Autor Tópico: Matar alguém...  (Lida 2744 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Matar alguém...
« Online: 10 de Dezembro de 2007, 09:40:07 »
Apesar de já ter uma idéia bem formada sobre a questão, gostaria de descobrir o que pensam os foristas sobre a questão...

Numa situação de legítima defesa, ou estado de necessidade, em que vocês fossem responsáveis pela morte de uma pessoa, como vocês se sentiriam?? Como vocês acham que passariam a pensar sobre o assunto? Como viveriam com a responsabilidade de ter tirado a vida de um pai de família (mesmo que seja ladrão/traficante/homicida o cara ainda pode ser pai/filho/neto de alguém) e também com a questão de os familiares do falecido te considerarem culpado e, em alguns casos, jurarem vingança?

E principalmente, como acham que passariam a ser tratados por outros, familiares e amigos seus, após o cometimento do ato?

Por favor, pensem antes de postar respostas do tipo "Mato mesmo porque sou fodão e não mostro piedade com ninguém" porque a questão envolve muito mais complexidade do que isso...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
Re: Matar alguém...
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2007, 09:55:04 »
Minha última briga foi a uns 30 anos atrás, na quinta série, então não me vejo numa situação desta, e se estivesse, realmente seria por não haver outro solução. Seria uma fatalidade, e justificaria para mim como tal.

Penso que minha família e amigos me dariam apoio nessa hora.

Quanto aos familiares do falecido, não há o que se fazer, acho que nem condição de diálogo, pois não pensariam com a razão, só com a emoção. Iria fazer um B.O. e ficaria olhando pra tudo quanto é lado.
Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2007, 10:01:50 »
Não sei dizer como eu me sentiria, minha melhor suposição é que me sentiria mal comigo, mesmo justificando que foi uma situação eu ou o outro, ainda me sentiria extremamente mal, superaria com o tempo, mas ainda assim é apenas uma suposição, não sei realmente dizer como me sentiria sem passar por isso, e é algo que não pretendo jamais ter que passar.

Quanto a possível vingança de familiares, bem, vingança é um assunto sério, sério demais para mim. Eu tentaria obter informações sobre a família da pessoa e provavelmente tomaria medidas para evitar quaisquer vinganças, até mudando de estado, se necessário. Nenhuma medida ilegal, apenas para deixar bem claro.

edit : a questão da minha família.

Minha família não serve de apoio para nada, não contaria com eles nessa situação e provavelmente teriam uma opinião pior do que já tem a meu respeito, não que eu me importe com isso. E por família entenda-se país, tios, primos, etc.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2007, 10:03:59 por Ricardo B. »
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Narkus

• Visitante
« Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2007, 10:15:23 »
Complicado mesmo...
Tirar a vida de um bandido, apesar de não agradável, talvez seja o menor dos problemas.

Vai que um filho do desgraçado viva em função de fazer vingança?
A primeira coisa que eu iria tentar fazer é tentar evitar que mais pessoas saibam do ocorrido, principalmente pessoas ligadas ao bandido.
Se isso não for possível, o negócio é não deixar sua foto sair no jornal e talvez, se possível, se dar ao luxo de providenciar uma mudança de cidade ou até mesmo de estado.

Situação realmente complicada...

Offline Zaratustra

• Nível 06
  • *
  • Assim falou Zaratustra
« Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2007, 10:23:12 »
Olha, nas CNTP, a iniciativa de matar alguém já seria uma coisa dificílima de acontecer.

Contudo, em uma situação de extrema necessidade como a que foi posta, somando-se o fato de que, em situações em que é necessário se proteger, a atitude instintiva é acentuada.

Nesse caso, provavelmente eu não me sentiria mal. Provavelmente me sentiria mais traumatizado com a situação em que me encontrava antes (assalto, sequestro, enfim) do que com o fato de matar alguém.

