No Canadá, homem mata filha que se negava a usar véu islâmicoOTTAWA (AFP) — Um homem de 57 anos foi preso na região canadense de Toronto por ter assassinado a filha de 16 anos que se negava, segundo seus amigos, a usar o véu islâmico, anunciou a polícia nesta terça-feira.
A policia contou em um comunicado que tinha recebido um telefonema de emergência na manhã de segunda-feira de "um homem que dizia ter acabado de matar a filha".
A vítima, Aqsa Parvez, ferida com gravidade, chegou a ser levada à emergência de um hospital, onde acabou morrendo.
Seu pai, Muhammad Parvez, foi detido e será oficialmente acusado por assassinato na quarta-feira.
A polícia não divulgou o motivo do crime, mas vários amigos da jovem disseram à imprensa que a relação da moça com seus pais era ruim porque ela se recusava a acatar as crenças religiosas da família e a usar o véu islâmico.
"Queria levar uma vida diferente a da sua família, mas (seu pai) não entendia dessa forma", disse uma colega de classe da vítima à cadeia pública CBC.
"Gostava muito de roupas", disse outra de suas amigas, Dominiquia Holmes-Thompson, ao jornal Toronto Star. "Queria simplesmente mostrar sua beleza (...), se vestir como nós, como uma pessoa normal".
Segundo seus amigos, a jovem usava o véu em casa, mas o tirava e mudava de roupa quando chegava à escola, e destrocava quando voltava para casa no fim do dia.
O irmão da moça, de 26 anos foi acusado de obstrução do trabalho da polícia.
http://afp.google.com/article/ALeqM5iUfTfqR0RHF2ruQnTYLfF-jZtoeg