Autor Tópico: Ideologias  (Lida 2862 vezes)

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
Re: Ideologias
« Resposta #25 Online: 20 de Dezembro de 2007, 17:44:06 »
E como não se tornar um fanático?

Lembrando que a ideologia é um meio e não um fim.

Lembrando quais SÃO os fins.
Não sei não... os fins de certa forma estão atrelados às ideologias, certo?
Algumas pretendem um "bem comum" coletivo, outras a promoção e a garantia das liberdades individuais até sobre o coletivo.

E deixando os fatos falar mais alto do que as esperanças e ilusões.
Acho que isso é mais do que o suficiente. :ok:
Talvez deixar não apenas os fatos, mas as evidências falarem mais alto também
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 20 de Dezembro de 2007, 17:44:56 »
Boa pergunta a que você fez, Thufir: os fins _estão_ atrelados às ideologias?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #27 Online: 20 de Dezembro de 2007, 17:47:13 »
Por isso, Dantas, acho que se esforçar pra sempre colocar fatos e evidências acima dos pré-conceitos[1] é suficiente, isso se não for tudo que nos é possível.

[1]E isso não é fácil.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 20 de Dezembro de 2007, 17:52:53 »
Por isso, Dantas, acho que se esforçar pra sempre colocar fatos e evidências acima dos pré-conceitos[1] é suficiente, isso se não for tudo que nos é possível.

[1]E isso não é fácil.

não que não seja fácil. não é possível.
se quiser agir sem pré-conceitos vai viver numa eterna dialética, incapaz de fazer uma declaração ou agir de qualquer forma.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #29 Online: 20 de Dezembro de 2007, 17:57:16 »

[1]E isso não é fácil.

se quiser agir sem pré-conceitos vai viver numa eterna dialética, incapaz de fazer uma declaração ou agir de qualquer forma.
Claro, sem dúvida.
A questão não é agir totalmente sem preconceito, isso nem é razoável, mas saber abandonar ou pelo menos alterar algum preconceito quando os fatos assim exigirem.
Do contrário é você contra a realidade. Não que não se possa viver assim, mas não costuma levar a muita coisa.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #30 Online: 20 de Dezembro de 2007, 18:31:24 »
E como não se tornar um fanático?

Lembrando que a ideologia é um meio e não um fim.

Lembrando quais SÃO os fins.
Não sei não... os fins de certa forma estão atrelados às ideologias, certo?
Algumas pretendem um "bem comum" coletivo, outras a promoção e a garantia das liberdades individuais até sobre o coletivo.
Concordo. As ideologias muitas vezes sugerem respostas práticas para determinados fins. Por isso que muitas vezes torna a discussão difícil, é como se ideologias diferentes fossem idiomas diferente.

E deixando os fatos falar mais alto do que as esperanças e ilusões.
Acho que isso é mais do que o suficiente. :ok:
Talvez deixar não apenas os fatos, mas as evidências falarem mais alto também
Lembrando que está usando a "ideologia" cética, o ceticismo científico. As evidências cientícas devem ser prioritárias para a escolha das ideologias. Acredito que ninguém duvide disso. Este é pelo menos um ponto em comum entre nós.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #31 Online: 20 de Dezembro de 2007, 18:35:20 »

[1]E isso não é fácil.

Claro, sem dúvida.
A questão não é agir totalmente sem preconceito, isso nem é razoável, mas saber abandonar ou pelo menos alterar algum preconceito quando os fatos assim exigirem.
Do contrário é você contra a realidade. Não que não se possa viver assim, mas não costuma levar a muita coisa.
O entendimento do que é realidade também está atrelado a certas ideologias. Porém numa área epistemológica, a parte mais difícil, pois são as ideologias filosóficas, por vezes o que justifica uma ideologia política, a visão de mundo de cada um.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!