Autor Tópico: Operação Mexilhão Dourado  (Lida 985 vezes)

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
Operação Mexilhão Dourado
« Online: 06 de Dezembro de 2007, 13:00:12 »
Notícias da minha cidade 

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL207104-5605,00-POLICIA+PRENDE+SEIS+DOS+NOVE+VEREADORES+DE+ROSANA.html

Polícia prende seis dos nove vereadores de Rosana

Eles são acusados de fazer parte de quadrilha que comandava esquema de fraudes.
Operação Mexilhão cumpre 45 mandados de prisão e busca e apreensão.

A polícia prendeu na manhã desta quinta-feira (6) seis dos nove vereadores da Câmara Municipal de Rosana, cidade a 762 km de São Paulo. A Operação Mexilhão, que conta com a participação de 200 policiais, cumpre 45 mandados de prisão e de busca e apreensão em três estados. Cerca de 20 pessoas já foram presas nesta manhã.

Entre os detidos está o atual presidente da Câmara, Valdemir Santana. Ele foi levado para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Presidente Venceslau, a 620 km de São Paulo. Santana ainda não havia sido ouvido pela polícia por volta das 10h30 desta quinta.

Os presos são acusados de fazer parte de uma quadrilha que comandava um esquema de fraudes na prefeitura de Rosana. O grupo teria faturado R$ 35 milhões em dois anos com irregularidades em concorrências públicas. Entre os presos há funcionários da Câmara, da prefeitura, empresários e advogados.

Os chefes do esquema seriam dois empresários procurados pela polícia. A operação cumpre mandados em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Além de Rosana, a polícia age em Presidente Prudente, a 565 km de São Paulo, em Presidente Venceslau, a 620 km, e na capital paulista.

Rosana tem 24.229 habitantes, segundo o censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sabe o que eu acho?

Eu acho pouco
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2007, 15:07:10 por L I E B »
Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
Re: Operação Mexilhão
« Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2007, 13:13:15 »
Por que se chama Operação Mexilhão? Gostei do nome.  :)

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2007, 13:22:08 »
Na verdade me parece que é: Operação Mexilhão Dourado.

Ainda não ouvi razão mas vou dar meu palpite.

Citação de: Mexilhão Dourado

Temos uma hidroelétrica aqui, e tem que se fazer um limpeza periódica nas turbinas desta por causa desses bichinhos.

Esta hidroelétrica gera muito dinheiro pra prefeitura.

Dinheiro este "supostamente" desviado.

« Última modificação: 06 de Dezembro de 2007, 13:24:41 por L I E B »

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2007, 13:26:25 »
Ah tá!  :ok:
Bem pensado!
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2007, 13:44:10 »
O mexilhão-dourado é um pequeno molusco bivalve (que possui duas conchas) originário da China, que chegou à América do Sul nas águas de lastro dos navios mercantes, invadiu a bacia Paraná-Paraguai e que põe em risco os usos múltiplos dos recursos hídricos. Este pequeno molusco se fixa em qualquer substrato duro, tem hábito gregário e se reproduz rapidamente. A ausência de predadores e parasitas que controlem sua população faz com que se alastre pelas bacias hidrográficas brasileiras. Em 1991 foi encontrado na foz do rio da Prata, e hoje está presente no Pantanal e avança pelas usinas hidrelétricas brasileiras na bacia do rio Paraná.
 Nas usinas hidrelétricas, o acúmulo de mexilhões pode afundar equipamentos flutuantes, prejudicar a operação de equipamentos submersos e obstruir tubulações. Os sistemas de refrigeração das turbinas ficam sujeitos a entupimentos. Quando isso ocorre a geração é interrompida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!