Actualidade
2007-12-06 - 00:00:00
Cimeira UE-África
Europa manda chuva de milhões para África A II Cimeira UE-África começa amanhã em Lisboa sob forte pro-tecção policial. O Comando Metropolitano de Lisboa foi reforçado com 500 agentes vindos de todo o País. Presidência portuguesa da União Europeia está confiante no reforço das relações entre Europa e África e promete milhões ao continente africano.
João Gomes Cravinho diz que Direitos Humanos vão ser discutidos Lisboa será amanhã palco do maior evento político jamais ocorrido em Portugal e talvez no Mundo. Nunca uma conferência reuniu tantos representantes ao mais alto nível – cerca de 80 – como a cimeira UE-África, que decorre neste fim-de-semana no Parque das Nações, com um elevado grau de ameaça e sob forte protecção policial. O objectivo é claro: a Europa quer reforçar as relações e já prometeu enviar uma verdadeira chuva de milhões para o continente africano.
Dois mil milhões de euros. Esta é a verba anual que a Europa vai disponibilizar para apoiar o desenvolvimento do comércio dos países africanos a partir de 2010. Mas já no próximo ano serão enviados 1,2 mil milhões de euros e em 2009 1,6 mil milhões de euros, para “apoio à competitividade comercial e à capacidade de exportação das empresas africanas”, segundo informou ontem o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho. A Comissão Europeia e os Estados-membros vão dividir os custos desta verba anual. Portugal ainda não sabe quanto irá despender.
Para ajudar na implementação da paz no continente africano, a Europa vai enviar ainda 600 milhões de euros, de modo a “permitir que a União Africana e organizações sub-regionais tenham capacidade de intervenção nos conflitos”. As medidas constam do plano de acção que será aprovado na Cimeira. Sobre a polémica em redor da presença de vários ditadores africanos na Cimeira, João Gomes Cravinho garantiu que o tema dos direitos humanos será abordado na conferência, nem que seja nas “conversas de corredor”.
(...)
"PAÍSES DA UE NÃO SÃO CURANDEIROS"
O ex-Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, considera que não cabe à UE “serem os corajosos ou os curandeiros” no que respeita a questões internas do Zimbabwe, podendo apenas “ajudar numa solução”.
(...)
BROWN EM RISCO SE VIESSE À CIMEIRA
A imagem de Gordon Brown junto do eleitorado britânico estaria em risco se comparecesse na cimeira UE/África estando presente o presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, disse ontem a analista britânica Elizabeth Donnelly.
ZAPATERO QUER PACTO PARA IMIGRAÇÃO
O primeiro-ministro espanhol, Rodríguez Zapatero, quer usar a cimeira UE/África para defender um pacto ambicioso para a imigração entre os dois continentes. Zapatero fará a intervenção pela parte europeia no capítulo da imigração.
KADHAFI FINANCIA ENCONTROS
A Embaixada da Líbia em Portugal está a financiar a realização de dois encontros do líder líbio, Muammar Kadhafi, com a comunidade africana em Lisboa na sua tenda já instalada dentro dos muros do Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, apurou o Correio da Manhã. Kadhafi recebe amanhã apenas as mulheres africanas e no domingo está marcado um encontro com mais de mil africanos.
Segundo fonte do nosso jornal, a embaixada líbia seleccionou alguns dirigentes de associações de imigrantes africanos para organizar os encontros, concedendo-os “dinheiro para contactos telefónicos, transportes e refeições” e os organizadores das reuniões serão depois “contemplados com uma verba”, cujo valor ainda se desconhece.
Mais de vinte autocarros vão partir no domingo de vários pontos da Grande Lisboa com destino a Oeiras. O líder líbio pretende conversar com a comunidade sobre a criação de uma Casa de África em Lisboa, sobre o financiamento de bolsas de estudo e apoio aos africanos mais carenciados. Depois de Lisboa, Muammar Kadhafi parte para Paris, onde se irá reunir com os africanos radicados em França.
10 DITADORES QUE COMETERAM CRIMES CONTRA OS DIREITOS HUMANOSROBERT MUGABE - ZIMBABWE
Com 83 anos, é presidente desde 1986. O regime é acusado de detenções arbitrárias e tortura.
MUAMMAR KADHAFI - LÍBIA
De 65 anos, ocupa o poder desde 1969. Financiou o terrorismo. É acusado do desaparecimento de presos políticos.
YUSUF AHMED - SOMÁLIA
De 72 anos, é presidente desde 2004. Em guerra há anos, o país é considerado um dos mais perigosos do Mundo.
MELES ZENAWI - ETIÓPIA
Tem 51 anos e é primeiro-ministro desde 1995. Polícia é acusada de tortura. Existem centenas de presos políticos.
PAUL BIYA - CAMARÕES
De 74 anos, é presidente desde 1982. É considerado um dos países mais corruptos do Mundo. Tortura é frequente.
OMAR AL-BASHIR - SUDÃO
De 63 anos, é presidente desde 1993. É considerado o pior ditador do Planeta. Extinguiu o Parlamento e os partidos.
L. GBAGBO - C. MARFIM
Tem 62 anos e é presidente desde 2000. Liberdade de imprensa é frágil e direitos de reunião não passam do papel.
F.GNASSINGBÉ - TOGO
De 41 anos, é presidente desde 2005. Regime é acusado de torturas, perseguição política e asfixia das liberdades.
IDRISS ITNO - CHADE
De 55 anos, é presidente desde 91. É acusado de deter opositores, jornalistas e pacifistas, “vítimas de julgamentos injustos”.
F. BOZIZÉ - R. C. AFRICANA
Com 51 anos, é presidente desde 2003. É acusado de deter e matar opositores políticos. Insegurança é uma constante.
Fonte: Fontes: Observatório dos Direitos Humanos e Amnistia Internacional
(...)
Ana Patrícia Dias / Miguel Curado / C.M. / R. O. / A. L.
http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=268659&idselect=9&idCanal=9&p=200