Autor Tópico: Presenca de menores de idade em centros espirituais  (Lida 1310 vezes)

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
Presenca de menores de idade em centros espirituais
« Online: 07 de Dezembro de 2007, 13:48:21 »
 Acredito que a presenca de menores de idade em centros espirituais ou misticos deveria ser proibida por lei federal, considerando como conteudo improprio para quem nao tem idade legal para tomar as proprias decisoes alegando que o sistema atual leva a crianca, jovem ou adolescente a ser forcado valores morais baseados em crencas espirituais em um estado laico onde todos os valores morais e eticos do jovem devem derivar-se das leis e da contituicao e nao de misticismo, ja que o segundo nao e' reconhecido como diretriz na nacao e causa confusao no julgamento dos jovens.

A presenca de menores em centros espirituais e' obviamente um fato contra a liberdade de religiao ja que na grande maioria das vezes a crianca ou jovem nao opta e nem e maduro o suficiente para optar por uma religiao e portanto tem seus direitos atacados pelos proprios pais. Posso dizer quem com certeza a maioria dos Teistas tem com origem de sua fe no sobrenatural a crenca de seus pais, assim como o nosso proprio presidente que tem a imoralidade de fazer anuncios anticonsitucionais a nacao, como ja dito por alguem aqui no forum, o lider da nacao disse algo como: Sou fiela fe que minha mae me deu a jamais tomarei uma decisao que va contra os principios catolicos. Como voces podem ver meus caros amigos, o proprio presidente e' vitima de tal abuso.

E tambem, e' muito ruim levar as criancas a igreja porque elas tem a change de terem seus cuzinhos comidos pelos padres pedofilos adeptos do capeta usando mascaras de advogados do nada como diria Nietszche.
       Assim como para ter carteira de motorista e' necessario ter 18 anos e o mesmo para ingerir bebidas alcoolicas legalmente, acho necessario que so seja permitido a um individuo escolher uma vertente religiosa apos atingir a maioridade, de modo que podera determinar por si mesmo suas crencas, ao inves de sofrer lavagem cerebral de seus proprios pais. Mais um dos casos em que eu acho que o governo tem que proteger os filhos de seus proprios pais, ja que muitos nao fazer a minima ideia do que e' liberdade individual. Eu jamais martelaria o Ateismo na cabeca de um filho e muito menos deixaria de ser orgulhoso se ele nao pensasse como eu. Como eu ja disse antes, ajude a levantas as pedras, mais deixem que eles as carreguem sozinhos.

Claro que outra coisa importante e' que o estado se torne menos hipocrita e de uma vez por todas se torne LAICO de verdade, nao permitindo a existencia de escolas de certas vertendes religiosas, que tem o mesmo efeito, e retirando do ensino qualquer referencia a religiao nas aulas de ciencias, matematica e lingua. Em historia e geografia a inclusao e' aceitavel.

Alem de que todos os juizes deveriam ter uma denominacao secular e jamais julgar baseado em suas crencas religiosas, e mais centenas de exemplos que eu posso citar que contradizem a propria constituicao.
       Uma outra grande ajuda seria a inclusao obrigatoria de aulas de filosofia secular nas escolas, fato que ja e' realidade se nao me engano, mas so entrara em vigor daqui a alguns anos.

O que eu acho e' que sua posicao religiosa nao deve depender do lugar onde voce nasceu, do que seus pais te diseram ou do que os reprentantes religiosos pregaram, mas de uma profunda reflexao sobre todas as opinioes e sua propria conclusao. E obviamente menores de idade nao sao capazes de fazer isso por si mesmos. Nao me leve a mal, nao estou criticando a inteligencia dos jovens, de modo que eu mesmo tenho apenas 16 anos (eu sei, perdi metade da minha moral nesse forum agora) o que estou dizendo e' que os direitos dos menores muitas vezes sao suprimidos pelos maiores e portando causando um direcionamento erronio da juventude.

Luz

• Visitante
Re: Presenca de menores de idade em centros espirituais
« Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2007, 14:08:32 »

Em Estado Laico não pode proibir os pais de passarem quaisquer valores religiosos a seus filhos, mas penso que ao contrário, garante esse direito - assim como o de ateísmo ou que quer que seja.

O laicismo, penso eu, garante, inclusive, ao líder desse Estado proferir sua religiosidade, mas não estendê-la aos outros ou ao próprio Estado.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2007, 14:12:28 »
E' inconstitucional na pratica!
Fere a liberdade de religiao.
Por favor leia de novo o topico.

Mas, de qualquer maneira e' interessante a sua opniao, mas tenhos pontos no meu texto contra esse argumento.

