Autor Tópico: Entender economia e política na escola...  (Lida 666 vezes)

Narkus

• Visitante
Entender economia e política na escola...
« Online: 24 de Dezembro de 2007, 22:58:42 »
Bom...

Quando criança eu sempre fazia algumas perguntas bem ingênuas do tipo "porque não fabricam mais dinheiro pra distribuir aos pobres"?
Claro que hoje em dia eu sei que fabricar papel moeda está muito longe de ser uma solução para a pobreza, pois a inflação trataria de estabelecer boa parte do valor do dinheiro.

Mas tem muitas coisas que a maioria de nós não sabemos...
Eu não acredito que o processo geral da economia seja tão complicado ao ponto de ser impossível de se resumir como ela funciona.

Eu me lembro que quando criança os adultos tinham uma dificuldade enorme para explicar, por exemplo, porque que existe imposto de renda, 13º salário... Impostos todo mundo sabe que é uma anuidade que pagamos aos serviços (ou deserviços) do governo para com a população (hospitais, estradas, transações bancárias etc.). Mas, por exemplo, pra quê que serve o 13º salário? Não seria mais útil e menos burocrático simplesmente aumentar um pouco mais os outros salários (1/13 a mais)? Será que o povo brasileiro precisa deste "recurso" para não exceder gastos?

Os políticos ficam defendendo a causa dos aposentados, mas... Será que boa parte do rombo na previdência não se deve ao fato de que estes aposentados estão custando mais à nação do que eles mesmos produziram em sua época de trabalhadores? É aquele cálculo óbvio de uma pessoa que passa 25 anos produzindo (dos 20 até os 45, por exemplo) e passa mais de 25 consumindo dinheiro com aposentadoria (a expectativa média de vida aumentou para 70 e poucos anos, o que significa que muitos dos 45 até os 70 anos ficam "mamando").

Será mesmo que os alunos de 2º grau realmente estão aprendendo sobre isso?
Eu me lembro que nos tempos de colegial era extremamente chato estudar sobre isso pois eram necessários muitas leituras...

Por que o ensino não melhora os seus métodos para que as pessoas entendam essas coisas "óbvias"?
Eu tenho certeza que tudo isso poderia ser explicado na forma de gráficos e não apenas de textos entediantes.
Porque pra mim isso são princípios óbvios e qualquer miserável que tenha acesso a uma instrução decente (não estes textos complicados que tem por aí) entenderiam.

Por que também não aprendemos os significados de alguns termos de "economês"?
Deveriam criar um dicionário de economês e politiquês...
Eu lembro que eu sempre esquecia os significados e acabava desistindo de ficar tentando entender os "porquês" e apenas decorava pra ir "bem" na prova.

Narkus

• Visitante
Re: Entender economia e política na escola...
« Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2007, 23:02:12 »
Outra coisa que eu fico extremamente irritado...

A gente ouve um monte de coisa na tv sobre economistas falando sobre queda e alta do dólar, inflação e blá blá blá e o povão só viajando...

Tudo tem um "porquê" não tem?

Por que é tão difícil explicar economia?
Será que não é possível alguém elaborar algum gráfico que explique todo o processo da economia?

importação, exportação, inflação, impostos, dívidas, lucros etc...

Economia é pura matemática e lógica (pelo menos o que eu chamo de "processo da economia"). Por que tem que ser algo tão "místico" que ninguém quase entende?

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2007, 23:19:44 »
Outra coisa que eu fico extremamente irritado...

A gente ouve um monte de coisa na tv sobre economistas falando sobre queda e alta do dólar, inflação e blá blá blá e o povão só viajando...

Tudo tem um "porquê" não tem?

Por que é tão difícil explicar economia?
Será que não é possível alguém elaborar algum gráfico que explique todo o processo da economia?

importação, exportação, inflação, impostos, dívidas, lucros etc...

Economia é pura matemática e lógica (pelo menos o que eu chamo de "processo da economia"). Por que tem que ser algo tão "místico" que ninguém quase entende?
Porque você está lidando com fatores humanos (ex: você não tem como saber qual será o consumo exato de um determinado produto), e naturais (ex: não há como prever uma seca ou outros fenômenos meteorológicos)

Mas concordo que deveriam ser ensinadas essas coisas sim.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Narkus

• Visitante
« Resposta #3 Online: 24 de Dezembro de 2007, 23:30:45 »
Sim, essas "causalidades" são aleatórias, mas o processo é o mesmo.

Não to querendo que sejamos capazes de prever tudo, mas pelo menos conhecermos melhor como que funciona a economia.

Tipo...

Uma coisa que só fui aprender mais tarde é sobre os juros (alias, apenas o conceito).
O ato de emprestar dinheiro é um serviço, e os juros é basicamente o pagamento por este "serviço".

O que estou reclamando é dessa falta de informação e didática sobre o processo da economia.

Quando criança você já é capaz de aprender muitas coisas.
Se você quando criança já sabe o que é lucro, dívida, desperdício etc, é muito bem capaz de entender outros beabás da economia. O que falta é desmistificar os termos em "economês" e explicar o significado lógico (e óbvio) sobre os termos.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 25 de Dezembro de 2007, 02:51:26 »
A ideologia é algo que domina nas controvérisas econômicas, com fundos políticos. Eu mesmo não concordo com certas obviedades apontadas, considerando um equívoco teórico.

Exemplo disso é o que o governo tentou colocar nas escolas, um ensinamento político e econômico de cunho ideológico. De acordo com a ideologia de cada indivíduo ou grupo, isso é avaliado como errado ou como correto. E o natural de cada ideologia é se ver como a verdade, sendo as idéias contrárias como equivocadas, como no meu caso em relação as suas idéias.