Com relação aos familiares do criminoso, provavelmente não me sentiria culpado. Nas palavras do filósofico "Tropa de Elite", aquele que ajuda ou se omite em relação ao crime, é cúmplice. Se eles jurarem vingança, provavelmente serão presos.
"Todo isolamento é um erro. Assim fala o rebanho."

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2007, 10:25:32 »

Com relação aos familiares do criminoso, provavelmente não me sentiria culpado. Nas palavras do filósofico "Tropa de Elite", aquele que ajuda ou se omite em relação ao crime, é cúmplice. Se eles jurarem vingança, provavelmente serão presos.

Nesse país? Só se forem presos depois de cometerem a vingança.

Donald Kendall

Offline Zaratustra

• Nível 06
  • *
  • Assim falou Zaratustra
« Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2007, 10:31:39 »

Se o cara for burro o suficiente pra esperar que a vingança de fato aconteça, provável.

Mas aí o cara merece morrer mesmo.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2007, 10:37:50 »
Isso é tão complexo...

Policiais muitas veze matam em confronto, e se o confronto é inevitável a única ordem é salvar a própria vida...Acho que esse é um caso à parte, não?

Eu admito que nunca roubaria ou lesaria uma pessoa, matar não dá pra prever pq se fosse pra defender meu filho por exemplo, não sei o que faria  :vergonha:

Caso isso acontecesse eu imagino que eu teria milhares de pesadelos, insônia e iria acabar numa terapia para me curar do pavor e do remorso  :'(

Quanto à família da vítima, não sei.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2007, 10:40:10 »

Se o cara for burro o suficiente pra esperar que a vingança de fato aconteça, provável.

A vítima em potencial dessa vingança pode não ter como mudar de cidade/estado ou tomar outra medida para evitar a vingança. E nesse caso, como fica?

Donald Kendall

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2007, 10:40:41 »
Bom, já aconteceu uma vez de eu sentir um barulho estranho em casa, acordar com medo e pegar meu taco para ver o que era. Eu estava muito amedrontado mas na ocasião não hesitaria em rechá-lo na cabeça de alguém. Por sorte não era nada.

Me sentiria mal no princípio, mas antes ele do que eu. Sobre a família dele, se fossem beliciosos eu falaria com a justiça para conseguir uma indenização possível para que ficássemos quites. Se não fosse possível, talvez teria de me mudar.

Minha família me apoiaria, sem dúvida. A maioria dos meus amigos acharia o máximo e me considerariam um herói.  :|

Mas matar é extremamente complicado. Hoje em dia eu não sei mais se tenho a capacidade de dar fim à vida de alguém. Só se fosse em caso extremo mesmo. Eu tenho uma curiosidade grande sobre como deve ser matar uma pessoa, é uma sensação que nem todo mortal experimenta (não que seja boa).

Resumindo, mato mesmo porque sou fodão e não mostro piedade com ninguém.  :D

Offline Zaratustra

• Nível 06
  • *
  • Assim falou Zaratustra
« Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2007, 10:51:00 »

A vítima em potencial dessa vingança pode não ter como mudar de cidade/estado ou tomar outra medida para evitar a vingança. E nesse caso, como fica?

Cara, eu duvido muito que isso aconteça. O fato de uma pessoa não ter NENHUMA possibilidade de escapar de uma ameaça a sua própria vida, ao meu ver, contradiz o próprio conceito de liberdade nas sociedades contemporâneas.

Mas, nessa situação que você colocou (o fato de o cara não ter nenhuma possibilidade de escapar), provavelmente causaria uma vida de medo constante. Nesse caso, ele teria três opções.

a) Esperar a vingança;

b) Cometer um ato de agressão contra os vingativos familiares antes deles;

c) Suicídio.

Abs.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2007, 11:00:34 »
Não é um caso tão extremo quanto possa parecer. Mudar de cidade/estado é algo que custa e muito e pode ser a única opção, e se a pessoa, por exemplo, um filho da "vítima inicial", quiser mesmo, encontra qualquer um em qualquer lugar, no país, só leva tempo e dinheiro.