Pessoalmente, voce acham saldavel lavagem cerebral?
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2007, 14:19:01 por SoSeiQueNadaSei »

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2007, 15:03:52 »
O problema é que faz parte do culto religioso a iniciação desde muito jovem do indivíduo. Isso é presente em qualquer religião, e apesar de existir com bem menos intensidade em nosso mundo moderno ocidental, ainda existe.

Então tu proibir os pais de levaram crianças para a igreja/terreiro/centro espírita estará agredindo à liberdade de culto religioso.

Possivelmente o primeiro contato que nós ocidentais temos com a religião é no batismo. Tu proibindo o batismo estará ferindo a liberdade de culto, pois o batismo é uma importante parte do cristianismo.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2007, 15:15:43 por Fernando »

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2007, 15:14:14 »
Não fere. A criança pode até ter uma obrigação "moral" dentro da sociedade de seguir sua religião enquanto cresce (i.e, no caso do catolicismo: batismo, comunhão, missas), mas não há nenhuma obrigação jurídicapara que ela faça isso. E, quando crescer e já poder formar sua opinião, nada a impede de abandonar sua religião para seguir a outras doutrinas ou então ser guiada por princípios (que é o que nós ateus usualmente fazemos).

A criança passa a infância inteira sofrendo essa "lavagem cerebral". Até as primeiras coisas que aprende na escola são aprendidas de certa forma "na marra". Então inserir um indivíduo no culto religioso desde jovem é só mais uma. Mas assim quando crescer ela possa questionar muito do que seus pais ensinaram quando criança, ela também poderá questionar a religião em que a colocaram.

Luz

• Visitante
« Resposta #5 Online: 07 de Dezembro de 2007, 15:18:27 »
Por favor leia de novo o topico.

Mas, de qualquer maneira e' interessante a sua opniao, mas tenhos pontos no meu texto contra esse argumento.

A liberdade de religião, significa exatamente isso, liberdade de expressão religiosa, seja qual for e inclusive, inexpressão e uma das formas de expressar essa liberdade é passando os próprios valores aos filhos.

Temos que ter em mente, ainda que a contra gosto, que assim como não achamos saudável muitas coisas, cada religião também têm seus próprios pontos e somente em um Estado laico temos garantida a não intervenção.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Dezembro de 2007, 15:21:04 »
e retirando do ensino qualquer referencia a religiao nas aulas de ciencias, matematica e lingua. Em historia e geografia a inclusao e' aceitavel.
Não sei o que é pior... aulas de história e geografia com viés cristão ou esquerdista. rs

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Dezembro de 2007, 15:47:42 »
Voces tem pontos realmente interessentes, entao a minha ideia seria inpraticavel.
Mas ideologicamente ainda acho muito problematico, mas e' exatamente como o fernando disse, e' so' mais uma lavagem cerebral das dezenas que as crincas sofrem.
ah...
Que merda. Nao tem jeito mesmo pra se tornar livre pensador, tem que ter sorte de encontrar informacao. muito triste.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Dezembro de 2007, 16:10:25 »
Que merda. Nao tem jeito mesmo pra se tornar livre pensador, tem que ter sorte de encontrar informacao.
Ou tendo uma criação boa que visasse o ensino do raciocínio. Uma predisposição genética dá uma ajuda também. hehe

Edit: escrever algo mais sério...
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2007, 16:14:05 por Fernando »

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Dezembro de 2007, 16:13:28 »
hahahaha, com certeza.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #10 Online: 07 de Dezembro de 2007, 16:45:00 »
A presenca de menores em centros espirituais e' obviamente um fato contra a liberdade de religiao ja que na grande maioria das vezes a crianca ou jovem nao opta e nem e maduro o suficiente para optar por uma religiao e portanto tem seus direitos atacados pelos proprios pais.

Tenta tramitar uma lei dessas no Congresso. Se retirar os crucifixos não retiram, imagina proibir criança de entrar na igreja, por exemplo.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Dezembro de 2007, 16:46:16 »
Haha, exatemente. Cade o estado secular??
E' so mais uma das hipocrisias da nacao...

Luz

• Visitante
« Resposta #12 Online: 07 de Dezembro de 2007, 16:48:05 »
A presenca de menores em centros espirituais e' obviamente um fato contra a liberdade de religiao ja que na grande maioria das vezes a crianca ou jovem nao opta e nem e maduro o suficiente para optar por uma religiao e portanto tem seus direitos atacados pelos proprios pais.

Tenta tramitar uma lei dessas no Congresso. Se retirar os crucifixos não retiram, imagina proibir criança de entrar na igreja, por exemplo.

