Tim Maia no auge da sua loucura passou a defender uma "ideologia", a tal da Cultura racional, onde o Universo em desencanto seria explicaria a origem do mundo.
As letras, que divulgavam a filosofia "Racional", são confusas e bizarras, mas passam desapercebidas diante do talento musical de Tim, que se encontrava no auge. Pode-se ouvir funk e soul de primeira qualidade em faixas como Imunização Racional (Que Beleza) (gravada por Gal Costa no disco Aquele Frevo Axé, de 1998), Rational Culture (sampleada por D2 na música Fazendo Efeito, do seu disco solo, Eu Tiro É Onda, também de 98), Bom Senso, You Don’t Know What I Know, (todas do Volume 1), Quer Queira Quer Não Queira e Que Legal, do Volume 2.
Não se sabe muito por que uma figura como Tim Maia, que sempre alimentou a fama de polêmico e rebelde, saiu por aí cantando coisas do tipo "Já não dependo das loucuras/ Já encontrei o que fazer/ Agora sei outra verdade/ Estou vivendo com prazer/ De viver" (trechos da faixa Paz Interior). Durante sua fase messiânica, que durou cerca de seis meses, Tim deixou de usar drogas, teve um filho (Carmelo Maia), mas percebeu que não iria tão cedo trocar figurinha com seres de outros planetas, que era o seu grande objetivo ao entrar para a seita.
Alguem aqui ja ouviu o Disco ?
Recomendo, mas para ouvir desprovido de julgamentos literários!
E hoje andando pelo centro de São Paulo, vi um tiozinho com panfletos da Imunização racional. Panfletos, livros, cartazes e ele explicava para quem se aproximasse.
Eu tive uma enorme vontade de ir falar com ele. Imagino porque adoro o disco e sou fã, mas será que eu estou buscando alguma resposta ?