Cara, eu duvido muito que isso aconteça. O fato de uma pessoa não ter NENHUMA possibilidade de escapar de uma ameaça a sua própria vida, ao meu ver, contradiz o próprio conceito de liberdade nas sociedades contemporâneas.

Mas, nessa situação que você colocou (o fato de o cara não ter nenhuma possibilidade de escapar), provavelmente causaria uma vida de medo constante. Nesse caso, ele teria três opções.

a) Esperar a vingança;

b) Cometer um ato de agressão contra os vingativos familiares antes deles;

c) Suicídio.

Abs.

Sobre as suas opções

a) é uma vida de medo, mesmo, exceto se o alvo da vingança conscientemente se preparar e antecipar o fato, nesse caso, raro, se não for exclusivamente hipotético, não seria uma vida de tanto medo, e ele poderia, com ajuda de polícia, evitar o ato de vingança, mas isso é hipotético demais e improvável demais, reconheço.

b) Não seria legítima defesa nesse caso e o questão aumentaria de intensidade, um ato de agressão poderia justificar, na visão dos agredidos, uma vingança ainda mais intensa, que levaria a uma vida com mais medo ou com mais agressões """"preventivas"""" (notar aspas) contra a família da "vítima inicial".

c) não é uma opção, na minha opinião.

Nota : Aspas em "vítima inical" por falta de termo melhor, levo em conta que essa "vítima inicial" ocorreu na situação proposta no tópico, matar alguém em uma situação extrema tipo matar ou morrer.

Nota 2 : """"preventivas"""" por falta de termo melhor.

Donald Kendall

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #12 Online: 10 de Dezembro de 2007, 11:47:03 »
 :) No caso proposto é matar por necessidade, e a necessidade é justificada. Cada um escolhe o próprio caminho, quem escolhe ir pelo caminho da criminalidade (por exemplo) sabe os riscos que irá enfrentar.

:) Se eu fosse obrigada a cometer um assassinato, provavelmente teria um peso na consciência enorme, mas não tenho dúvidas de que pra defender minha família sou capaz de matar quantos for preciso. :|

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 10 de Dezembro de 2007, 12:01:41 »
Se um vagabundo invadisse minha casa  e eu tivesse que me defender, mandava um sarrafo no meio da testa dele sem dó alguma.

Invadiu, ameaçou? Então ele se colocou numa situação de mata ou morre e  depois levou a pior , melhor para mim que continuo vivo.

Nem perderia uma noite de sono por isso.

Offline Zaratustra

• Nível 06
  • *
  • Assim falou Zaratustra
« Resposta #14 Online: 10 de Dezembro de 2007, 13:17:58 »
Não é um caso tão extremo quanto possa parecer. Mudar de cidade/estado é algo que custa e muito e pode ser a única opção, e se a pessoa, por exemplo, um filho da "vítima inicial", quiser mesmo, encontra qualquer um em qualquer lugar, no país, só leva tempo e dinheiro.
Nem seria preciso mudar de cidade ou estado. Dentro de uma cidade grande, uma pequena mudança de endereço já poderia resolver o problema.

Mas existem outras hipóteses, como a atuação do Estado, segurança privada etc.

Não é uma opção pra você ou não é uma opção para o caso?

Porque, na boa, já vi gente se matando por muito menos do que isso.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #15 Online: 10 de Dezembro de 2007, 13:29:05 »
É difícil afirmar de antemão. Mas me parece que eu não sentiria remorso por ter matado alguém em razão de defesa legítima. Pelo simples fato de ter matado eu dormiria muito bem na noite seguinte. Eu ficaria preocupado com um eventual processo criminal e a possibilidade de ser condenado por um juri esquizofrênico. Isso poderia me tirar o sono sim.

Quanto aos familiares minha mãe não se importaria. Os demais em não tenho contato e acharia bom até que achassem que eu sou bandido e se afastassem de vez de mim. Mas, particularmente, eu não tenho idéia da reação deles, nem das outras pessoas as quais me relaciono.

