Autor Tópico: Poder da fé - um experimento de analise estatistica  (Lida 1230 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Poder da fé - um experimento de analise estatistica
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2007, 10:22:55 »
Matéria mais enviezada... o efeito placebo realmente funciona, isso já foi discutido aqui várias vezes.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #2 Online: 16 de Dezembro de 2007, 11:20:23 »
http://txt4.jt.com.br/editorias/2007/12/16/ger-1.94.4.20071216.1.1.xml

Legal a matéria. Poderiamos comparar a área de atuação pra quem tem fé com alguma parte ativada no cérebro na qual resposde por alguns estímulos de alguns medicamentos?
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2007, 11:53:04 »
Não há regras específicas quanto à postagem de artigos externos? Não se pode simplismente postar um link, que eu saiba.

Xará, vê se arruma isso aí!
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #4 Online: 16 de Dezembro de 2007, 18:51:03 »
http://txt4.jt.com.br/editorias/2007/12/16/ger-1.94.4.20071216.1.1.xml

Legal a matéria. Poderiamos comparar a área de atuação pra quem tem fé com alguma parte ativada no cérebro na qual resposde por alguns estímulos de alguns medicamentos?

Provavelmente sim , já que fenômenos relacionados a experiências religiosas e místicas ( como a de saída do corpo) já foram relacionados a estimulação de áreas específicas do cérebro. Por outro lado manifestações como "possessões" ou " encostos" são modernamente consideradas distúrbios psíquicos e podem ser objeto de intervenção por drogas psicoativas ( nunca conheci um obsessor que resistisse à dose certa de haloperidol).

Existem alguns estudos que relacionam a prece feita pelo doente a uma melhor evolução da doença , me recordo de um sobre tratamento da tuberculose , mas o problema é garantir que haja um grupo controle para poder ser feita a comparação e evitar vieses.Mas a base neurofisiológica para o efeito da prece e da fé cetamente vai surgir com o avanço do estudo das redes neurais.

Já quanto à prece por intercessão (feita por outra pessoa) , a controvérsia e maior ainda pois sua eficácia significaria o efeito de uma causa supranatural ( deus) ou paranormal.Todos os estudos que mostraram alguma eficácia também tiveram sua metodologia bastante criticada.
Em um estudo de 1999 , por exemplo, um grupo norte-americano avaliou o efeito da prece intercessória em pacientes admitidos em Unidade Coronariana concluindo que "a prece por intercessão foi associada a menores escores de evolução. este resultado sugere que a prece pode ser um adjuvante ao tratamento médico habitual" (http://archinte.ama-assn.org/cgi/content/abstract/159/19/2273).Só que a metodologia usada foi bastante questionada por usar um escore de avaliação não validado independentemente e por se basear na diferença estatisticamente significativa de apenas 02 de 34 itens avaliados; os comentários estão abaixo do artigo.
Outro estudo interessante , com pacientes submetidos a cirurgia cardíaca para revascularização do miocárdio, mostrou que a prece por intercessão não teve efeito em reduzir as complicações da cirurgia mas os pacientes que sabiam que estava sendo orado por eles tiveram mais complicações que os que não tinham certeza.
Uma revisão sistemática sobre prece por intercessão está aqui  http://www.cochrane.org/reviews/en/ab000368.html

De qualquer maneira a melhor evidência que a prece não muda o curso de uma doença em outras pessoas é histórico: a redução da mortalidade por doenças só foi obtida quando se progrediu ao estudo científico das mesmas e foram achados tratamentos  e prevenção eficazes , baseados na epidemiologia e fisiopatologia.

Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Dezembro de 2007, 19:15:38 »
Seja lá o que se chame de "fé" é apenas um condionamento mental para mudar uma postura em relação a doença... já é sabido que quadros depressivos ajudam a potencializar vários distúrbios, principalmente os cardíacos e os imunológicos.

O padrinho da minha irmã foi diagnosticado de câncer, por certo a quimioterapia salvou-lhe a vida, mas o tratamento respondeu melhor com uma postura contrária a depressão... não que um ponto de vista otimista, tão somente, lhe tenha curado.

Rezar ou não rezar é indiferente... é apenas um ritual, uma simbologia... um grande teatro que armamos para condicionar a mente.

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #6 Online: 16 de Dezembro de 2007, 20:53:48 »
Interessante....
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #7 Online: 16 de Dezembro de 2007, 20:57:55 »
Entre os muitos "testemunhos" que ouço dos religiosos, mais especificamente dos evangélicos, os popularmente chamados de crentes, classifico como de saúde, de emprego, e de relacionamento amorosos. São sempre os argumentos preferidos para conversão, mas que tem como origem uma evidência anedótica.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 16 de Dezembro de 2007, 20:58:22 »
Existe uma ciência que estuda os efeitos da fé no cérebro humano. Chama-se neuroteologia. Só não pense que isso corroba a crença em Deus.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2007, 21:02:01 por Alenônimo »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 16 de Dezembro de 2007, 21:01:34 »
Agora encontrei.  :hihi:
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #10 Online: 20 de Dezembro de 2007, 10:17:35 »
Só que efeito placebo não funciona pra casos mais graves, como câncer  ::)

Aliás, no mês retrasado saiu na Science um artigo justamente sobre isso, eles demonstraram que pessoas mais otimistas e com fé não vivem mais tempo do que as que ficam deprimidas durante a luta pelo câncer, foi uma pesquisa bem grande...

Vou tentar encontrá-la...

