Autor Tópico: Pessoas com 100 anos ou mais  (Lida 1866 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Pessoas com 100 anos ou mais
« Online: 21 de Dezembro de 2007, 22:47:10 »
Da Folha online:

População do Brasil chega a 183,9 milhões, revela IBGE

O Brasil tem atualmente 183,9 milhões de habitantes, confirmou nesta sexta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O dado faz parte da pesquisa Contagem da População, feita em 5.435 municípios do país e divulgada anteriormente de forma preliminar. O último Censo, de 2000, apontava que o país tinha cerca de 169,8 milhões de habitantes.

(...)

A contagem mostra que o Brasil tem 11.422 pessoas com 100 anos ou mais, das quais 7.950 são mulheres e 3.472 são homens.

A Bahia é o Estado com mais habitantes acima dos 100 anos (1.877). Desse total, 1.305 são mulheres e 572 são homens.

São Luís, capital do Maranhão, é o município com maior população acima dos 100 anos, com 144 pessoas nessa faixa etária. Natal (RN), com 118 pessoas, e Maceió, com 93, completam essa lista.

Alguém se habilita a explicar (ou especular  :)) a discrepância mulheres x homens, bem como a concentração nas regiões Norte e Nordeste, das pessoas com mais de 100 anos?  :?:
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
Re: Pessoas com 100 anos ou mais
« Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2007, 23:11:41 »
Comes pouco, muitas fé, trabalhas muito e bem-estar. :)

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2007, 23:34:23 »
os "véio" estão dominando o brasil vai começar a faltar a mão de obra jovem.. =X

Quem trabalha a vida toda no sol carregando saco de cimento é o homem isto explica discrepância.
Não deseje.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #3 Online: 21 de Dezembro de 2007, 23:53:24 »
Os negros foram selecionados durante a escravidão, e os efeitos ficam claros através dessa pesquisa.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2007, 00:11:15 »
Os negros foram selecionados durante a escravidão, e os efeitos ficam claros através dessa pesquisa.

:histeria:
Não deseje.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2007, 00:42:48 »
Natural que existam mais mulheres com idade maior ou igual a 100 anos, assumindo os vários e conhecidos fatores que fazem com que homens morram precocemente.

Já ao aspecto de existirem com maior freqüência no nordeste, é um caso a se estudar. Provavelmente[1], no nordeste, as pessoas usam menos automóveis e drogas (inclusive o uso simultâneo dos dois).
Podem ser observados índices altos de violência no nordeste, mas não sei se seria o suficiente pra equalizar "as baixas" com as de outros estados.

[1] - Deixando claro que estou somente especulando e tive preguiça de fazer uma pesquisa pra buscar fatos.

Atheist

• Visitante
« Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2007, 04:41:19 »
Da Folha online:

População do Brasil chega a 183,9 milhões, revela IBGE

O Brasil tem atualmente 183,9 milhões de habitantes, confirmou nesta sexta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O dado faz parte da pesquisa Contagem da População, feita em 5.435 municípios do país e divulgada anteriormente de forma preliminar. O último Censo, de 2000, apontava que o país tinha cerca de 169,8 milhões de habitantes.

(...)

A contagem mostra que o Brasil tem 11.422 pessoas com 100 anos ou mais, das quais 7.950 são mulheres e 3.472 são homens.

A Bahia é o Estado com mais habitantes acima dos 100 anos (1.877). Desse total, 1.305 são mulheres e 572 são homens.

São Luís, capital do Maranhão, é o município com maior população acima dos 100 anos, com 144 pessoas nessa faixa etária. Natal (RN), com 118 pessoas, e Maceió, com 93, completam essa lista.

Alguém se habilita a explicar (ou especular  :)) a discrepância mulheres x homens, bem como a concentração nas regiões Norte e Nordeste, das pessoas com mais de 100 anos?  :?:

Testosterona mata.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2007, 06:45:00 »
Cem anos... Fico imaginando o que uma pessoa com cem anos de idade já viu na vida...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2007, 11:47:11 »
Natural que existam mais mulheres com idade maior ou igual a 100 anos, assumindo os vários e conhecidos fatores que fazem com que homens morram precocemente.

Já ao aspecto de existirem com maior freqüência no nordeste, é um caso a se estudar. Provavelmente[1], no nordeste, as pessoas usam menos automóveis e drogas (inclusive o uso simultâneo dos dois).
Podem ser observados índices altos de violência no nordeste, mas não sei se seria o suficiente pra equalizar "as baixas" com as de outros estados.