Sei que teria problemas com a clientela. Os clientes não gostariam de saber que eu responderia um processo criminal por homicídio, por mais que tenha sido legítima defesa.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Lua

• Visitante
« Resposta #16 Online: 10 de Dezembro de 2007, 15:25:52 »
Como já foi dito aqui, eu seria capaz de algo assim pra me defender ou defender alguém de minha família. No entanto, talvez sofresse por isso e precisasse encarar uma terapia para superar.

Sabendo que agi em legítima defesa e que seria ele ou eu, tentaria não pensar muito no assunto. Acredito que minha família me apoiaria e tentaria me ajudar a superar o trauma. Quanto aos parentes da vítima, encararia o sentimento de vingança com naturalidade. No lugar deles, eu pensaria da mesma forma, embora não aprove o 'fazer justiça com as próprias mãos'. Tentaria mudar de cidade, embora fosse continuar temendo pelos meus familiares. Espero não passar por algo dessa natureza.

E outra, em família não somos ladrões-traficantes-médicos-advogados-analistas, somos simplesmente partes de um grupo que mantém laços de afetividade. É por essa razão que as famílias não tendem a perdoar quem tira a vida de um parente, o que não quer dizer que estejam de acordo com as práticas criminosas de seus membros. Acho que isso é a coisa mais natural do mundo e não creio que muita gente reconheça o caráter criminoso dos parentes, principalmente pais, filhos e companheiros.

Como o Amon mencionou, também me preocuparia com uma eventual condenação. Afinal, estamos no Brasil e o pessoal dos direitos humanos tende a mudar de lado em casos assim. Sem falar na imprensa, nos comentários maldosos, na realidade distorcida. E no âmbito profissional também não seria bom, já que preciso manter a tal 'reputação idônea'.

No fim das contas, o problema maior é a aceitação interna: você precisa aprender a encarar a situação, a aceitar o fato. E acredito que família e amigos quando nos conhecem, nos apóiam. Ninguém vai sair por aí cometendo crimes simplesmente porque o fez em uma situação excepcional. Isso não muda o que se é.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2007, 15:38:42 por Lua »

rizk

• Visitante
« Resposta #17 Online: 10 de Dezembro de 2007, 21:41:45 »
Eu cá sou tão mariquinha não consigo nem pensar a respeito.

Eu ficaria preocupado com um eventual processo criminal e a possibilidade de ser condenado por um juri esquizofrênico. Isso poderia me tirar o sono sim.
Isso bem é. Isso à parte, acredito que eu eventualmente iria me convencer de que foi sem querer e cagar pra quem pensasse o contrário.  É o que costuma acontecer quando eu faço alguma merda.  :vergonha:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #18 Online: 10 de Dezembro de 2007, 23:04:35 »
Se um vagabundo invadisse minha casa  e eu tivesse que me defender, mandava um sarrafo no meio da testa dele sem dó alguma.

Invadiu, ameaçou? Então ele se colocou numa situação de mata ou morre e  depois levou a pior , melhor para mim que continuo vivo.

Nem perderia uma noite de sono por isso.

Fodão nº 1... ¬¬
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #19 Online: 10 de Dezembro de 2007, 23:15:01 »
"Policiais muitas veze matam em confronto, e se o confronto é inevitável a única ordem é salvar a própria vida...Acho que esse é um caso à parte, não?"

Claro que eles são treinados para situações de confronto, mas um dado estatístico é interessante:
Em situações de guerra aberta há cerca de 4 feridos para cada morto, nos "confrontos" entre polícia e marginais há cerca de 3 mortos para cada ferido (do lado do morro).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 10 de Dezembro de 2007, 23:29:29 »
Apesar de já ter uma idéia bem formada sobre a questão, gostaria de descobrir o que pensam os foristas sobre a questão...

Numa situação de legítima defesa, ou estado de necessidade, em que vocês fossem responsáveis pela morte de uma pessoa, como vocês se sentiriam??

