é muito boa.  Se temos mitologia clínica (mais conhecida como psicanálise), por que não filosofia clínica?  No mínimo dá mais oportunidade de expressão a quem está psicologicamente/existencialmente abalado.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2007, 14:49:14 »
Eu gostei, isso tem mais no Sul, é uma boa perspectiva. A idéia é ajudar a raciciocinar filosoficamente sobre os problemas cotidianos da vida.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2007, 14:56:55 »
Já vi na tv um filososfo que fazia psicoterapia.

Atheist

• Visitante
« Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2007, 19:55:57 »
A questão interessante é que isso pode ser utilizado no lugar da religião, para dar um apoio às pessoas...

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #6 Online: 01 de Dezembro de 2007, 21:43:06 »
Eu gostei, isso tem mais no Sul, é uma boa perspectiva. A idéia é ajudar a raciciocinar filosoficamente sobre os problemas cotidianos da vida.

é o mesmo lixo filosofico que o Cury ensina.
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2007, 21:52:17 »

Mudando de assunto: essa sua assinatura merece alguma discussão e comentário, você sabe...: "Ateus acreditam que eles são os únicos bons o suficiente para ser cientistas e que quaisquer outras religiões ou ciência são completamente inúteis e contraditórias.Por isso, alguns ateístas acreditam que viver com os pais até os 40 anos, jogar vídeo games e insultar a religião de outras pessoas na internet em todos os fóruns de discussão o dia inteiro é um padrão de vida excelente.Porém há um movimento contra o ateísmo  por ser controlado por estudantes de colégios que são gays são-paulinos colorados"

Vamos por partes:

Ateus acreditam que eles são os únicos bons o suficiente para ser cientistas e que quaisquer outras religiões ou ciência são completamente inúteis e contraditórias.

Essa é uma simplificação exagerada.  A ciência tende a encorajar o ateísmo, mas certamente não dessa forma categórica que você sugere.  Muitas pseudociências são realmente contraditórias, e a religião, por sua própria natureza, tende a valorizar o valor didático, não a coerência lógica.  Falo isso não como crítica; eu realmente acho que a religião é necessária e louvável, mas não tem por que querer "comprar briga" com a ciência.

Por isso, alguns ateístas acreditam que viver com os pais até os 40 anos, jogar vídeo games e insultar a religião de outras pessoas na internet em todos os fóruns de discussão o dia inteiro é um padrão de vida excelente.

Como assim "por isso"?  Essa caricatura é apenas isso, uma caricatura.

Especifcamente quanto a insultar a religião de outras pessoas... bom, muitas vezes é inevitável.  Algumas formas de prática religiosa mais degenerada nos obrigam a escolher entre a cumplicidade (mesmo que por omissão) ou a denúncia de certos absurdos mais sérios.  Religião é algo que tem efeitos sérios sobre a vida de muitas pessoas, não necessariamente apenas os próprios adeptos, e por isso tem de ser questionada e responsabilizada pelo que prega.

Porém há um movimento contra o ateísmo  por ser controlado por estudantes de colégios que são gays são-paulinos colorados

Homofobia é algo tão tolo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 01 de Dezembro de 2007, 21:52:42 »
Ah, sim, quem é Cury?

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Dezembro de 2007, 00:59:33 »
Ah, sim, quem é Cury?
Aquele que tá sempre na lista de mais vendidos de auto-ajuda.

___

Filosofia clínica = Psicologia - ciência?
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2007, 01:02:09 por Fernando »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!