Sem esquecer que economia é uma ciência humana e não exata.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2007, 02:53:38 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Narkus

• Visitante
« Resposta #5 Online: 25 de Dezembro de 2007, 04:13:40 »
A ideologia é algo que domina nas controvérisas econômicas, com fundos políticos. Eu mesmo não concordo com certas obviedades apontadas, considerando um equívoco teórico.

Exemplo disso é o que o governo tentou colocar nas escolas, um ensinamento político e econômico de cunho ideológico. De acordo com a ideologia de cada indivíduo ou grupo, isso é avaliado como errado ou como correto. E o natural de cada ideologia é se ver como a verdade, sendo as idéias contrárias como equivocadas, como no meu caso em relação as suas idéias.

Mas eu estou falando é das variáveis envolvidas...

Ou seja... Seja uma ideologia de livre comércio, ou isolada o que seja, as variáveis envolvidas não mudam.

Tem lugares que o governo impõe altas taxas de impostos sobre produtos que possam concorrer de forma covarde com produtos nacionais. O fazem com o intuito de evitar que as indústrias nacionais de tal produto quebrem, talvez para ter mais independência de comércio (pois o país dependeria exclusivamente de determinado produto ser importado) ou evitar o desemprego. Mas a consequencia desta medida é o encarecimento dos produtos. Tudo isso depende do que se quer... Produtos mais baratos ou mais independência comercial?

Conceitos como este que mencionei no parágrafo acima envolvem bastante conhecimento, mas tendo uma "base" dos conceitos de economia fica muito mais fácil compreender tais políticas. O povo simplesmente viaja e dificilmente sabem porque estão pagando mais caro por seus produtos, ou por que uma determinada indústria fecha ou paga baixos salários a seus funcionários etc.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 25 de Dezembro de 2007, 04:32:08 »

Mas eu estou falando é das variáveis envolvidas...

Ou seja... Seja uma ideologia de livre comércio, ou isolada o que seja, as variáveis envolvidas não mudam.

Tem lugares que o governo impõe altas taxas de impostos sobre produtos que possam concorrer de forma covarde com produtos nacionais. O fazem com o intuito de evitar que as indústrias nacionais de tal produto quebrem, talvez para ter mais independência de comércio (pois o país dependeria exclusivamente de determinado produto ser importado) ou evitar o desemprego. Mas a consequencia desta medida é o encarecimento dos produtos. Tudo isso depende do que se quer... Produtos mais baratos ou mais independência comercial?

Conceitos como este que mencionei no parágrafo acima envolvem bastante conhecimento, mas tendo uma "base" dos conceitos de economia fica muito mais fácil compreender tais políticas. O povo simplesmente viaja e dificilmente sabem porque estão pagando mais caro por seus produtos, ou por que uma determinada indústria fecha ou paga baixos salários a seus funcionários etc.
As variáveis mudam sim, conforme a ideologia. Mudam radicalmente aliás. Exemplo disso são os impostos no Brasil, que compõe uma ideologia de estado diferente da neoliberal, que está mais de acordo com a que está abordando. Portanto, essa lógica e exatidão são válidas dentro de um contexto teórico. E que não é o contexto teórico atual, além de que as escolas são subordinadas ao estado também. Talvez as escolas particulares tenham maior liberdade de mostrar um pensamento livre da ideologia dominante do governo.

Mas daí temos os vestibulares, que são na sua maioria públicos, que apesar da autonomia universitária, recebem verbas governamentais. Não sei até que ponto existe influência ideológica, mas o ensino médio é voltado ao vestibular, que me parece exige um certo conhecimento em economia. Mas estou por fora.  :?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Narkus

• Visitante
« Resposta #7 Online: 25 de Dezembro de 2007, 04:51:30 »
Adriano...

Quando falo de variáveis estou falando de conceitos como juros, impostos, dívidas, investimentos, lucros, despesas, importação, exportação, empréstimos... Estou falando no significado destes termos, não seus respectivos valores ou importância em alguma determinada ideologia política.

Não sei se você está me entendendo...

Não importa se uma ideologia prega que é mais válido acumular algumas dívidas para investir em algo grande ou se é válido economizar, evitando as dívidas a qualquer custo. O que vale é saber o que é dívida!

Um país que adota a política de isolamento comercial pode até excluir as palavras "importação" e "exportação" de seu vocabulário econômico, mas os conceitos de juros sobre dívidas e empréstimos, por exemplo, continuam a valer mesmo que apenas internamente. O conceito de investimento também continuará a existir (embora apenas em âmbitos internos) etc.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #8 Online: 25 de Dezembro de 2007, 05:00:28 »
Correto. Tem os conceitos fundamentais de economia, e que são imporantes para entender o mundo em que vivemos, que é cada vez mais invadido por termos econômicos na mídia. É mesmo muito importante na educação, até acredito que em algum grau esteja inserido no conteúdo programático, em algumas matérias, como geografia, história e sociologia (?). A proposta de uma matéria exclusiva é interessante, passa muitos conceitos de ciência, mas talvez seja de uma complexidade para um curso superior mesmo. Algo a se pensar.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 25 de Dezembro de 2007, 08:44:44 »
Uma (só uma) aula de economia que tive no meu 1º período da faculdade mudou pra todo o sempre e pra melhor a forma como vejo e gasto meu dinheiro...

Devia ser obrigatório no Ens. Médio... algo semelhante à Economia Doméstica que os americanos possuem...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!