[]s

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 20 de Dezembro de 2007, 11:01:58 »
Placebo só "funciona" para coisas de "bem estar", como sugere o nome, que é algo como "se sentir bem". Não tem muitos efeitos "verdadeiros" para a saúde, podendo talvez até mascarar algo, acho.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #12 Online: 20 de Dezembro de 2007, 11:34:19 »
Resumindo: rezar não ajuda nada :P

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
  • Pois assim, vejamos....
« Resposta #13 Online: 20 de Dezembro de 2007, 12:22:00 »
     Realmente, o que deixa as pessoas mais sucetíveis a achar que a oração funciona é provavelmente o larde que se faz em torno de alguma cura supostamente practicada pela fé, isso ofusca as centenas de outras histórias que não tiveram um fim bem sucedido. Vejo, por exemplo, casos de pessoas sobreviventes de desatres aéreos, de 200 passageiros se salvam dois, "foi milagre essas duas pessoas sobreviverem", e os outros 198 passageiros, por que não foram salvos?
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Alexander

• Nível 01
  • *
« Resposta #14 Online: 20 de Dezembro de 2007, 12:43:05 »
Sem entrar no merito religioso, ou seja, se existe deus, santos anjos, orixas, ciencia e o que mais for invocado, poque isto é secundário, gostaria de me ater a resposta psicologica interior de cada um. E este é o ponto. Se uma pessoa "acredita" em alguma coisa, e não nos interessa o que seja e se é real ou imaginário, esta crença, fé ou confiança faz com que se sinta melhor em determinadas circunstancias.

Em outras palavras, a pessoa sente-se amparada, protegida e cuidada e isto produz uma sensação de paz e relaxamento que pode levar as vezes a curas "milagrosas" mas que não são milagrosas. São fruto de um fenomeno psicologico. O da aceitação ou conformação de uma situação e da certeza de que isto não é o fim de nada.

E não importa se é ilusorio ou não, naquele momento para aquela pessoa isto é a realidade que ela esta vivendo, e se não faz mal a ninguem, acho que deve ser respeitada.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #15 Online: 20 de Dezembro de 2007, 12:51:46 »
E não há ninguém aqui desrespeitando  :wink:

Eu já tinha visto esse trabalho e continuo com a mesma opnião anterior: é óbvio que otimismo ajuda a melhorar muitos quadros, especialmente doenças relacionadas com stress, depressão, etc. Mas o efeito placebo não ajuda em casos 100% somáticos como o câncer  :ok:

[]s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #16 Online: 20 de Dezembro de 2007, 12:53:25 »
Ah sim, bem vindo  :ok:

Espero que possas contribuir bastante com o fórum  :wink:

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #17 Online: 20 de Dezembro de 2007, 12:53:37 »
      Não sei até que ponto não faz mal, imagine que você tem cancer, estado terminal, aí vem uma pessoa e diz que se voc~e orar voc~e vai sair dessa, sim porque o discurso muitas vezes não é no sentido de lhe fazer se sentir melhor, é no sentido de curar, e se você embarca só porque não tem nada a perder, e deixa de lado remédios, como eu já vi gente fazendo, você acaba morrendo.
"quem está em todos os lugares ao mesmo tempo, não está em lugar nenhum" (Sêneca)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #18 Online: 20 de Dezembro de 2007, 13:05:20 »
      Não sei até que ponto não faz mal, imagine que você tem cancer, estado terminal, aí vem uma pessoa e diz que se voc~e orar voc~e vai sair dessa, sim porque o discurso muitas vezes não é no sentido de lhe fazer se sentir melhor, é no sentido de curar, e se você embarca só porque não tem nada a perder, e deixa de lado remédios, como eu já vi gente fazendo, você acaba morrendo.
Isso é. Uma coisa é você tentar se sentir melhor para sarar mais rápido de uma gripe. Outra é você se enganar ao ponto de largar um tratamento de câncer do reto e morrer de maneira agonizante, dolorosa e indecorosa.

A propósito, hoje de manhã eu acabei com uma leve crise de rinite simplismente imaginando que estava tomando Polaramine. O efeito placebo funciona mesmo quando a gente sabe que é um placebo ou a crise foi embora de uma hora pra outra e eu estou aqui pagando mico?

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #19 Online: 20 de Dezembro de 2007, 13:12:32 »
Isso é. Uma coisa é você tentar se sentir melhor para sarar mais rápido de uma gripe. Outra é você se enganar ao ponto de largar um tratamento de câncer do reto e morrer de maneira agonizante, dolorosa e indecorosa.

A propósito, hoje de manhã eu acabei com uma leve crise de rinite simplismente imaginando que estava tomando Polaramine. O efeito placebo funciona mesmo quando a gente sabe que é um placebo ou a crise foi embora de uma hora pra outra e eu estou aqui pagando mico?

Quanto a sua rinite não sei de nada, mas certas manifestações alergicas resultam de problemas emocionais, se você se concentrou pra imaginar-se tomando remédio, nesse processo você foi se acalmando então creio que o alívio veio dessa mudança de estado.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #20 Online: 20 de Dezembro de 2007, 13:27:47 »
Funciona com enxaquecas também Alê  :ok:

Quando eu estou com muita dor, costumo me concentrar em outras coisas, sites de piadas por exemplo ajudam a amenizar a dor   ::)

Offline Mafalda

• Nível 20
  • *
« Resposta #21 Online: 20 de Dezembro de 2007, 17:59:55 »
Funciona com enxaquecas também Alê  :ok:

Quando eu estou com muita dor, costumo me concentrar em outras coisas, sites de piadas por exemplo ajudam a amenizar a dor   ::)

Algumas respirações profundas tambem, oxigena o cérebro.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!