[1] - Deixando claro que estou somente especulando e tive preguiça de fazer uma pesquisa pra buscar fatos.

:hein: Falando como nordestino (e pensando nos engarrafamentos que costumo pegar aqui em Fortaleza quase todo dia) acho que você está bastante equivocado. Meu próprio chute é o seguinte: o clima. Aqui nao há inverno (o que as pessoas costumam chamar de inverno é apenas a época das chuvas). Isso implica em menos doenças respiratórias, que costumam matar muitos idosos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Dezembro de 2007, 11:51:52 »
Cem anos... Fico imaginando o que uma pessoa com cem anos de idade já viu na vida...
Gripe espanhola, bonde a cavalo, o cometa de Halley, Santos Dumont, Revoluçao de 30, zeppelins, Guerra Civil Espanhola, Segunda Guerra Mundial, etc. etc. :hihi:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Dezembro de 2007, 12:01:03 »
Eu fico pensando em questões genéticas. Por exemplo:

Pesquisa avalia a osteoporose no semi-árido nordestino
21/10/2003

A necessidade de se definir o real impacto da osteoporose no meio nordestino brasileiro levou os médicos Ana Regina Ribeiro e Francisco Airton Castro da Rocha a pesquisarem a patologia em Sobral, entre julho de 1996 a junho de 2000.

A pesquisa verificou que a incidência de fraturas é maior em mulheres e na faixa-etária acima de 50 anos, como ocorre em outros países. Mas a incidência de fraturas do fêmur relacionadas à osteoporose é de quatro a dez vezes menor na região, proporcionalmente, que a observada em populações brancas européias.
(...)
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/7227

"Por quê?"

Chaves

Luz

• Visitante
« Resposta #11 Online: 22 de Dezembro de 2007, 12:03:16 »

É a Bahia de todos os santos e todos os pecados...  :D  em fevereiro eu vou! :clap: Ô que benção viver cem anos na Bahia...  :lol:

Eu acho que é TUDO: o clima, a cor, o astral, o sol, o carnaval, dendê, caruru, vatapá... aquilo é o paraíso!  :P

Acho que sou a única atéia (quero dizer, não sou atéia  :hihi:) do mundo que ama tudo isso...  ::)

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #12 Online: 22 de Dezembro de 2007, 12:05:11 »
Eu fico pensando em questões genéticas

Você esta querendo dizer que os nordestinos são uma raça superior ?
Não deseje.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Dezembro de 2007, 12:08:53 »

:susto:

Não há julgamento de valor no que se refere a questões genéticas.  :ok:
"Por quê?"

Chaves

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Dezembro de 2007, 12:10:13 »

E alguem ainda duvida? :lol:

Alan Watts

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #15 Online: 22 de Dezembro de 2007, 12:12:01 »
Deixa os skinheads de SP ficarem sabendo disto...
Não deseje.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Dezembro de 2007, 12:12:54 »

Nosso presidente é uma prova viva disso.  :histeria:
"Por quê?"

Chaves

Luz

• Visitante
« Resposta #17 Online: 22 de Dezembro de 2007, 12:22:43 »

Mineiro é bicho despeitado, mesmo...  <_<  só porque não tem praia!  :lol: Ô lugar que chove, inferno...  |(

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #18 Online: 22 de Dezembro de 2007, 12:23:44 »
Eu vejo da seguinte forma.

Na Europa eles têm dados estatísticos concretos. Se alguém quebra a perna por osteoporose, ele realmente quebrou a perna por osteoporose... existe uma cobertura muito grande.

No Nordeste Brasileiro eles têm uma meia dúzia de gemido aqui e ali e falta o necessário pra manutenção da saúde, que dira o supérfulo pra constatar um osso que mais parece uma pedra pomes... sem lembrar da pouca cobertura também.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Dezembro de 2007, 12:39:04 »

Mineiro é bicho despeitado, mesmo...  <_<  só porque não tem praia!  :lol: Ô lugar que chove, inferno...  |(

Você não perde por esperar. Nossos planos de anexação do litoral capixaba estão em estágio avançado.

Como bons mineiros, vamos gradualmente, ano a ano, adquirindo casas, apartamentos e lotes em todas as praias por lá.
Quando o "inimigo" se der conta, já teremos consolidado a conquista.  :biglol:
"Por quê?"

