Enquete

Na sua opinião, no Brasil o preconceito maior é:

Racial
5 (17.9%)
Social
23 (82.1%)

Votos Totais: 23

Autor Tópico: Preconceito  (Lida 2369 vezes)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re: Preconceito
« Resposta #25 Online: 05 de Dezembro de 2007, 01:43:52 »
Mas o Alenônimo tá certo. Imagina tu indo pra casa 21:00 em uma rua sem ninguém, a quem tu teria mais medo de estar te seguindo?

a) Um cara bem vestido parecendo que saiu do escritório;
b) um maltrapilho de barba por fazer que tu não faz idéia de que buraco saiu

E entre dois grupos de pessoas, um de negros e outro e japoneses?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 05 de Dezembro de 2007, 02:21:58 »
Dependeria do aspecto dos grupos.

Se os japoneses tivessem com aquelas tatuagens pelo corpo todo, alguns deles com uns dedos faltando, e pudessem estar levando katanas e shurikens com eles, os japoneses; se os negros estivessem andando naqueles carros que ficam "empinando" com um braço para fora do carro segurando uma uzi com um rap desses bem pacíficos, os negros. Já se estivessem "bem vestidos" e etc, de aparência inofensiva, sei lá, os japoneses com aquelas roupas de colegial e cabelos emo, e os negros com roupas de coral de igreja evangélica, nenhum deles. :D

Aqui no Brasil a dos negros com a arma é algo um tanto mais provável já que a yakuza não tem tnato poder por aqui, tanto quanto sei, enquanto que as gangues genéricas são descentralizadas e internacionais. :D

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 05 de Dezembro de 2007, 02:39:29 »
até alemãezinhos podem botar medo se forem carequinhas e mal-encarados. mas eles não são tão comuns...
21:00hrs, sozinho na rua, até paulo paim andaria mais rápido ao avistar uns manos.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 05 de Dezembro de 2007, 07:00:41 »
Mas o Alenônimo tá certo. Imagina tu indo pra casa 21:00 em uma rua sem ninguém, a quem tu teria mais medo de estar te seguindo?

a) Um cara bem vestido parecendo que saiu do escritório;
b) um maltrapilho de barba por fazer que tu não faz idéia de que buraco saiu

Mas será que isso é só preconceito mesmo? Afinal o maltrapilho tem a aparência que bate com a aparência de quem em geral comete crimes, e o cara de terno, não. A maioria dos assaltantes se encaixaria no perfil do maltrapilho e não no do cara de terno (a não ser em Brasília :hihi:). Lógico, nem todo maltrapilho é criminoso, mas como você não conhece o cara, vale acelerar o passo sim... neste caso, um maltrapilho branco  causaria mais receio do que um negro de terno, confirmando que o preconceito ou puro medo é mais social que racial.
"Deus prefere os ateus"

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 05 de Dezembro de 2007, 09:30:16 »
É por isso que não é em todo caso que o preconceito é ruim. A lógica é que é bem mais fácil o maltrapilho fazer algo com vc do que o cara de terno.

Já se estivessem "bem vestidos" e etc, de aparência inofensiva, sei lá, os japoneses com aquelas roupas de colegial e cabelos emo, e os negros com roupas de coral de igreja evangélica, nenhum deles
Isso me lembrou uma matéria jornalística que falou sobre os assaltantes usar a Bíblia para esconder suas armas. Agora não lembro em que região do país....  :?

Luz

• Visitante
« Resposta #30 Online: 05 de Dezembro de 2007, 10:01:03 »
Aqui em BH tá difícil selecionar, soube de dois episódios em que conhecidos tiveram o carro roubado por um homem vestindo terno, que andava na rua, falando ao celular. Ninguém desconfiaria.

O inusitado desses assaltos é que deixaram os donos dos carros num lugar distante, levando o carro, mas deixando a carteira e algum dinheiro para que pudessem pegar um taxi...  :wink:

Fiquei pensando aqui com os meus botões que, vestidos desse jeito, falando ao celular, qualquer dia desses essa nova modalidade de assaltantes, vai acabar sendo assaltada...  :lol:

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 05 de Dezembro de 2007, 10:04:32 »
O inusitado desses assaltos é que deixaram os donos dos carros num lugar distante, levando o carro, mas deixando a carteira e algum dinheiro para que pudessem pegar um taxi...
Olha as coisas melhorando. São gentis, pô.

Fiquei pensando aqui com os meus botões que, vestidos desse jeito, falando ao celular, qualquer dia desses essa nova modalidade de assaltantes, vai acabar sendo assaltada...
:histeria: :histeria:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 05 de Dezembro de 2007, 10:31:21 »
Vamos propor a criação de um órgão de classe para os assaltantes para protegê-los desses riscos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #33 Online: 05 de Dezembro de 2007, 12:41:22 »
Ah.... foi o que o Dantas disse.

Foi?  :umm:

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #34 Online: 05 de Dezembro de 2007, 12:47:04 »
Eu votei no racial.

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #35 Online: 06 de Dezembro de 2007, 20:30:18 »
Juntando a observação pessoal mais os dados estatísticos, é fácil ver que os negros sofre dupla discriminação. Primeiro devido ao racismo atual e depois por serem pobres, resultado de um racismo histórico acumulado com descaso governamental e social.

E os negros ricos?
O que tem os negros ricos? Essa minoria entre os ricos brasileiros.  :|
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 07 de Dezembro de 2007, 08:08:19 »
Vamos propor a criação de um órgão de classe para os assaltantes para protegê-los desses riscos.

E cotas de assalto para os assaltantes pobres.
"Deus prefere os ateus"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!