http://iht.com/articles/2007/12/09/news/suburbs.php?page=1"Because everyone discriminates, you forget that it's illegal," said Senni, 32, who came to Paris last week on a business trip. "As long as the path to a job is blocked if you have the wrong name or postal code" on your résumé, "we will have aggression in the suburbs."
faltou dizer que enquanto houver agressão nos subúrbios, o caminho para o trabalho estará bloqueado... uma via de mão de dupla.
não falta, na frança, legislação de combate à discriminação. e mesmo assim o cenário lá é bem pior do que o na grã-bretanha, que tem leis mais brandas neste sentido.
a discriminação aos magrebinos é um grande problema; uma solução óbvia seria a segregação étnica, fosse barrando o ingresso de novos migrantes do magreb, fosse os expulsando de lá. é uma solução, no entanto, praticamente incogitável, tanto pelo fato de que a europa precisa dos migrantes para fazer a economia continuar funcionando quanto pelo clamor humanista de abolir fronteiras.
eu realmente não sei o que se pode fazer. mas algo me diz que não é criando mais legislação que se resolve o problema.