Autor Tópico: Serviços estatais tem maior propensão à corrupção e ineficiência?  (Lida 1383 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Serviços estatais tem maior propensão à corrupção e ineficiência?
« Online: 04 de Dezembro de 2007, 00:31:06 »
É o que eu penso.

As razões são bastante simples e lógicas:

Os administradores dos serviços públicos (principalmente dos níveis mais altos), não são donos do negócio, que se importam com o seu sucesso e eficiência, dependendo dele para o próprio sucesso. Ao mesmo tempo, o dinheiro público "não é de ninguém", a verba está lá disponível para um ladrão meter a mão, ou, na menos pior das hipóteses, ser mal investido. Para o administrador não importa tanto, o que ele ganha é praticamente o mesmo.

Não há pressão para excelência, porque cansamos de ouvir que é uma escolha entre o menos pior. Eventualmente se candidata a outro cargo, e é eleito por falta de opção, ou até é escolhido por alguém com poder para colocar quem quiser. E ficam nesse parasitismo da sociedade ad infinitum, fazendo pé de meia para se manter entre os mandatos.

Um empreendedor "de verdade" não poderia fazer algo análogo porque o dinheiro é dele mesmo. Ele não teria como roubar a si próprio, e se fizesse algo similar, ele mesmo que sairia lesado, pois seu negócio depende disso.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Serviços estatais tem maior propensão a corrupção e ineficiência?
« Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2007, 00:34:00 »
a maior questão é essa mesmo; o que é de todos não é de ninguém e o zelo que se tem com a coisa própria não se tem com a coisa pública. mas também há outros motivos acessórios, como a forma de contratação (concurso) e a impossibilidade de demissão (é muito difícil). não são, infelizmente, problemas fáceis de resolver também.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2007, 00:38:13 »
O ideal não é o Estado somente existir como regularizador?

Esse tópico vai longe...

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2007, 06:36:52 »
Um empreendedor "de verdade" não poderia fazer algo análogo porque o dinheiro é dele mesmo. Ele não teria como roubar a si próprio, e se fizesse algo similar, ele mesmo que sairia lesado, pois seu negócio depende disso.
É por esse motivo mesmo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2007, 15:29:42 »
Ontem vi num jornal da rede tv! que o MP ou sei lá quem descobre praticamente uma prefeitura por dia desviando verbas de educação. Essas são apenas as de educação. :/

Suyndara

• Visitante
« Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2007, 15:50:51 »
Ontem vi num jornal da rede tv! que o MP ou sei lá quem descobre praticamente uma prefeitura por dia desviando verbas de educação. Essas são apenas as de educação. :/

Imagina ::)

O ministro da educação quis fazer propaganda internacional do órgão que trabalho (Capes), resultado: aluga um prédio por 250 mil mensais e gastou quase 1 milhão com a reforma dele, sendo que só será usado por 5 anos até a construção definitiva de uma nova sede (não tenho os dados, mas provavelmente será uma fábula...)

Lembro que durante a reforma eu liguei pro TCU e pedi uma auditoria pq achei que a obra estava superfaturada, mas nunca verificaram :(

Com esse dinheiro dava pra financiar um monte de pesquisas, fomentar bolsas de estudos, etc. E isso pq todos me dizem que esse é o órgão menos corruptível de todos, nem imagino o que rola nos outros ministérios...

Sobre a ineficiência, depende muito do funcionário. Aqui o pessoal trabalha bastante pq tem orgulho do órgão e não quer ouvir reclamações de nenhuma universidade por aí :P

Mas o engraçado é que 250 mil para um aluguel desnecessário sempre tem, mas pro cartucho da impressora nunca :D

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #6 Online: 04 de Dezembro de 2007, 15:56:43 »
No Brasil, nego joga papel no chão, você fala: "Pô, cara, que é isso?" E o infeliz responde "A rua é pública". Dá vontade de de quebrar os dentes do sujeito.

E esse pensamento se aplica a tudo o que é público.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 04 de Dezembro de 2007, 16:03:24 »
No Brasil, nego joga papel no chão, você fala: "Pô, cara, que é isso?" E o infeliz responde "A rua é pública". Dá vontade de de quebrar os dentes do sujeito.
No Brasil: o que é de todos = não é de ninguém.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2007, 16:21:48 »

O que aliás, é um pensamento irritante!

Lembram qdo foi moda quebrar telefones públicos? patético!

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2007, 16:25:31 »
Muito patético, também fico recolhendo o lixo atrás a rua a minha garagem. E depois dias outros vem...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2007, 16:37:02 »

não só no brasil. à fórmula o tio ari chegou lá nos tempos clássicos; é universal.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
Re: Serviços estatais tem maior propensão à corrupção e ineficiência?
« Resposta #11 Online: 05 de Dezembro de 2007, 13:15:32 »

O que aliás, é um pensamento irritante!

Lembram qdo foi moda quebrar telefones públicos? patético!

Foi moda? Em sp, dependendo do bairro, ainda é moda.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #12 Online: 05 de Dezembro de 2007, 20:28:49 »
Isso pode ser respondido com uma simples pergunta:

O funcionalismo público visa a eficiência?

Obviamente que não, todo mundo sonha em trabalhar pro Estado, não tem patrão para encher, trabalha pouco e ganha bem.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Suyndara

• Visitante
« Resposta #13 Online: 07 de Dezembro de 2007, 10:57:30 »

Obviamente que não, todo mundo sonha em trabalhar pro Estado, não tem patrão para encher, trabalha pouco e ganha bem.

Não generalize :wink:

Serviço público também tem chefes, e alguns bem pentelhos...

A vantagem mesmo é a estabilidade, pelo menos no executivo o salário é compatível com a empresa privada só fica mesmo exorbitante nos cargos "de confiança' (leia-se apadrinhados políticos).

Eu tenho muito orgulho do órgão ao qual trabalho, justamente pela eficiência e competência do mesmo :ok: Mas eu admito que isso não funciona em todos os outros...

[]s

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2007, 09:20:27 »

Não generalize :wink:

Serviço público também tem chefes, e alguns bem pentelhos...

A vantagem mesmo é a estabilidade, pelo menos no executivo o salário é compatível com a empresa privada só fica mesmo exorbitante nos cargos "de confiança' (leia-se apadrinhados políticos).

Eu tenho muito orgulho do órgão ao qual trabalho, justamente pela eficiência e competência do mesmo :ok: Mas eu admito que isso não funciona em todos os outros...

[]s

Sim.

Exceções existem, mas infelizmente a regra é a ineficiência.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Suyndara

• Visitante
« Resposta #15 Online: 12 de Dezembro de 2007, 09:41:16 »
Eu sei.

E nem dá pra sentir orgulho  :'(

Trabalho na diretoria de avaliação da Capes, passamos 4 anos aprimorando o sistema, estudando, criando planilhas e índices estatísticos. Hj nosso modelo é exemplo em todo mundo e países como a França e os EUA já estão até usando nossas planilhas pra análises...Rasgam-se de elogios, mas ao analfabeto do lulalá  :chorao:

Por falar no lulalá, me lembrei que esse fdp mudou a norma da abtn para tratamentos em cerimônias e agora os doutores e phds (cientistas) serão tratados apenas com o título de "professor (a)", já advogados e deputados recebem o título de "doutores"  :no:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!