Autor Tópico: Meu 1º Tópico: O Universo racional de Tim Maia  (Lida 1613 vezes)

Offline RoniSyze

• Nível 01
  • *
Meu 1º Tópico: O Universo racional de Tim Maia
« Online: 22 de Dezembro de 2007, 19:42:27 »
Tim Maia no auge da sua loucura passou a defender uma "ideologia", a tal da Cultura racional, onde o Universo em desencanto seria explicaria a origem do mundo.

As letras, que divulgavam a filosofia "Racional", são confusas e bizarras, mas passam desapercebidas diante do talento musical de Tim, que se encontrava no auge. Pode-se ouvir funk e soul de primeira qualidade em faixas como Imunização Racional (Que Beleza) (gravada por Gal Costa no disco Aquele Frevo Axé, de 1998), Rational Culture (sampleada por D2 na música Fazendo Efeito, do seu disco solo, Eu Tiro É Onda, também de 98), Bom Senso, You Don’t Know What I Know, (todas do Volume 1), Quer Queira Quer Não Queira e Que Legal, do Volume 2.

Não se sabe muito por que uma figura como Tim Maia, que sempre alimentou a fama de polêmico e rebelde, saiu por aí cantando coisas do tipo "Já não dependo das loucuras/ Já encontrei o que fazer/ Agora sei outra verdade/ Estou vivendo com prazer/ De viver" (trechos da faixa Paz Interior). Durante sua fase messiânica, que durou cerca de seis meses, Tim deixou de usar drogas, teve um filho (Carmelo Maia), mas percebeu que não iria tão cedo trocar figurinha com seres de outros planetas, que era o seu grande objetivo ao entrar para a seita.

Alguem aqui ja ouviu o Disco ?
Recomendo, mas para ouvir desprovido de julgamentos literários!

E hoje andando pelo centro de São Paulo, vi um tiozinho com panfletos da Imunização racional. Panfletos, livros, cartazes e ele explicava para quem se aproximasse.
Eu tive uma enorme vontade de ir falar com ele. Imagino porque adoro o disco e sou fã, mas será que eu estou buscando alguma resposta ?
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2007, 19:47:36 por RoniSyze »
We found you hiding we found you lying Choking on the dirt and sand, Your former glories and all the stories, Dragged and washed with eager hands, But oh your city lies in dust, my friend

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
Re: Meu 1º Tópico: O Universo racional de Tim Maia
« Resposta #1 Online: 22 de Dezembro de 2007, 23:24:56 »
Drogas...
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Raphael

• Contas Excluídas
  • Nível 37
  • *
  • Neo-anarquista, livre-pensador, utópico.
    • Orkut
« Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2007, 03:07:24 »
Drogas...

:lol:

Que horror....

Não Roni, nunca gostei de escutar músicas do Tim, mas me interessei sobre o assunto. Explica mais aí. :ok:
"I’ve got an F and a C and I got a K too, and the only thing missing is a bitch like U"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 23 de Dezembro de 2007, 08:12:17 »
Esses dias passou um grupo de umas 200 pessoas aqui na rua... todo mundo com camiseta branca e andando com um olhar meio zorumbático no rosto...

Deu um meeeeeedo... :medo:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 23 de Dezembro de 2007, 08:21:30 »
Lá li alguns livros da Cultura Racional, mas são péssimos, foi uma fase que eu não estava legal também.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 23 de Dezembro de 2007, 15:47:09 »
Que coisa.  Eu estou aqui em frente ao Shopping Light, onde vim baixar as fotos de ontem, e acabei de tirar fotos do pessoal da Cultura Racional em frente ao Teatro Municipal...

Será um sinal? :)

P.S.: Provavelmente sim.  Sinal de que eu gosto do centro da cidade e a Cultura Racional também.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2007, 23:41:36 »
Aqui no Rio o pessoal do Universo em Desencanto bate ponto todo fim de tarde no sinal da Evaristo da Veiga , na Cinelândia , em frente ao Teatro Municipal.
Achei que , como os Hare Krishna , estivessem ameaçados de extinção ( consta que o IBAMA tinha um projeto de preservação do grupo) :hihi:

Agora falando sério: a fase racional do Tim gerou dois LP´s ( Racional I e II) que viraram raridade já ele recusou que fizessem novas gravações das músicas após ter saído do Universo.Foi uma fase totalmente dogmática e fanática do Tim , mas como ele parou de beber e cheirar durante esse tempo a voz dele estava uma beleza! É possivel baixar os discos pelo E-mule , mas já foi lançado um CD do Racional I.
Por sinal no início dos anos 70 a fase mística estava em voga na MPB: Jorge Ben ( sem o Jor) lançou Tábua de Esmeralda , com a faixa Os Alquimistas Estão Chegando , e Raul Seixas em plena trip na doutrina de Aleister Crowley junto com Paulo Coelho.

Vale a pena conferir este ótimo clip  de Imunização Racional em animação:http://www.youtube.com/watch?v=8uUfaaNq1qQ
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 24 de Dezembro de 2007, 13:30:40 »
Que crença mais... curiosa.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #8 Online: 08 de Janeiro de 2008, 16:56:39 »
Eu li o livro do Nelson Motta (que recomendo): O som e a fúria de Tim Maia, onde um capítulo é dedicado a essa exótica conversão do TM ao Universo em Desencanto. É curioso que TM abandonou essa seita atirando forte no tal Manoel Jacintho, acusando-o de transar com fiéis e coisas do gênero... Por falar nisso, recomendo também "Os Sertões": quem entender Antônio Conselheiro vai entender INRI Cristo, Manoel Jacintho, Waldo Vieira, Tia Neiva, Gasparetto, etc. etc.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #9 Online: 08 de Janeiro de 2008, 18:09:40 »
Uma coisa é certa: a "Cultura Racional" ganhou muita grana em cima do Tim Maia... ::)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!