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E-mail: especialistas recomendam bom senso nas mensagens de fim de anoPublicada em 04/12/2007 às 11h48mAgnes Dantas, O Globo OnlineO Brasil tem acesso à internet comercial há quase 13 anos, mas muita gente ainda comete erros básicos na hora de usar o e-mail. Com a aproximação das festas de fim de ano e dos amigos-ocultos digitais, das correntes solidárias e dos arquivos "animados" (em geral, em formato ".pps"), os equívocos se sobressaem e o uso do e-mail se transforma em algo próximo do desastroso, destacam especialistas.Maria Alice Soares de Castro, analista de sistemas do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP), acredita que o período de fim de ano e os desejos de "Boas Festas" e "Feliz 2008" agravam hábitos indesejados de quem usa e-mail. E pior: podem ameaçar a segurança dos usuários. Segundo Maria Alice, ao repassar ou criar mensagens de fim de ano, o usuário pode acabar por encaminhar e-mails com arquivos ou links maliciosos e conduzir o leitor a cair em armadilhas - os famosos arquivos ".pps" são alguns dos que podem transportar mais vírus, lembra Maria Alice.- Se a mensagem chega como promoção de loja virtual ou se é muito padronizada, com link para acessar um site, é melhor não abrir. Certamente é pegadinha. Mensagens de Natal e Ano Novo que trazem no remetente nomes comuns como Maria, Cláudio etc, também são um risco. Mas sem dúvida os arquivos '.pps' são os menos recomendados - alerta a especialista, ao se referir às famosas mensagens produzidas em PowerPoint.Segundo Maria Alice - autora do livro "Netiqueta - Guia de Boas Maneiras na Internet", conhecida referência entre internautas da década de 90 -, a entrada de novos usuários de computadores e o maior volume de acessos via linha discada e banda larga podem justificar a perda da noção da "etiqueta de uso do e-mail", em especial no fim de ano. Uma dica é que os novos usuários de internet consultem pessoas mais experientes para saber o que fazer e o que evitar. Os mais receosos podem ainda acessar sites como o QuatroCantos.com (www.quatrocantos.com), que reúne algumas das "lendas urbanas" mais comuns da internet, e evitar o repasse desnecessário, por exemplo, de correntes de Natal e pedidos supostamente solidários.Quando o foco do assunto passa a ser o uso do e-mail de trabalho, a situação fica ainda mais delicada. A empresária Maria Aparecida Araújo, consultora de comportamento profissional e de etiqueta social, classifica como "um horror" a circulação de mensagens eletrônicas com arquivos pesados em anexo, de textos grafados em CAIXA ALTA e de correntes de fim de ano que convidam para colaborações sem fundamento.- E-mail em caixa alta é berro. Um horror. Outra regra básica é saber que e-mail do trabalho não foi feito para tratar de assuntos pessoais. Correntes de e-mail não fazem sentido nenhum e, no mundo corporativo, muito menos. E ainda repercutem muito mal, parece que a pessoa tem tempo de sobra no trabalho. É legal receber mensagens bonitas e bem feitas no seu círculo de amizades, mas não no e-mail da empresa - alerta a especialista.Maria Aparecida destaca ainda que as regras essenciais de etiqueta no uso do e-mail também são válidas para donos de empresas de pequeno e médio porte. Segundo ela, as empresas que fizerem questão de manter o hábito de disparar mensagens de "Boas Festas" e "Feliz 2008" devem criar textos de bom gosto, objetivos, com ilustrações claras e breves, de preferência imediatamente no início do e-mail "porque poupa tempo de quem vai ler". Os nomes dos destinatários devem estar ocultos, destaca Maria Aparecida, o que evita a exposição das pessoas e faz com que cada um "se sinta individualizado".- Tudo tem que estar sempre dentro do bom senso. O equilíbrio deve pautar nossas ações escritas e faladas. Uma dica também é evitar o anexo e as mensagens longas. Uma mensagem não precisa ser longa para ser eficiente.