Chaves

Luz

• Visitante
« Resposta #20 Online: 22 de Dezembro de 2007, 12:43:33 »

Mineiro é bicho despeitado, mesmo...  <_<  só porque não tem praia!  :lol: Ô lugar que chove, inferno...  |(

Você não perde por esperar. Nossos planos de anexação do litoral capixaba estão em estágio avançado.

Como bons mineiros, vamos gradualmente, ano a ano, adquirindo casas, apartamentos e lotes em todas as praias por lá.
Quando o "inimigo" se der conta, já teremos consolidado a conquista.  :biglol:

:lol: Jà estamos anexando a Bahia também! Minas vai dominar o mundo litorâneo!!!  :histeria:  Viva nós!!! :clap:

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 22 de Dezembro de 2007, 14:18:50 »
Vocês já pararam para pensar que com o aumento da expectativa de vida as pessoas que antes recebeiam  a herança de seus pais, passam a receber mais tarde... depois mesmo de muitas até já terem se aposentado?

Um exemplo... antigamente, quando a expectativa de vida era de 50 anos, os herdeiros tinham, na média, 25 anos. Hoje, com a média em 70, 75 e em alguns casos até 80 anos, recebe-se a herança com 50~55 anos.

Não! Não é que eu seja preocupado com isto, minha situação está resolvida... mas fico pensando no quando isto muda o perfil da economia.

Alguém gostaria de comentar algo a este respeito?

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #22 Online: 22 de Dezembro de 2007, 14:34:30 »
Quando eu estiver com 50 anos não adianta mais receber herança já não poderei aproveitar.
Não deseje.

rizk

• Visitante
« Resposta #23 Online: 22 de Dezembro de 2007, 14:39:15 »
E no sul-sudeste as pessoas usam menos cachaça e peixeiras. Tirando São Paulo, naturalmente :lol:

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 22 de Dezembro de 2007, 15:07:22 »
E no sul-sudeste as pessoas usam menos cachaça e peixeiras. Tirando São Paulo, naturalmente :lol:

Bom, costumo freqüentar assiduamente o interiorzão de minas, e é nítido o consumo desembolado de cachaça, inclusive de minha parte.
Só não posso afirmar o uso de peixeiras.  :P

:hein: Falando como nordestino (e pensando nos engarrafamentos que costumo pegar aqui em Fortaleza quase todo dia) acho que você está bastante equivocado. Meu próprio chute é o seguinte: o clima. Aqui nao há inverno (o que as pessoas costumam chamar de inverno é apenas a época das chuvas). Isso implica em menos doenças respiratórias, que costumam matar muitos idosos.

Eu ia tentar propôr que não seriam os engarrafamentos o grande problema, mas sim quando se percorre distâncias maiores livremente.
Porém, achei mais uma evidência pra dar nó na cabeça[1]:

Norte e Nordeste têm o maior número de rodovias precárias do país, aponta pesquisa
Hugo Costa
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As regiões Norte e Nordeste têm as rodovias com o pior estado de conservação do país, segundo a Pesquisa Rodoviária 2007 da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada hoje (6), em Brasília. Os estados de Roraima e Maranhão receberam as piores avaliações.

A avaliação mostra que 46,8% das rodovias do Norte e 47,6% do Nordeste são consideradas ruins ou péssimas. A média nacional é de 33,1%. A malha viária avaliada como ótima, nessas regiões, é inferior a 3%.

Roraima é apontado como o estado com as rodovias mais inadequadas. Nenhum trecho no estado foi classificado como bom ou ótimo. Ao passo que 68,9% das pistas foram consideradas ruins ou péssimas. Entre os estados nordestinos, o destaque negativo é o Maranhão com 60,2% das vias com baixa avaliação.

O pior trecho viário do Brasil, de acordo com a CNT, é o que liga os municípios maranhenses de Açailândia e Miranda. Na região Norte, a pior avaliação está entre Araguaína, em Tocantins, e a divisa com o Piauí. As duas vias são consideradas ruins e possuem graves defeitos no asfalto e na sinalização.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/11/07/materia.2007-11-07.1264697716/view

[1] - Lembrando que isso de nada vale, sem informações sobre tráfego e ocorrência de acidentes. Talvez, até pelas estradas serem danificadas, os motoristas dirijam mais devagar e cautelosamente.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2007, 15:21:22 por Johnny Cash »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!