E alguns "se convertem" de fato ou fazem a coisa com seriedade de acordo com sua crença...
Porque não?
Sim, com certeza há os que o fazem também.
Na sua opinião esse é um fenômeno novo (como a notícia sugere)? Que eu saiba a presença evangélica nas favelas do Rio não é tão recente assim. Será que houve alguma mudança significativa na relação entre evangélicos e criminosos nas favelas?
Até indício em contrário estou supondo que não, e a notícia está simplesmente enfatizando uma situação que já existia.
Acho que é bom deixar claros os meus sentimentos a respeito. Por um lado, não é sem alguma tristeza que constato que crer em Deus ou participar do Protestantismo é visto como mais importante do que a redução da criminalidade. Por outro, é sempre bom ter alguma condição de diálogo com os outros, e nesse sentido acho um enorme benefício o canal de comunicação que está estabelecido.
Minha dúvida é até que ponto esse canal está efetivamente ajudando a trazer paz e discernimento para os favelados. Como você provavelmente já percebeu, eu não acredito que aceitar Deus (ou rejeitá-lo) fale contra ou a favor de quem quer que seja. As comunidades evangélicas costumam ter gente muito motivada e sincera, mas nem sempre os resultados são louváveis.
Aliás, quero crer que a maioria dos criminosos já se considerava cristã e está apenas mudando de ênfase e talvez de denominação. Não é como se bandidos ateus estivessem aceitando a Deus e se regenerando de forma nítida por isso. Ou, pelo menos, a notícia não disse isso nem apresentou dados que dessem a entender que seja esse o caso.
Gastei tantas frases só para dizer que é preciso ter cautela com essa notícia...

Bom, uma hora eu aprendo.