Autor Tópico: Prova pra professor do Estado do Rio de Janeiro - Ciências Biológicas  (Lida 1709 vezes)

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
Prova pra professor do Estado do Rio de Janeiro - Ciências Biológicas
« Online: 12 de Dezembro de 2007, 21:38:13 »
Olá :P

Aqui está a prova do concurso público que fiz. Queria que comentassem sobre o texto pras perguntas de português, o achei interessante.

EU SEI, MAS NÃO DEVIA por  Marina Colasanti

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a morar em apartamento de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor.

E porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E porque à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão. A gente se acostuma a acordar de manhã, sobressaltado porque está na hora.

A tomar café correndo porque está atrasado. A ler jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíches porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia. A gente se acostuma a abrir a janela e a ler sobre a guerra. E aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações
de paz.

E aceitando as negociações de paz, aceitar ler todo dia de guerra, dos números da longa duração. A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto. A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que paga. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar.

E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagará mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com o que pagar nas filas em que se cobra. A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes, a abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema, a engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos. A gente se acostuma à poluição. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural.

Às besteiras das músicas, às bactérias da água potável. À sequer uma planta. A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente só molha os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer, a gente vai dormir cedo e ainda satisfeito porque tem sono atrasado.

A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se da faca e da baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, de tanto se acostumar, se perde de si mesma.

Prova - http://www.fesp.rj.gov.br/fesp_2007/concursos/magisterio/CIENCIASFISICASEBIOLOGICAS.pdf

Gabarito

1   D   21   A   41   C
2   C   22   E   42   D
3   B   23   B   43   B
4   A   24   C   44   E
5   B   25   E   45   D
6   E   26   A   46   C
7   D   27   C   47   A
8   E   28   E   48   C
9   A   29   C   49   B
10   E   30   A   50   D
11   B   31   B   51   E
12   D   32   D   52   A
13   C   33   B   53   B
14   D   34   C   54   D
15   A   35   A   55   B
16   E   36   E   56   C
17   A   37   D   57   A
18   D   38   E   58   E
19   D   39   B   59   D
20   C   40   A   60   C

:ok:
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Prova pra professor do Estado do Rio de Janeiro - Ciências Biológicas
« Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2007, 06:12:56 »
Estou terminando de dar forma a um texto sobre familiaridade e conforto.  Devo publicá-no meu blog em breve.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2007, 12:47:13 »
A praga do concurso foi cancelado. :(

Vou ter que fazer outra prova, bosta de país.  :x

http://extra.globo.com/rio/materias/2007/12/13/327579563.asp

Estou terminando de dar forma a um texto sobre familiaridade e conforto.  Devo publicá-no meu blog em breve.

Sobre o que é exatamente você vai falar?
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2007, 13:29:57 »
A praga do concurso foi cancelado. :(

Vou ter que fazer outra prova, bosta de país.  :x

É sério esse lance do cancelamento do concurso?? é que eu tambem fiz essa prova do Estado, só que para a área de artes. Obrigada pelo gabarito, pelo menos nas questões do núcleo comum da prova vi que acertei bastante coisa, mas ter que fazer outra prova? que horror.
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2007, 04:17:12 por Alenônimo »
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2007, 15:23:30 »
Vai sim, Mafalda, o curso foi cancelado, veja o link. :(

E sobre o gabarito, o seu é diferente do meu. Suas questões, acredito eu que tenham sido diferentes.

Você pode olhar o seu gabarito no site abaixo:

http://www.fesp.rj.gov.br/fesp_2007/concursos/magisterio/paginamagisterio.asp

Seu gabarito, é este.

01 – D  02 – C  03 – B 04 – A 05 – B
06 – E  07 – D  08 – E 09 – A 10 – E   
11 – B  12 – D  13 – C 14 – D 15 – A
16 – E  17 – A  18 – D 19 – D 20 – C
21 – A  22 – E  23 – B 24 – C 25 – E
26 – A  27 – C  28 – E 29 – B 30 – D
31 – A  32 – D  33 – C 34 – E 35 – A
36 – B  37 – C  38 – E 39 – D 40 – B
41 – D  42 – B  43 – C 44 – E 45 – A
46 – E  47 – D  48 – A 49 – C 50 – B
51 – B  52 – D  53 – E 54 – C 55 – A
56 – C  57 – A  58 – D 59 – B 60 – E
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2007, 15:30:26 por Raphael »

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2007, 00:51:09 »
Raphael, obrigada pelas informações. Vou dar uma olhada no site sim, mas voc~e sabe se já maracaram uma nova data? Ainda não estou acreditando nisso, você sabe o motivo?
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2007, 00:59:22 »
Raphael, obrigada pelas informações. Vou dar uma olhada no site sim, mas voc~e sabe se já maracaram uma nova data? Ainda não estou acreditando nisso, você sabe o motivo?

:lol:

Sei sim, o motivo é que uma mulher botou a "boca no trombone", pois é professora, e um cara pediu pra ela responder as questões de português pra ele, no qual ele tinha comprado. Saiu no jornal a notícia. E não, ainda não marcaram uma nova data.

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2007, 01:17:57 »

Sei sim, o motivo é que uma mulher botou a "boca no trombone", pois é professora, e um cara pediu pra ela responder as questões de português pra ele, no qual ele tinha comprado. Saiu no jornal a notícia. E não, ainda não marcaram uma nova data.

Deu vontade de estrangular essa mulher agora.

Atheist

• Visitante
« Resposta #8 Online: 14 de Dezembro de 2007, 01:25:30 »

A mulher? Porque ela fez o certo?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #9 Online: 14 de Dezembro de 2007, 04:19:30 »

O homem, por ter conseguido o gabarito da prova. Provavelmente as provas eram diferentes e o gabarito que ele tinha coincidia com a prova da mulher.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Dezembro de 2007, 04:58:54 »

O homem, por ter conseguido o gabarito da prova. Provavelmente as provas eram diferentes e o gabarito que ele tinha coincidia com a prova da mulher.

Más é por causa dela que vamos ter que fazer a prova novamente, o pior vai ser se essa prova coincidir com o dia que eu tenho que viajar para o casamento do meu irmão.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #11 Online: 14 de Dezembro de 2007, 10:51:09 »
 :| Você preferia que alguém que não merecesse, que COMPROU a prova fosse aprovado?  :o

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Dezembro de 2007, 00:35:06 »
:| Você preferia que alguém que não merecesse, que COMPROU a prova fosse aprovado?  :o

Bem, o meu medo se confirmou, pelo que a minha mãe que saiu atras da nova data no site, a prova vai ser no dia 20 de janeiro, meu irmão casa no Rio Grande do sul no dia 19, vou ter que sair do casamento na metade para pegar um vôo de volta para o Rio de Janeiro e fazer uma prova cansada. Está certo que não aprovo que pessoas passem num concurso usando a fraude como recurso, não é um posicionamento meu, mas devido as circunstâncias preferia não ter que fazer outra prova, é sempre um novo esforço, ainda mais que eu tenho dificuldades de locomoção e outros problemas físicos.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #13 Online: 15 de Dezembro de 2007, 00:42:05 »

Não, acho que ele só pediu pra ela fazer as questões de português, a mulher, na realidade nem fez a prova, acho.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Dezembro de 2007, 16:26:32 »

Sei sim, o motivo é que uma mulher
Racismo, liberalismo, assassinato.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
    • Orkut
« Resposta #15 Online: 15 de Dezembro de 2007, 18:51:12 »
:histeria:

:hein:

:P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!