Legítima defesa é legítima defesa, nem cabe maior discussão a partir do momento em que ela esteja caracterizada.

Necessidade, já é um conceito algo escorregadio.

Como vocês acham que passariam a pensar sobre o assunto? Como viveriam com a responsabilidade de ter tirado a vida de um pai de família (mesmo que seja ladrão/traficante/homicida o cara ainda pode ser pai/filho/neto de alguém) e também com a questão de os familiares do falecido te considerarem culpado e, em alguns casos, jurarem vingança?

Olha, Diego, uma das lições mais duras e importantes que aprendi foi que por mais que nos esforcemos, sempre estaremos correndo o risco de prejudicar outros sem ter a intenção ou mesmo sem perceber.  Matar alguém é uma forma um tanto mais óbvia disso acontecer, mas não penso que seja sequer a mais séria.

Situações difíceis e, sim, inclusive injustas são basicamente inevitáveis.  Eu aprendi a dedicar o melhor de mim a evitar cometê-las e repeti-las e decidir já de cara que, INDEPENDENTEMENTE DOS RESULTADOS, esse esforço sincero tem de ser o bastante para mim.  Sofrer por sofrer não leva a nada.  Eu não sou onisciente, não tenho sabedoria infinita, e não faz sentido achar que sofrimento vai me conceder algum desses dois atributos.

Outra coisa - na prática quase tudo que acontece não tem uma única causa, e sim várias atuando ao mesmo tempo.  E quase sempre nós próprios, nossas falhas e méritos são apenas uma dessas causas, e raramente sequer a causa mais importante.

E principalmente, como acham que passariam a ser tratados por outros, familiares e amigos seus, após o cometimento do ato?

Hmm, ISSO é complicado... provavelmente haveria uma variedade enorme de tipos de reação.  Muitos me surpreenderiam tanto favoravelmente quando desfavoravelmente.  Poderia haver mudanças de atitude duradouras, outras momentâneas.  Não há como saber antes do fato.

Por outro lado, é impressionante o quanto que a forma como somos tratados é alimentada pelo que acreditamos ser nosso próprio mérito.  Se você acreditar que merece ser maltratado, emitirá uma série de sinais que "convidam" os outros a de fato te maltratar.  Se, pelo contrário, estiver confiante em sua dignidade e propósito, da mesma forma emitirá sinais que convidam os outros a estar em harmonia com essa sua convicção.

HÁ casos em que é necessário - não digo nem perdoável - matar outra pessoa.  Se você descobre que gostou de fazê-lo, então deve ficar preocupado.  Mas se foi de fato necessário, não se torture à toa.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 11 de Dezembro de 2007, 09:52:31 »

Não é uma opção pra você ou não é uma opção para o caso?

Porque, na boa, já vi gente se matando por muito menos do que isso.

Suicídio NUNCA é uma opção, para nada, na minha opinião, mas isso já é tema para outra discussão.

Donald Kendall

Narkus

• Visitante
« Resposta #22 Online: 11 de Dezembro de 2007, 11:18:18 »
Bom... Se a bandidagem estiver no gene, mata a família também oras...  :histeria:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #23 Online: 11 de Dezembro de 2007, 13:01:23 »
¬¬

Lua

• Visitante
« Resposta #24 Online: 11 de Dezembro de 2007, 13:16:33 »

HÁ casos em que é necessário - não digo nem perdoável - matar outra pessoa.  Se você descobre que gostou de fazê-lo, então deve ficar preocupado.  Mas se foi de fato necessário, não se torture à toa.

Verdade. Acho que o problema maior é achar natural tirar a vida de alguém. Uma coisa é agir em legítima defesa própria ou de terceiro ou mesmo em estado de necessidade. Isso não retira um possível sentimento de culpa, mas é justificável.

O melhor é não se torturar mesmo. É uma situação em que não impera a vontade racional, mas a necessidade, o instinto de sobrevivência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!