Além do quê, deus nos livre e guarde, o mesmo argumento poderia servir para proibir a entrada de crianças na escola.  :susto:  O que dói lá, dói cá!  :P

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Dezembro de 2007, 16:54:40 »
EXATAMENTE. Por isso citei Zappa!
e' foda!
Nao tem jeito de fugir da imposicao de ideias. Como eu disse antes, e' questao de sorte.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Dezembro de 2007, 16:58:31 »
Nao tem jeito de fugir da imposicao de ideias. Como eu disse antes, e' questao de sorte.
Ou de educação.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Dezembro de 2007, 17:25:27 »
Nao. Porque a educacao, como a Luz colocou nao instiga o pensamento, e' mais uma imposicao. XD
Puta confusao. Ta todo mundo fudido, hahaha.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 07 de Dezembro de 2007, 17:41:23 »
Nao. Porque a educacao, como a Luz colocou nao instiga o pensamento, e' mais uma imposicao. XD
Basta mudar.

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Dezembro de 2007, 17:53:28 »
Foi exatamente o que eu havia proposto, mas fui contra argumentado com a ideia de que e' responsabilidade dos pais.
Mas concordo com voce, basta mudar, a inclusao obrigatoria de aulas de filosofia em todas as escola do brasil, que entrara em vigor em alguns anos ja e' um passo para esse caminho.

Luz

• Visitante
« Resposta #18 Online: 07 de Dezembro de 2007, 17:59:52 »
Foi exatamente o que eu havia proposto, mas fui contra argumentado com a ideia de que e' responsabilidade dos pais.
Mas concordo com voce, basta mudar, a inclusao obrigatoria de aulas de filosofia em todas as escola do brasil, que entrara em vigor em alguns anos ja e' um passo para esse caminho.

Vale lembrar que "educação" não é algo que se restringe apenas a escola. E tomara que as aulas de filosofia, não terminem sendo no final mais uma forma de apresentar idéias prontas, mas um convite a pensar.  ::)

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #19 Online: 07 de Dezembro de 2007, 18:08:31 »
:) tomara.

Na escola que eu estuda antes de vir para terra da guerra tinha aula de filosofia excepcional, prof. Carlos Hernrique Carneiro, autor do livro A Raposa. Ultilizando o livro da autora e filosofa brasileira Marilena Chaui ele deu uma otima introducao a filosofia. E' claro de 2/3 da classe nao intenderam porra nenhuma, mas valeu muito pelos que entenderam. Se essas aulas de filosofia forem dadas da mesma maneira sera otimo.
Mas tambem e' meio perigoso...
Como eu disse antes a religiao serve como controle comportamental da populacao, o pessoal das favelas nao vai entender porra nenhuma, vai ficar puto e os que entenderem vao ficar doidos.
Tem que ter uma base racional pra ser introduzido a filosofia, mas tem que comecar em algum ligar e ta ai uma otima iniciativa.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #20 Online: 07 de Dezembro de 2007, 18:18:15 »
:) tomara.

Na escola que eu estuda antes de vir para terra da guerra tinha aula de filosofia excepcional, prof. Carlos Hernrique Carneiro, autor do livro A Raposa. Ultilizando o livro da autora e filosofa brasileira Marilena Chaui ele deu uma otima introducao a filosofia.
Por acaso era o livro "Convite à filosofia"?
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Dezembro de 2007, 18:28:35 »
E' um livro de capra cinza, Filosofia, serie brasil.
Pode ser que esse seja tambem seu nome, nao sei.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #22 Online: 07 de Dezembro de 2007, 18:42:49 »
Imagino que tenha sido.

De qualquer maneira, é só pra fazer uma pequena crítica ao livro: tem um erro bem feio no capítulo sobre lógica, na parte do quadrado de oposições.

Ela afirma que num quadrado das oposições pode-se denonominar contrárias tanto as relações entre proposições universais afirmativas e negativas, quanto a relação entre  proposições particulares afirmativas e negativas, o que não é correto.

Na verdade, a relação entre universais se chama “contrária” e, entre particulares se chama “subcontrária”.

Não é só frescura de nomenclatura, as proposições contrárias podem ser ambas falsas, mas não podem ser ambas verdadeiras, já as subcontrárias podem ser ambas verdadeiras, mas não podem ser ambas falsas. Quer dizer, as duas classes são bem diferentes, por isso recebem nomes diferentes.

Mas também não dava pra esperar coisa muito melhor da Chaui, lógica não é seu forte mesmo...
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Twinning Hook

• Nível 21
  • *
« Resposta #23 Online: 07 de Dezembro de 2007, 20:39:00 »
Interresante a sua critica.
Mas os capitulos: Matrix, busca da verdade, introducao a filosofia e alguns mais sao muito bons, ainda mais pra jovens na escola que nao tem qualquer conhecimento previo do assunto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!